(Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arau Ribeiro, María Del Carmen
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morgado, María Margarida, Gaspar, Marcelo, Régio, Mónica, Moreira Silva, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17973
Resumo: CNaPPES 2018 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior Braga, Portugal, 12 e 13 de julho de 2018
id RCAP_fec773859cb59c41379ba1c5ab035c84
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticosCLILCNaPPES 2018 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior Braga, Portugal, 12 e 13 de julho de 2018O projeto de formação em modalidade mista/blended learning de professores do ensino superior na abordagem CLIL, decorrido no ano letivo 2016/17 em três IES, foi sujeito a um processo crítico de autoavaliação com incidência sobre as potenciais barreiras e desafios de adaptação à modalidade mista de ensino/aprendizagem de uma formação inicialmente pensada como presencial. Com vista à reconstrução deste projeto da ReCLes. pt (a Associação em Rede de Centros de Língua no Ensino Superior em Portugal) para eventual disseminação e projeção nacional e internacional, o artigo relata a investigação e os desenvolvimentos do grupo de trabalho ReCLes. pt na (re) criação da formação em modalidade mista. O enfoque deste artigo recai sobre a gestão da sala de aula, o tríptico língua-cultura-especialização, o recurso às TIC, a extração de terminologia específica e a comunicação, bem como ao scaffolding adequado e ajustado às aprendizagens. Com os resultados obtidos no processo de autoavaliação, pretende-se reforçar as comunidades de aprendizagem e prática ativas e a motivação dos aprendentes e ainda potenciar o contacto com o professor formador e o próprio trabalho exigido na progressão da formação. Aliados a uma melhor gestão do tempo, estes resultados apontam para a necessidade de procurar novas abordagens quer à inclusão da aprendizagem de língua-cultura, quer à análise da área de especialização.Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoArau Ribeiro, María Del CarmenMorgado, María MargaridaGaspar, MarceloRégio, MónicaMoreira Silva, Manuel2021-05-20T13:16:08Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17973por978-989-20-9477-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:33.429915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos
title (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos
spellingShingle (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos
Arau Ribeiro, María Del Carmen
CLIL
title_short (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos
title_full (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos
title_fullStr (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos
title_full_unstemmed (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos
title_sort (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos
author Arau Ribeiro, María Del Carmen
author_facet Arau Ribeiro, María Del Carmen
Morgado, María Margarida
Gaspar, Marcelo
Régio, Mónica
Moreira Silva, Manuel
author_role author
author2 Morgado, María Margarida
Gaspar, Marcelo
Régio, Mónica
Moreira Silva, Manuel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Arau Ribeiro, María Del Carmen
Morgado, María Margarida
Gaspar, Marcelo
Régio, Mónica
Moreira Silva, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv CLIL
topic CLIL
description CNaPPES 2018 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior Braga, Portugal, 12 e 13 de julho de 2018
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2021-05-20T13:16:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17973
url http://hdl.handle.net/10400.22/17973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-20-9477-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131466440900608