Primeiros socorros psicológicos para heróis : um estudo piloto com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rüffer, Natacha Reina da Costa e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34972
Resumo: O programa ‘Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis’ visa a prevenção do comportamento bystander e a promoção de respostas de ajuda eficazes em situações de crise e emergência. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar a eficácia deste programa no que concerne à promoção de empatia em crianças do 1º ciclo (4º de escolaridade). Para tal, recorreu-se à recolha de dados através da aplicação da Escala de Avaliação da Empatia (Veiga & Santos, 2011). Os resultados deste estudo sugerem que crianças desta faixa etária têm um nível de empatia afetiva superior em relação à empatia cognitiva e que o género não tem efeito significativo sobre a empatia (cognitiva e afetiva). Por fim, no que concerne à eficácia do programa “Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis”, é possível inferir com o presente estudo que contribuímos para a promoção do comportamento heroico, uma vez que o programa “Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis” teve um impacto significativo na empatia cognitiva e a literatura sobre heroísmo demonstra que a empatia cognitiva está no cerne do comportamento heroico (Allison et al., 2016).
id RCAP_8a5b9e51e21e4e3052ed088773c02b6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Primeiros socorros psicológicos para heróis : um estudo piloto com criançasPrimeiros socorros psicológicosHeroísmoEmpatia afetivaEmpatia cognitivaPsychological first aidHeroismHeroic Imagination projectAffective empathyCognitive empathyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO programa ‘Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis’ visa a prevenção do comportamento bystander e a promoção de respostas de ajuda eficazes em situações de crise e emergência. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar a eficácia deste programa no que concerne à promoção de empatia em crianças do 1º ciclo (4º de escolaridade). Para tal, recorreu-se à recolha de dados através da aplicação da Escala de Avaliação da Empatia (Veiga & Santos, 2011). Os resultados deste estudo sugerem que crianças desta faixa etária têm um nível de empatia afetiva superior em relação à empatia cognitiva e que o género não tem efeito significativo sobre a empatia (cognitiva e afetiva). Por fim, no que concerne à eficácia do programa “Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis”, é possível inferir com o presente estudo que contribuímos para a promoção do comportamento heroico, uma vez que o programa “Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis” teve um impacto significativo na empatia cognitiva e a literatura sobre heroísmo demonstra que a empatia cognitiva está no cerne do comportamento heroico (Allison et al., 2016).The ‘Psychological First Aid for Heroes’ program aims to prevent bystander behavior and promote effective relief responses in crisis and emergency situations. The present study has as general objective to evaluate the effectiveness of this program regarding the promotion of empathy in primary children (Year 4). For this, we resorted to data collection through the application of the Empathy Assessment Scale (Veiga & Santos, 2011). The results of this study suggest that children in this age group have a higher level of affective empathy than cognitive empathy and that gender has no significant effect on empathy (cognitive and affective). Finally, regarding the effectiveness of the “Psychological First Aid for Heroes” program, it is possible to infer from this study that we have contributed to the promotion of heroic behavior, since the “Psychological First Aid for Heroes” program had a significant impact on cognitive empathy and the heroism literature indicates that cognitive empathy is at the heart of heroic behavior (Allison et al., 2016).Barbosa, Mariana ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRüffer, Natacha Reina da Costa e2021-09-17T17:42:25Z2021-07-152021-072021-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34972TID:202750930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:21.650370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Primeiros socorros psicológicos para heróis : um estudo piloto com crianças
title Primeiros socorros psicológicos para heróis : um estudo piloto com crianças
spellingShingle Primeiros socorros psicológicos para heróis : um estudo piloto com crianças
Rüffer, Natacha Reina da Costa e
Primeiros socorros psicológicos
Heroísmo
Empatia afetiva
Empatia cognitiva
Psychological first aid
Heroism
Heroic Imagination project
Affective empathy
Cognitive empathy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Primeiros socorros psicológicos para heróis : um estudo piloto com crianças
title_full Primeiros socorros psicológicos para heróis : um estudo piloto com crianças
title_fullStr Primeiros socorros psicológicos para heróis : um estudo piloto com crianças
title_full_unstemmed Primeiros socorros psicológicos para heróis : um estudo piloto com crianças
title_sort Primeiros socorros psicológicos para heróis : um estudo piloto com crianças
author Rüffer, Natacha Reina da Costa e
author_facet Rüffer, Natacha Reina da Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Mariana Reis
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rüffer, Natacha Reina da Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Primeiros socorros psicológicos
Heroísmo
Empatia afetiva
Empatia cognitiva
Psychological first aid
Heroism
Heroic Imagination project
Affective empathy
Cognitive empathy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Primeiros socorros psicológicos
Heroísmo
Empatia afetiva
Empatia cognitiva
Psychological first aid
Heroism
Heroic Imagination project
Affective empathy
Cognitive empathy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O programa ‘Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis’ visa a prevenção do comportamento bystander e a promoção de respostas de ajuda eficazes em situações de crise e emergência. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar a eficácia deste programa no que concerne à promoção de empatia em crianças do 1º ciclo (4º de escolaridade). Para tal, recorreu-se à recolha de dados através da aplicação da Escala de Avaliação da Empatia (Veiga & Santos, 2011). Os resultados deste estudo sugerem que crianças desta faixa etária têm um nível de empatia afetiva superior em relação à empatia cognitiva e que o género não tem efeito significativo sobre a empatia (cognitiva e afetiva). Por fim, no que concerne à eficácia do programa “Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis”, é possível inferir com o presente estudo que contribuímos para a promoção do comportamento heroico, uma vez que o programa “Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis” teve um impacto significativo na empatia cognitiva e a literatura sobre heroísmo demonstra que a empatia cognitiva está no cerne do comportamento heroico (Allison et al., 2016).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17T17:42:25Z
2021-07-15
2021-07
2021-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/34972
TID:202750930
url http://hdl.handle.net/10400.14/34972
identifier_str_mv TID:202750930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132002460368896