Qualidade de vida no trabalho: uma análise comparativa de docentes do Brasil e de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Águia, Eliane Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16294
Resumo: A qualidade de vida no trabalho tem sido um dos grandes desafios nas organizações, pois qualquer fator que gere estresse, falta de motivação e afins, implica diretamente na vida dos profissionais e consequentemente no resultado das empresas. A importância desta temática está a ganhar destaque tanto no meio empresarial como no meio acadêmico. Este trabalho tem como objetivo o tema a qualidade de vida de docentes em um estudo comparativo entre docentes brasileiros e docentes portugueses. Para realização da mesma foram aplicados dois instrumentos em conjunto: o Job Stress Scale, de Karasek, e o WHOQOL, da OMS, para um universo de 200 docentes, distribuídos por Instituições de Ensino do Brasil e Portugal. O estudo investigou a qualidade de vida dos docentes através de um questionário aplicado sob forma de pesquisa. Para essa análise foram consideradas dimensões de qualidade de vida, tanto quanto o ambiente de trabalho e fatores de estresse. Parar melhor avaliar essas dimensões foi realizada uma análise exploratória dos dados aplicando estatística descritiva conforme recolha de dados. Os achados demonstraram que as pressões de estresse no trabalho e a administração de sintomas de falta de planejamento de tarefas influenciam significativamente o nível de satisfação, a percepção de qualidade de vida dos docentes, enquanto estratégias de controle, bem como preocupações e cuidados com saúde, implicam na diminuição dessa percepção
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