Descrição e Análise de Artefatos e Ferramentas Usados na Produção de um Jogo Educacional
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.27245 |
Resumo: | Desenvolver jogos educacionais requer o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, com conhecimentos em áreas diversas. Adicionalmente, é preciso seguir uma metodologia com processos bem definidos que consolidam todo o ciclo de produção de um jogo sério para garantir uma boa qualidade do produto. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o processo de produção de um jogo educacional e os seus impactos na sua qualidade com foco nos artefatos gerados, tecnologias e ferramentas necessárias. Para isso, são usadas as etapas de um método ágil e integrativo (como gerência, projeto iterativo, implementação incremental, verificação e validação), para descrever e analisar as decisões tomadas, os artefatos produzidos e suas implicações no projeto. Como resultados, relata-se a produção de um jogo, com destaque para os pontos positivos e negativos da escolha de ferramentas e tecnologias, além de apresentar artefatos que podem ser reutilizados no desenvolvimento de outros jogos. |
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Descrição e Análise de Artefatos e Ferramentas Usados na Produção de um Jogo EducacionalDescrição e Análise de Artefatos e Ferramentas Usados na Produção de um Jogo EducacionalArtigosDesenvolver jogos educacionais requer o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, com conhecimentos em áreas diversas. Adicionalmente, é preciso seguir uma metodologia com processos bem definidos que consolidam todo o ciclo de produção de um jogo sério para garantir uma boa qualidade do produto. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o processo de produção de um jogo educacional e os seus impactos na sua qualidade com foco nos artefatos gerados, tecnologias e ferramentas necessárias. Para isso, são usadas as etapas de um método ágil e integrativo (como gerência, projeto iterativo, implementação incremental, verificação e validação), para descrever e analisar as decisões tomadas, os artefatos produzidos e suas implicações no projeto. Como resultados, relata-se a produção de um jogo, com destaque para os pontos positivos e negativos da escolha de ferramentas e tecnologias, além de apresentar artefatos que podem ser reutilizados no desenvolvimento de outros jogos.Educational games development requires a multidisciplinary team, with knowledge in different areas (such as pedagogical, programming, design, among others). Additionally, it is necessary to follow some methodologies that have the processes well defined to ensure a good quality of the final product. This paper aims to describe and analyze an educational game production process, focusing on the technology and tools used for game development and their impact on its quality. Thus, according to the stages of AIMED method, since gerency, development to verification and validation processes, it is highlighted the choices and artifacts production and its implication on the project. As a result, it is reported an educational game production, highlighting the positives and negatives aspects of a well done stage of choosing the correct tools and technologies, besides showing artifacts that can be reused on other games development.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.27245por1646-2335, Guilherme Dias Belarmino, Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira, Carla Lopes Rodriguez, Denise Hideko Goya, Rafaela Vilela da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:10:00Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:06.620484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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