Matriz curricular do curso de Bacharelato em Zootecnia do IFTM Campus Uberaba: Ponto de vista dos professores e recém-formados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wendell Albino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11523
Resumo: O mercado de trabalho atual, competitivo, exige um profissional qualificado e competente, com conhecimentos avançados que adquire nas Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, surgiu o interesse de conhecer a interpretação dos professores sobre a Matriz Curricular do curso de Zootecnia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)Campus Uberaba. Simultaneamente, como os recém-formados percebem as facilidades e dificuldades que encontram para sua inserção no mercado de trabalho. Partiu do problema que surge com o questionamento: A matriz curricular do curso de Bacharelado em Zootecnia do IFTM Campus Uberaba atende a estrutura curricular estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Câmara de Educação Superior (CES) para o curso de Bacharelado em Zootecnia de modo a propiciar a inserção dos formandos no mercado de trabalho?A metodologia adoptada é de natureza quantitativa. Para tantoaplicou-se um inquérito por questionário quer aos professores que atuam no 9º e 10º períodos do curso em estudo quer aos recém-formados em Zootecniasobre questões que delineam o ingresso na profissão. Os dados obtidos junto dos professoresevidenciaram que a Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Zootecnia do IFTM Campus Uberaba atende a estrutura curricular estabelecida pelo CNE e a CES para o curso de Bacharelado em Zootecnia. Quanto à inserção dos recém-formados no mercado de trabalho apresentam, em sua maioria, afirmativamente, elencando como pontos fortes a pesquisa, o conhecimento adquirido durante o curso, a didática utilizada, os professores, o relacionamento e o comportamento dos professores em relação aos alunos. Acreditam, ainda, que no futuro serão mais valorizados, já que o curso se encontra bem conceituado diante da instituição.
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