Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vanessa Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45063
Resumo: O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, e tem como principal objetivo apresentar um projeto de investigação desenvolvido em contexto de creche, que procurou articular fundamentos teóricos e estratégias de ação que incrementassem o feedback enviado e recebido dos encarregados de educação potenciando a sua participação no contexto educativo, bem como, desvendar a sua perspetiva acerca do que os seus filhos realizam no dia a dia da creche. Este feedback foi promovido através da utilização de um ambiente virtual, ClassDojo, onde foram dinamizadas diferentes interações e partilhas de informações com os encarregados de educação e desafios ao envolvimento e à sua participação procurando assim, aproximar as famílias. A temática em estudo tem como principal foco o desenvolvimento de estratégias de integração parental ativa nos contextos educativos e consequente feedback das famílias em relação ao decorrer das atividades desenvolvidas pelas crianças e também do seu papel como pais na creche dos seus filhos. É um estudo de caráter qualitativo, sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas, a observação participante, os registos/evidências digitais da plataforma, a análise documental e os questionários. Foi reconhecido pelos participantes do estudo que a plataforma digital melhorou a comunicação, foi facilitadora da partilha de informações e acompanhamento do quotidiano dos educandos na creche, considerando-a atrativa, imediata e eficiente, em especial num período em que o acesso presencial ao contexto estava mais condicionado. Destaca-se ainda da perspetiva dos pais que consideram a creche uma resposta social e educativa, que promove a integração social alargada e um convívio saudável entre pares, que com um leque diverso de experiências enriquece o desenvolvimento das crianças, sublinhando a fulcral confiança que tem de ser estabelecida para o êxito da relação entre famílias e profissionais.
id RCAP_812142bcd3e38e32a4a914783f5b87a9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45063
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infânciaEnvolvimento ParentalAmbiente VirtualParticipação AtivaO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, e tem como principal objetivo apresentar um projeto de investigação desenvolvido em contexto de creche, que procurou articular fundamentos teóricos e estratégias de ação que incrementassem o feedback enviado e recebido dos encarregados de educação potenciando a sua participação no contexto educativo, bem como, desvendar a sua perspetiva acerca do que os seus filhos realizam no dia a dia da creche. Este feedback foi promovido através da utilização de um ambiente virtual, ClassDojo, onde foram dinamizadas diferentes interações e partilhas de informações com os encarregados de educação e desafios ao envolvimento e à sua participação procurando assim, aproximar as famílias. A temática em estudo tem como principal foco o desenvolvimento de estratégias de integração parental ativa nos contextos educativos e consequente feedback das famílias em relação ao decorrer das atividades desenvolvidas pelas crianças e também do seu papel como pais na creche dos seus filhos. É um estudo de caráter qualitativo, sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas, a observação participante, os registos/evidências digitais da plataforma, a análise documental e os questionários. Foi reconhecido pelos participantes do estudo que a plataforma digital melhorou a comunicação, foi facilitadora da partilha de informações e acompanhamento do quotidiano dos educandos na creche, considerando-a atrativa, imediata e eficiente, em especial num período em que o acesso presencial ao contexto estava mais condicionado. Destaca-se ainda da perspetiva dos pais que consideram a creche uma resposta social e educativa, que promove a integração social alargada e um convívio saudável entre pares, que com um leque diverso de experiências enriquece o desenvolvimento das crianças, sublinhando a fulcral confiança que tem de ser estabelecida para o êxito da relação entre famílias e profissionais.Chélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980-Repositório ComumFerreira, Vanessa Martins2023-06-05T14:18:25Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45063TID:203318870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-08T02:15:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:57.372069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância
title Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância
spellingShingle Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância
Ferreira, Vanessa Martins
Envolvimento Parental
Ambiente Virtual
Participação Ativa
title_short Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância
title_full Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância
title_fullStr Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância
title_full_unstemmed Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância
title_sort Feedback e envolvimento parental no processo educativo em educação de infância
author Ferreira, Vanessa Martins
author_facet Ferreira, Vanessa Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vanessa Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento Parental
Ambiente Virtual
Participação Ativa
topic Envolvimento Parental
Ambiente Virtual
Participação Ativa
description O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, e tem como principal objetivo apresentar um projeto de investigação desenvolvido em contexto de creche, que procurou articular fundamentos teóricos e estratégias de ação que incrementassem o feedback enviado e recebido dos encarregados de educação potenciando a sua participação no contexto educativo, bem como, desvendar a sua perspetiva acerca do que os seus filhos realizam no dia a dia da creche. Este feedback foi promovido através da utilização de um ambiente virtual, ClassDojo, onde foram dinamizadas diferentes interações e partilhas de informações com os encarregados de educação e desafios ao envolvimento e à sua participação procurando assim, aproximar as famílias. A temática em estudo tem como principal foco o desenvolvimento de estratégias de integração parental ativa nos contextos educativos e consequente feedback das famílias em relação ao decorrer das atividades desenvolvidas pelas crianças e também do seu papel como pais na creche dos seus filhos. É um estudo de caráter qualitativo, sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas, a observação participante, os registos/evidências digitais da plataforma, a análise documental e os questionários. Foi reconhecido pelos participantes do estudo que a plataforma digital melhorou a comunicação, foi facilitadora da partilha de informações e acompanhamento do quotidiano dos educandos na creche, considerando-a atrativa, imediata e eficiente, em especial num período em que o acesso presencial ao contexto estava mais condicionado. Destaca-se ainda da perspetiva dos pais que consideram a creche uma resposta social e educativa, que promove a integração social alargada e um convívio saudável entre pares, que com um leque diverso de experiências enriquece o desenvolvimento das crianças, sublinhando a fulcral confiança que tem de ser estabelecida para o êxito da relação entre famílias e profissionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-05T14:18:25Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45063
TID:203318870
url http://hdl.handle.net/10400.26/45063
identifier_str_mv TID:203318870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131668834942976