Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45063 |
Resumo: | O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, e tem como principal objetivo apresentar um projeto de investigação desenvolvido em contexto de creche, que procurou articular fundamentos teóricos e estratégias de ação que incrementassem o feedback enviado e recebido dos encarregados de educação potenciando a sua participação no contexto educativo, bem como, desvendar a sua perspetiva acerca do que os seus filhos realizam no dia a dia da creche. Este feedback foi promovido através da utilização de um ambiente virtual, ClassDojo, onde foram dinamizadas diferentes interações e partilhas de informações com os encarregados de educação e desafios ao envolvimento e à sua participação procurando assim, aproximar as famílias. A temática em estudo tem como principal foco o desenvolvimento de estratégias de integração parental ativa nos contextos educativos e consequente feedback das famílias em relação ao decorrer das atividades desenvolvidas pelas crianças e também do seu papel como pais na creche dos seus filhos. É um estudo de caráter qualitativo, sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas, a observação participante, os registos/evidências digitais da plataforma, a análise documental e os questionários. Foi reconhecido pelos participantes do estudo que a plataforma digital melhorou a comunicação, foi facilitadora da partilha de informações e acompanhamento do quotidiano dos educandos na creche, considerando-a atrativa, imediata e eficiente, em especial num período em que o acesso presencial ao contexto estava mais condicionado. Destaca-se ainda da perspetiva dos pais que consideram a creche uma resposta social e educativa, que promove a integração social alargada e um convívio saudável entre pares, que com um leque diverso de experiências enriquece o desenvolvimento das crianças, sublinhando a fulcral confiança que tem de ser estabelecida para o êxito da relação entre famílias e profissionais. |
id |
RCAP_812142bcd3e38e32a4a914783f5b87a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45063 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infânciaEnvolvimento ParentalAmbiente VirtualParticipação AtivaO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, e tem como principal objetivo apresentar um projeto de investigação desenvolvido em contexto de creche, que procurou articular fundamentos teóricos e estratégias de ação que incrementassem o feedback enviado e recebido dos encarregados de educação potenciando a sua participação no contexto educativo, bem como, desvendar a sua perspetiva acerca do que os seus filhos realizam no dia a dia da creche. Este feedback foi promovido através da utilização de um ambiente virtual, ClassDojo, onde foram dinamizadas diferentes interações e partilhas de informações com os encarregados de educação e desafios ao envolvimento e à sua participação procurando assim, aproximar as famílias. A temática em estudo tem como principal foco o desenvolvimento de estratégias de integração parental ativa nos contextos educativos e consequente feedback das famílias em relação ao decorrer das atividades desenvolvidas pelas crianças e também do seu papel como pais na creche dos seus filhos. É um estudo de caráter qualitativo, sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas, a observação participante, os registos/evidências digitais da plataforma, a análise documental e os questionários. Foi reconhecido pelos participantes do estudo que a plataforma digital melhorou a comunicação, foi facilitadora da partilha de informações e acompanhamento do quotidiano dos educandos na creche, considerando-a atrativa, imediata e eficiente, em especial num período em que o acesso presencial ao contexto estava mais condicionado. Destaca-se ainda da perspetiva dos pais que consideram a creche uma resposta social e educativa, que promove a integração social alargada e um convívio saudável entre pares, que com um leque diverso de experiências enriquece o desenvolvimento das crianças, sublinhando a fulcral confiança que tem de ser estabelecida para o êxito da relação entre famílias e profissionais.Chélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980-Repositório ComumFerreira, Vanessa Martins2023-06-05T14:18:25Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45063TID:203318870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-08T02:15:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:57.372069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância |
title |
Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância |
spellingShingle |
Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância Ferreira, Vanessa Martins Envolvimento Parental Ambiente Virtual Participação Ativa |
title_short |
Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância |
title_full |
Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância |
title_fullStr |
Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância |
title_full_unstemmed |
Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância |
title_sort |
Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância |
author |
Ferreira, Vanessa Martins |
author_facet |
Ferreira, Vanessa Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Vanessa Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento Parental Ambiente Virtual Participação Ativa |
topic |
Envolvimento Parental Ambiente Virtual Participação Ativa |
description |
O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, e tem como principal objetivo apresentar um projeto de investigação desenvolvido em contexto de creche, que procurou articular fundamentos teóricos e estratégias de ação que incrementassem o feedback enviado e recebido dos encarregados de educação potenciando a sua participação no contexto educativo, bem como, desvendar a sua perspetiva acerca do que os seus filhos realizam no dia a dia da creche. Este feedback foi promovido através da utilização de um ambiente virtual, ClassDojo, onde foram dinamizadas diferentes interações e partilhas de informações com os encarregados de educação e desafios ao envolvimento e à sua participação procurando assim, aproximar as famílias. A temática em estudo tem como principal foco o desenvolvimento de estratégias de integração parental ativa nos contextos educativos e consequente feedback das famílias em relação ao decorrer das atividades desenvolvidas pelas crianças e também do seu papel como pais na creche dos seus filhos. É um estudo de caráter qualitativo, sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas, a observação participante, os registos/evidências digitais da plataforma, a análise documental e os questionários. Foi reconhecido pelos participantes do estudo que a plataforma digital melhorou a comunicação, foi facilitadora da partilha de informações e acompanhamento do quotidiano dos educandos na creche, considerando-a atrativa, imediata e eficiente, em especial num período em que o acesso presencial ao contexto estava mais condicionado. Destaca-se ainda da perspetiva dos pais que consideram a creche uma resposta social e educativa, que promove a integração social alargada e um convívio saudável entre pares, que com um leque diverso de experiências enriquece o desenvolvimento das crianças, sublinhando a fulcral confiança que tem de ser estabelecida para o êxito da relação entre famílias e profissionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-05T14:18:25Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45063 TID:203318870 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45063 |
identifier_str_mv |
TID:203318870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131668834942976 |