Programa primeiros socorros psicológicos para heróis : da prevenção do comportamento bystander à promoção da empatia em crianças do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36900 |
Resumo: | O programa ‘Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis’ tem como objetivo principal a prevenção do comportamento bystander e a promoção de comportamentos proativos e pró-sociais em situações de crise e emergência. Relativamente ao objetivo desta investigação, pretende-se avaliar a eficácia deste programa no que diz respeito à promoção de empatia. A amostra do estudo está composta por 142 crianças, de ambos os sexos a frequentar o quarto ano do 1º ciclo do ensino básico. Para a recolha de dados foi aplicada da Escala de Avaliação da Empatia (Veiga & Santos, 2011), antes (pré-teste) e após (pós-teste) o programa. Foi também administrado um teste de conhecimentos acerca dos conteúdos do programa. Os resultados obtidos demonstram que as crianças desta faixa etária têm um nível de empatia afetiva superior em relação à empatia cognitiva. Além disso, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre as pontuações obtidas nas escalas de empatia afetiva e cognitiva antes e após a intervenção, exeto em dois itens da empatia cognitiva. Além do mais, não foram observadas diferenças significativas da empatia afetiva e cognitiva em função do género. No que concerne ao teste de conhecimentos, evidenciamos diferenças significativas em função do género; concretamente as raparigas, obtiveram médias superiores às dos rapazes. |
id |
RCAP_811e3b7676b138348e504788f5091add |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36900 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa primeiros socorros psicológicos para heróis : da prevenção do comportamento bystander à promoção da empatia em crianças do 1º cicloPrimeiros socorros psicológicosHeroísmoEmpatia afetivaEmpatia cognitivaPsychological first aidHeroismHeroic imagination projectAffective empathyCognitive empathyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO programa ‘Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis’ tem como objetivo principal a prevenção do comportamento bystander e a promoção de comportamentos proativos e pró-sociais em situações de crise e emergência. Relativamente ao objetivo desta investigação, pretende-se avaliar a eficácia deste programa no que diz respeito à promoção de empatia. A amostra do estudo está composta por 142 crianças, de ambos os sexos a frequentar o quarto ano do 1º ciclo do ensino básico. Para a recolha de dados foi aplicada da Escala de Avaliação da Empatia (Veiga & Santos, 2011), antes (pré-teste) e após (pós-teste) o programa. Foi também administrado um teste de conhecimentos acerca dos conteúdos do programa. Os resultados obtidos demonstram que as crianças desta faixa etária têm um nível de empatia afetiva superior em relação à empatia cognitiva. Além disso, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre as pontuações obtidas nas escalas de empatia afetiva e cognitiva antes e após a intervenção, exeto em dois itens da empatia cognitiva. Além do mais, não foram observadas diferenças significativas da empatia afetiva e cognitiva em função do género. No que concerne ao teste de conhecimentos, evidenciamos diferenças significativas em função do género; concretamente as raparigas, obtiveram médias superiores às dos rapazes.The 'Psychological First Aid for Heroes' program has as its main objective the prevention of bystander behaviour and the promotion of proactive and pro-social behaviours in crisis and emergency situations. Regarding the aim of this research, it is intended to evaluate the effectiveness of this programme with regard to the promotion of empathy. The study sample is composed of 142 children of both sexes attending the fourth year of primary school. For data collection, the Empathy Evaluation Scale (Veiga & Santos, 2011) was applied before (pre-test) and after (post-test) the program. In addition, a test on the knowledge about the program contents was administered. The results obtained demonstrate that children in this age group have a higher level of affective empathy than cognitive empathy. Furthermore, there were no statistically significant differences between the scores obtained on the affective and cognitive empathy scales before and after the intervention, except for two items of cognitive empathy. Furthermore, no significant gender differences in affective and cognitive empathy were observed. With regard to the knowledge test, we found significant differences in terms of gender; girls, in particular, had higher averages than boys.Barbosa, Mariana ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVaz, Sílvia Gonçalves2022-03-07T12:20:33Z2021-11-292021-112021-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36900TID:202894878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:00.224902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa primeiros socorros psicológicos para heróis : da prevenção do comportamento bystander à promoção da empatia em crianças do 1º ciclo |
title |
Programa primeiros socorros psicológicos para heróis : da prevenção do comportamento bystander à promoção da empatia em crianças do 1º ciclo |
spellingShingle |
Programa primeiros socorros psicológicos para heróis : da prevenção do comportamento bystander à promoção da empatia em crianças do 1º ciclo Vaz, Sílvia Gonçalves Primeiros socorros psicológicos Heroísmo Empatia afetiva Empatia cognitiva Psychological first aid Heroism Heroic imagination project Affective empathy Cognitive empathy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Programa primeiros socorros psicológicos para heróis : da prevenção do comportamento bystander à promoção da empatia em crianças do 1º ciclo |
title_full |
Programa primeiros socorros psicológicos para heróis : da prevenção do comportamento bystander à promoção da empatia em crianças do 1º ciclo |
title_fullStr |
Programa primeiros socorros psicológicos para heróis : da prevenção do comportamento bystander à promoção da empatia em crianças do 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
Programa primeiros socorros psicológicos para heróis : da prevenção do comportamento bystander à promoção da empatia em crianças do 1º ciclo |
title_sort |
Programa primeiros socorros psicológicos para heróis : da prevenção do comportamento bystander à promoção da empatia em crianças do 1º ciclo |
author |
Vaz, Sílvia Gonçalves |
author_facet |
Vaz, Sílvia Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Mariana Reis Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Sílvia Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeiros socorros psicológicos Heroísmo Empatia afetiva Empatia cognitiva Psychological first aid Heroism Heroic imagination project Affective empathy Cognitive empathy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Primeiros socorros psicológicos Heroísmo Empatia afetiva Empatia cognitiva Psychological first aid Heroism Heroic imagination project Affective empathy Cognitive empathy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
O programa ‘Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis’ tem como objetivo principal a prevenção do comportamento bystander e a promoção de comportamentos proativos e pró-sociais em situações de crise e emergência. Relativamente ao objetivo desta investigação, pretende-se avaliar a eficácia deste programa no que diz respeito à promoção de empatia. A amostra do estudo está composta por 142 crianças, de ambos os sexos a frequentar o quarto ano do 1º ciclo do ensino básico. Para a recolha de dados foi aplicada da Escala de Avaliação da Empatia (Veiga & Santos, 2011), antes (pré-teste) e após (pós-teste) o programa. Foi também administrado um teste de conhecimentos acerca dos conteúdos do programa. Os resultados obtidos demonstram que as crianças desta faixa etária têm um nível de empatia afetiva superior em relação à empatia cognitiva. Além disso, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre as pontuações obtidas nas escalas de empatia afetiva e cognitiva antes e após a intervenção, exeto em dois itens da empatia cognitiva. Além do mais, não foram observadas diferenças significativas da empatia afetiva e cognitiva em função do género. No que concerne ao teste de conhecimentos, evidenciamos diferenças significativas em função do género; concretamente as raparigas, obtiveram médias superiores às dos rapazes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-29 2021-11 2021-11-29T00:00:00Z 2022-03-07T12:20:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/36900 TID:202894878 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/36900 |
identifier_str_mv |
TID:202894878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132021478391808 |