Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22886 |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se alguns dos principais resultados de um trabalho de investigação que teve por principal propósito descrever e compreender as estratégias de generalização na exploração de padrões, dos alunos de uma turma do 7.º ano de escolaridade. Para tal, o estudo de natureza qualitativa, centrou-se numa intervenção de ensino, e os dados foram obtidos através da observação do trabalho dos alunos e das suas produções escritas. Em termos de resultados, de entre as várias estratégias de generalização adotadas pelos alunos, salientou-se a prevalência da estratégia Explícita, seguida das estratégias Diferença e Contagem, respetivamente. |
id |
RCAP_5b7c7ee62400ef9f256599e3923ae15a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22886 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrõesEstratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrõesArtigosNeste artigo apresentam-se alguns dos principais resultados de um trabalho de investigação que teve por principal propósito descrever e compreender as estratégias de generalização na exploração de padrões, dos alunos de uma turma do 7.º ano de escolaridade. Para tal, o estudo de natureza qualitativa, centrou-se numa intervenção de ensino, e os dados foram obtidos através da observação do trabalho dos alunos e das suas produções escritas. Em termos de resultados, de entre as várias estratégias de generalização adotadas pelos alunos, salientou-se a prevalência da estratégia Explícita, seguida das estratégias Diferença e Contagem, respetivamente.In this article we present some of the main results of a research work which main aim was both describing and understanding the main strategies of generalization in the exploitation of the students patterns of a seventh grade class. For that, the study of qualitative nature, focused in a teaching intervention and the data were obtained through the observation of the students work, as well as their written productions. In terms of results, among the different strategies adopted by students, it was really noted, the prevalence of the Explicit strategy, followed by the strategies Difference and Count, respectively.APM - Associação de Professores de Matemática2013-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22886por2183-28380872-3915Pereira, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.784600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões |
title |
Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões |
spellingShingle |
Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões Pereira, Manuel Artigos |
title_short |
Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões |
title_full |
Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões |
title_fullStr |
Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões |
title_full_unstemmed |
Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões |
title_sort |
Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões |
author |
Pereira, Manuel |
author_facet |
Pereira, Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste artigo apresentam-se alguns dos principais resultados de um trabalho de investigação que teve por principal propósito descrever e compreender as estratégias de generalização na exploração de padrões, dos alunos de uma turma do 7.º ano de escolaridade. Para tal, o estudo de natureza qualitativa, centrou-se numa intervenção de ensino, e os dados foram obtidos através da observação do trabalho dos alunos e das suas produções escritas. Em termos de resultados, de entre as várias estratégias de generalização adotadas pelos alunos, salientou-se a prevalência da estratégia Explícita, seguida das estratégias Diferença e Contagem, respetivamente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22886 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478792409088 |