CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Margarida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coelho, Margarida, Ribeiro, Maria, Moreira Silva, Manuel, Gonçalves, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17959
Resumo: 178 no contexto do ensino não superior a partir dos 4 Cs–Conteúdo, Cognição, Comunicação e Cultura, a abordagem CLIL coloca o enfoque pedagógico em saber gerir conteúdos e informação, usar capacidades cognitivas para entender e processar essa informação, saber comunicá-la com eficácia em diversos contextos e em diversos ambientes multi-e interculturais. De um ponto de vista pedagógico, CLIL é uma abordagem integrada de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e de conteúdos não linguísticos, que desloca o foco da aprendizagem de uma língua per sie para contextos académicos e científicos específicos, ao mesmo tempo que sublinha que aprender e ensinar por intermédio de uma língua estrangeira requer um conhecimento aprofundado da língua em si e também dos repertórios científico-culturais a ela associados. O grande desafio a que a abordagem CLIL responde concerne um aspeto muitas vezes invisível na relação pedagógica: que o conhecimento se constrói de modos diversos em línguas/culturas diferentes (Wilkinson & Walsh, 2015; Boroditsky, 2011).
id RCAP_813ab0cdd2109edea4f0ec9f44ade823
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadoraCLILEnsino Superior178 no contexto do ensino não superior a partir dos 4 Cs–Conteúdo, Cognição, Comunicação e Cultura, a abordagem CLIL coloca o enfoque pedagógico em saber gerir conteúdos e informação, usar capacidades cognitivas para entender e processar essa informação, saber comunicá-la com eficácia em diversos contextos e em diversos ambientes multi-e interculturais. De um ponto de vista pedagógico, CLIL é uma abordagem integrada de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e de conteúdos não linguísticos, que desloca o foco da aprendizagem de uma língua per sie para contextos académicos e científicos específicos, ao mesmo tempo que sublinha que aprender e ensinar por intermédio de uma língua estrangeira requer um conhecimento aprofundado da língua em si e também dos repertórios científico-culturais a ela associados. O grande desafio a que a abordagem CLIL responde concerne um aspeto muitas vezes invisível na relação pedagógica: que o conhecimento se constrói de modos diversos em línguas/culturas diferentes (Wilkinson & Walsh, 2015; Boroditsky, 2011).CINEP/IPCRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMorgado, MargaridaCoelho, MargaridaRibeiro, MariaMoreira Silva, ManuelGonçalves, Ana2021-05-20T08:07:05Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17959por978-989-98679-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:32.670779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora
title CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora
spellingShingle CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora
Morgado, Margarida
CLIL
Ensino Superior
title_short CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora
title_full CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora
title_fullStr CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora
title_full_unstemmed CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora
title_sort CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora
author Morgado, Margarida
author_facet Morgado, Margarida
Coelho, Margarida
Ribeiro, Maria
Moreira Silva, Manuel
Gonçalves, Ana
author_role author
author2 Coelho, Margarida
Ribeiro, Maria
Moreira Silva, Manuel
Gonçalves, Ana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Margarida
Coelho, Margarida
Ribeiro, Maria
Moreira Silva, Manuel
Gonçalves, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv CLIL
Ensino Superior
topic CLIL
Ensino Superior
description 178 no contexto do ensino não superior a partir dos 4 Cs–Conteúdo, Cognição, Comunicação e Cultura, a abordagem CLIL coloca o enfoque pedagógico em saber gerir conteúdos e informação, usar capacidades cognitivas para entender e processar essa informação, saber comunicá-la com eficácia em diversos contextos e em diversos ambientes multi-e interculturais. De um ponto de vista pedagógico, CLIL é uma abordagem integrada de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e de conteúdos não linguísticos, que desloca o foco da aprendizagem de uma língua per sie para contextos académicos e científicos específicos, ao mesmo tempo que sublinha que aprender e ensinar por intermédio de uma língua estrangeira requer um conhecimento aprofundado da língua em si e também dos repertórios científico-culturais a ela associados. O grande desafio a que a abordagem CLIL responde concerne um aspeto muitas vezes invisível na relação pedagógica: que o conhecimento se constrói de modos diversos em línguas/culturas diferentes (Wilkinson & Walsh, 2015; Boroditsky, 2011).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2021-05-20T08:07:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17959
url http://hdl.handle.net/10400.22/17959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-98679-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CINEP/IPC
publisher.none.fl_str_mv CINEP/IPC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131465547513856