Comunicação em MOOC: estratégias e recursos comunicacionais adotados em cursos MOOC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fábio José de Castro e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15903
Resumo: A comunicação é essencial para a vida em sociedade. Na atualidade, com o desenvolvimento de novas formas e possibilidades tecnológicas a comunicação se faz presente também no âmbito educacional utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para atender às exigências sociais e educativas. No caso da educação on-line, os MOOC – Massive Open Online Courses, vêm ganhando destaque e constituem um modelo recente de educação e formação, com a possibilidade de democratização e acesso ao conhecimento e à informação, disponível a um número cada vez maior de pessoas. Neste sentido, o objetivo deste estudo é o de analisar as estratégias e recursos comunicacionais utilizados em cursos MOOC, visando elaborar diretrizes a ter em conta na construção de um curso desta natureza. Para tal, optou-se por uma investigação qualitativa, de natureza exploratória-descritiva, em que a revisão bibliográfica e a construção e aplicação de um modelo de análise dos recursos e estratégias comunicacionais utilizados nos cursos ofertados em plataformas MOOC, integram a metodologia do estudo. Como principais resultados destacamos que os vídeos e fóruns são os recursos mais utilizados nos cursos analisados, observando-se uma tendência de práticas mais empiristas e tradicionais, há pouca utilização de recursos lúdicos e uma ausência do uso de redes sociais como recurso comunicacional. Para além disso, não é utilizada a avaliação dos cursos pelos alunos e predominam as estratégias avaliativas de escolha múltipla. Visando compartilhar as experiências e reflexões advindas desta pesquisa, são apresentadas, ao final, recomendações que podem contribuir para a elaboração de cursos MOOC.
id RCAP_ce66c7d5615ee43766f5a25d5b49d4d0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15903
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação em MOOC: estratégias e recursos comunicacionais adotados em cursos MOOCComunicação multimédiaEstratégias de comunicação - EnsinoTecnologia da informação - EducaçãoSociedade da informaçãoA comunicação é essencial para a vida em sociedade. Na atualidade, com o desenvolvimento de novas formas e possibilidades tecnológicas a comunicação se faz presente também no âmbito educacional utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para atender às exigências sociais e educativas. No caso da educação on-line, os MOOC – Massive Open Online Courses, vêm ganhando destaque e constituem um modelo recente de educação e formação, com a possibilidade de democratização e acesso ao conhecimento e à informação, disponível a um número cada vez maior de pessoas. Neste sentido, o objetivo deste estudo é o de analisar as estratégias e recursos comunicacionais utilizados em cursos MOOC, visando elaborar diretrizes a ter em conta na construção de um curso desta natureza. Para tal, optou-se por uma investigação qualitativa, de natureza exploratória-descritiva, em que a revisão bibliográfica e a construção e aplicação de um modelo de análise dos recursos e estratégias comunicacionais utilizados nos cursos ofertados em plataformas MOOC, integram a metodologia do estudo. Como principais resultados destacamos que os vídeos e fóruns são os recursos mais utilizados nos cursos analisados, observando-se uma tendência de práticas mais empiristas e tradicionais, há pouca utilização de recursos lúdicos e uma ausência do uso de redes sociais como recurso comunicacional. Para além disso, não é utilizada a avaliação dos cursos pelos alunos e predominam as estratégias avaliativas de escolha múltipla. Visando compartilhar as experiências e reflexões advindas desta pesquisa, são apresentadas, ao final, recomendações que podem contribuir para a elaboração de cursos MOOC.Communication is essential for life in society. Today, with the development of new forms and technological possibilities communication is also present in the education sector using Information Technology and Communication (ICT) to meet social and educational requirements. In the case of online education the MOOC - Massive Open Online Courses, have gained prominence and are a recent model of education and training, with the possibility of democratization and access to knowledge and information available a growing number of people. In this sense, the objective of this study is to analyze the strategies and communication resources used in MOOC, aiming to develop guidelines to consider when building a course. To this end, we opted for a qualitative research, exploratory and descriptive nature, in which the literature review, the construction and application of a resource analysis model and communication strategies used in the courses offered in MOOC platforms, are part of the methodology of the study. The main results point out that the videos and forums are the most used in the analyzed courses resources, there is a trend of more empiricist and traditional practices underlying the design of these courses, there is little use of recreational resources and the absence of the use of social networks as communication resource is not utilized the evaluation of courses by students and dominate the evaluative strategies for multiple choice. Aiming at sharing experiences and reflections arising from this research are presented at the end, recommendations that may contribute to the development of MOOC.Universidade de Aveiro2016-07-14T09:44:37Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15903TID:201574306porLima, Fábio José de Castro einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:29:32Zoai:ria.ua.pt:10773/15903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:10.564056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação em MOOC: estratégias e recursos comunicacionais adotados em cursos MOOC
title Comunicação em MOOC: estratégias e recursos comunicacionais adotados em cursos MOOC
spellingShingle Comunicação em MOOC: estratégias e recursos comunicacionais adotados em cursos MOOC
Lima, Fábio José de Castro e
Comunicação multimédia
Estratégias de comunicação - Ensino
Tecnologia da informação - Educação
Sociedade da informação
title_short Comunicação em MOOC: estratégias e recursos comunicacionais adotados em cursos MOOC
title_full Comunicação em MOOC: estratégias e recursos comunicacionais adotados em cursos MOOC
title_fullStr Comunicação em MOOC: estratégias e recursos comunicacionais adotados em cursos MOOC
title_full_unstemmed Comunicação em MOOC: estratégias e recursos comunicacionais adotados em cursos MOOC
title_sort Comunicação em MOOC: estratégias e recursos comunicacionais adotados em cursos MOOC
author Lima, Fábio José de Castro e
author_facet Lima, Fábio José de Castro e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fábio José de Castro e
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Estratégias de comunicação - Ensino
Tecnologia da informação - Educação
Sociedade da informação
topic Comunicação multimédia
Estratégias de comunicação - Ensino
Tecnologia da informação - Educação
Sociedade da informação
description A comunicação é essencial para a vida em sociedade. Na atualidade, com o desenvolvimento de novas formas e possibilidades tecnológicas a comunicação se faz presente também no âmbito educacional utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para atender às exigências sociais e educativas. No caso da educação on-line, os MOOC – Massive Open Online Courses, vêm ganhando destaque e constituem um modelo recente de educação e formação, com a possibilidade de democratização e acesso ao conhecimento e à informação, disponível a um número cada vez maior de pessoas. Neste sentido, o objetivo deste estudo é o de analisar as estratégias e recursos comunicacionais utilizados em cursos MOOC, visando elaborar diretrizes a ter em conta na construção de um curso desta natureza. Para tal, optou-se por uma investigação qualitativa, de natureza exploratória-descritiva, em que a revisão bibliográfica e a construção e aplicação de um modelo de análise dos recursos e estratégias comunicacionais utilizados nos cursos ofertados em plataformas MOOC, integram a metodologia do estudo. Como principais resultados destacamos que os vídeos e fóruns são os recursos mais utilizados nos cursos analisados, observando-se uma tendência de práticas mais empiristas e tradicionais, há pouca utilização de recursos lúdicos e uma ausência do uso de redes sociais como recurso comunicacional. Para além disso, não é utilizada a avaliação dos cursos pelos alunos e predominam as estratégias avaliativas de escolha múltipla. Visando compartilhar as experiências e reflexões advindas desta pesquisa, são apresentadas, ao final, recomendações que podem contribuir para a elaboração de cursos MOOC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-07-14T09:44:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15903
TID:201574306
url http://hdl.handle.net/10773/15903
identifier_str_mv TID:201574306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137561060311040