CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17959 |
Resumo: | 178 no contexto do ensino não superior a partir dos 4 Cs–Conteúdo, Cognição, Comunicação e Cultura, a abordagem CLIL coloca o enfoque pedagógico em saber gerir conteúdos e informação, usar capacidades cognitivas para entender e processar essa informação, saber comunicá-la com eficácia em diversos contextos e em diversos ambientes multi-e interculturais. De um ponto de vista pedagógico, CLIL é uma abordagem integrada de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e de conteúdos não linguísticos, que desloca o foco da aprendizagem de uma língua per sie para contextos académicos e científicos específicos, ao mesmo tempo que sublinha que aprender e ensinar por intermédio de uma língua estrangeira requer um conhecimento aprofundado da língua em si e também dos repertórios científico-culturais a ela associados. O grande desafio a que a abordagem CLIL responde concerne um aspeto muitas vezes invisível na relação pedagógica: que o conhecimento se constrói de modos diversos em línguas/culturas diferentes (Wilkinson & Walsh, 2015; Boroditsky, 2011). |
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178 no contexto do ensino não superior a partir dos 4 Cs–Conteúdo, Cognição, Comunicação e Cultura, a abordagem CLIL coloca o enfoque pedagógico em saber gerir conteúdos e informação, usar capacidades cognitivas para entender e processar essa informação, saber comunicá-la com eficácia em diversos contextos e em diversos ambientes multi-e interculturais. De um ponto de vista pedagógico, CLIL é uma abordagem integrada de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e de conteúdos não linguísticos, que desloca o foco da aprendizagem de uma língua per sie para contextos académicos e científicos específicos, ao mesmo tempo que sublinha que aprender e ensinar por intermédio de uma língua estrangeira requer um conhecimento aprofundado da língua em si e também dos repertórios científico-culturais a ela associados. O grande desafio a que a abordagem CLIL responde concerne um aspeto muitas vezes invisível na relação pedagógica: que o conhecimento se constrói de modos diversos em línguas/culturas diferentes (Wilkinson & Walsh, 2015; Boroditsky, 2011). |
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