O ambiente no mundo das letras para crianças.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/995 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Educação (especialidade em Educação Ambiental). |
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O ambiente no mundo das letras para crianças.Consciência EcológicaEducação AmbientalEnsino BásicoDissertação de Mestrado em Educação (especialidade em Educação Ambiental).Iniciou-se o presente estudo assumindo que as crianças são capazes de construir e reconstruir pensamentos e concepções que as ajudam a compreender o mundo. Deste modo, enquanto educadores, e considerando a Educação Ambiental como uma área prioritária, torna-se importante conhecer as concepções e experiências que as crianças possuem acerca do ambiente, de forma a auxiliá-las na compreensão do mundo e no desenvolvimento de uma consciência ecológica. Partindo do pressuposto de que o fantástico e o imaginário estão propostos no quotidiano da criança, considerou-se importante conhecer as potencialidades da Literatura Infantil enquanto estratégia de promoção de Educação Ambiental. Com efeito, este estudo procurou analisar em que medida a poesia e o conto infantil poderão permitir o desenvolvimento de valores e atitudes ecológicas e o conhecimento das temáticas ambientais. Para a implementação desta investigação, recorreu-se a um estudo de caso, utilizando-se uma amostra não aleatória, constituída por quatro turmas do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico. A recolha de dados contemplou um conjunto de actividades, nomeadamente a produção escrita de um texto, a realização de jogos e a audição de um poema e de um conto. Após a realização destas actividades, à excepção da produção escrita, foi aplicado um questionário aos alunos como método de recolha de dados e, ainda, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às crianças. Os resultados obtidos permitem inferir que a Literatura infantil exerce alguma influência nas concepções dos alunos, mesmo que tal se verifique apenas naquele exacto momento. Para além disso, verifica-se que a Educação Ambiental que tem vindo a ser desenvolvida, no contexto social onde se inserem as crianças do estudo, sobrevaloriza algumas temáticas, em detrimento de outras.ABSTRACT: We began this study by assuming that children are able to build and rebuild thoughts and conceptions that help them understand the world. Thus, as educators, and considering the Environmental Education a priority area, it is important to understand the conceptions and the experiences that children may have about the environment, in order to support them in their understanding of the world and in developing ecological awareness. Assuming that fantasy and imagination are part of a child’s daily life, we have considered the potential of Children's Literature as an important strategy to promote Environmental Education. In fact, this study has attempted to analyze the extent to which poetry and children's stories may allow the development of Ecologic values and attitudes and the knowledge of specific environmental areas. In order to implement this investigation we used a study case consisting of a random sample comprising four classes of 4th graders. The data gathered contemplates a range of activities, including the production of a written text, games and the reading of a poem and a short story. After accomplishing these activities, with the exception of the written text, we applied a questionnaire to the students, as a method of data collection, and we also conducted a semi-structured interview to the children. The results allowed us to infer that Children’s Literature has had some influence on the conception of the students. Besides this, it appears that environmental education has been developed in the social context where these children study, overestimates some specific subject areas to the expense of others.Rodrigues, António Félix FloresSilva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira daRepositório da Universidade dos AçoresTavares, Cláudia Emanuela Vieira2011-02-15T15:31:38Z2011-01-052011-01-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:28:28Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:52.913960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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