Gestão estratégica da legitimidade e da reputação em contexto crise: o caso Grow Mobility
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11389 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
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Gestão estratégica da legitimidade e da reputação em contexto crise: o caso Grow MobilityRelações públicasEstratégias de relações públicasLegitimidadeReputaçãoGestão de crisesMicromobilidade urbanaGrow Mobility IncPublic relationsPublic relations strategiesLegitimacyReputationCrisis managementUrban micromobilityDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Com as mudanças que acompanham o mundo, muitas advindas da tecnologia, as organizações precisam moldar-se para acompanhar as novas dinâmicas da sociedade contemporânea, nas quais a reputação representa um fator de diferenciação dentre as demais. Além da reputação, outro vetor primordial na sobrevivência de uma organização, é a legitimidade. Estes dois conceitos são apresentados e aprofundados nesta investigação, enquanto recursos que protegem uma organização em momentos de crise. No cenário atual, o papel do profissional de Relações Públicas revela-se ainda mais essencial e estratégico na construção e manutenção de relacionamentos positivos e duradouros com todos os stakeholders de uma organização, os quais irão conferir a esta a legitimidade devida e a reputação desejável. São também importantes consultores em inúmeras tomadas de decisão da organização, as quais devem agir de acordo com o seu discurso, visão, missão e valores, evitando possíveis crises e questões problemáticas que afetem ou prejudiquem a sua legitimidade e reputação. Em face do relevo e influência assumidos pelo valor de uma boa reputação, torna-se interessante compreender quais são as melhores estratégias e condutas de Relações Públicas a levar a cabo, tanto para evitar crises de reputação, como para traçar a melhor forma de agir para diminuir eventuais danos negativos na reputação da organização, ou mesmo na sua legitimidade. Esta é a problemática que este estudo se propõe esclarecer, centrando-se no contexto particular de organizações do tipo startups, disruptivas e com base tecnológica, o que torna ainda mais complexa a questão da legitimidade. Para isso, recorreu-se a um estudo de caso do evento negativo ocorrido em São Paulo, Brasil, em maio de 2019, com a holding de micromobilidade e com base tecnológica, Grow Mobility Inc, no qual a empresa ficou proibida de operar na cidade por alguns dias.ABSTRACT : With the changes that accompany the world, many arising from technology, organizations need to shape themselves to keep up with the new dynamics of contemporary society, in which reputation represents a differentiating factor among others. In addition to reputation, another prime vector in the survival of an organization is legitimacy. These two concepts are presented and deepened in this research as resources that protect an organization in times of crisis. In the current scenario, the role of the Public Relations professional is even more essential and strategic in building and maintaining positive and lasting relationships with all stakeholders in an organization, which will give it due legitimacy and a desirable reputation. They are also important consultants in the organization's numerous decision-making processes, which must act in accordance with its discourse, vision, mission, and values, avoiding potential crises and problematic issues that affect or undermine its legitimacy and reputation. Given the relevance and influence of the value of a good reputation, it is interesting to understand what are the best public relations strategies and behaviors to pursue, both to avoid reputational crises and to outline the best course of action to achieve, reduce any negative damage to the reputation of the organization or even its legitimacy. This is the problem that this study proposes to clarify, focusing on the particular context of disruptive, technology-based startups, which makes the question of legitimacy even more complex. For this, we used a case study of the negative event that occurred in São Paulo, Brazil, in May 2019, with the micromobility holding and technology-based Grow Mobility Inc, in which the company was prohibited from operating in the city for a few days.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialPereira, Sandra Cristina MartinsRCIPLSilva, Tatiana Carvalho da2020-03-31T16:25:19Z2019-11-222019-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11389TID:202327019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:39.077997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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