Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3133 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação - especialidade Supervisão em Educação |
id |
RCAP_81605c2e098e6f89323af3f423093195 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3133 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreiraFormação de professoresDesenvolvimento profissional do professorProfessor principianteIndução profissionalHistórias de vida de professoresTeachers formationTeacher professional developmentNovice teacherProfessional inductionTeachers’ life storiesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação - especialidade Supervisão em EducaçãoOs estudos realizados no âmbito da inserção profissional dos professores principiantes permitem identificar um conjunto de problemas enfrentados por estes à entrada da profissão docente, deixando claro que nem todos se iniciam de forma serena e pacífica. A presente dissertação inscreve-se nesta problemática, centrando a pesquisa no percurso de vida profissional de seis professores principiantes, do 2º Ciclo do Ensino Básico, diplomados em 2005-2006, nos cursos Pré- Bolonha, na variante de Matemática e Ciências da Natureza, por uma Escola Superior de Educação do país. Pretende-se, com este estudo, descrever e compreender os percursos dos professores em início de carreira, as suas dimensões mais evidentes, analisando os processos de inserção profissional no que diz respeito aos aspetos que o condicionam e aos contextos que se revelam constrangedores ou facilitadores dessa mesma inserção profissional. No que respeita às opções metodológicas, este estudo, recorre a abordagens qualitativas, interpretativas de natureza narrativo-biográficas, com recurso à utilização da entrevista semiestruturada. As técnicas de recolha de dados foram, designadamente, a entrevista semiestruturada e a análise documental. O processo de tratamento de dados, muito embora modelado pelo referencial teórico, seguiu os passos recomendados para a análise de conteúdo. As categorias de análise emergiram das respostas dos participantes. Os resultados do estudo colocam em evidência aspetos que se configuraram de dificuldade à entrada da profissão docente, relacionados com lacunas percecionadas na formação inicial, com a construção da sua identidade profissional, com as caraterísticas dos contextos de trabalho e, ainda, com os aspetos didáticos da condução do processo de ensino e aprendizagem.Abstract The studies realized under the professional integration of novice teachers identify a set of problems faced by them at the entrance of the teaching profession, making it clear that not all begin their profession in a calm and peaceful way. The present essay inserts on this problematic, researching the professional life of six novice teachers from the 2nd Cycle of Basic School, graduated in 2005-2006, pre-Bologna, in the Mathematics and Natural Sciences field, by a Superior Educational School in Portugal. The goal of this study is to describe and understand the beginning teachers’ pathways, their most obvious dimensions, analysing the processes of professional insertion, regarding the aspects that condition these processes and the contexts that reveal them embarrassing or facilitators of that professional insertion. About the methodology, this study uses qualitative and interpretive approaches from biographical narrative nature, recurring to semi-structured interviews. The data collection techniques were, in particular, the semi-structured interviews and documentary analysis. The data processing, although modelled by the theoretical framework, followed the recommended steps for content analysis. The analysis categories emerged from the participants’ answers. The study results provide evidence of aspects that have shaped difficulties in the entrance to the teaching profession, related to the existence of gaps in basic training, in the construction of their professional identity with the characteristics of the work context and, still, with the didactic aspects that conduce the teaching-learning process.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLMeira, Maria da Conceição dos Santos2014-01-22T11:08:09Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3133TID:201343444porMeira,MCS.Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:47.639606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira |
title |
Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira |
spellingShingle |
Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira Meira, Maria da Conceição dos Santos Formação de professores Desenvolvimento profissional do professor Professor principiante Indução profissional Histórias de vida de professores Teachers formation Teacher professional development Novice teacher Professional induction Teachers’ life stories |
title_short |
Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira |
title_full |
Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira |
title_fullStr |
Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira |
title_full_unstemmed |
Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira |
title_sort |
Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira |
author |
Meira, Maria da Conceição dos Santos |
author_facet |
Meira, Maria da Conceição dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Maria da Conceição dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Desenvolvimento profissional do professor Professor principiante Indução profissional Histórias de vida de professores Teachers formation Teacher professional development Novice teacher Professional induction Teachers’ life stories |
topic |
Formação de professores Desenvolvimento profissional do professor Professor principiante Indução profissional Histórias de vida de professores Teachers formation Teacher professional development Novice teacher Professional induction Teachers’ life stories |
description |
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação - especialidade Supervisão em Educação |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12 2013-12-01T00:00:00Z 2014-01-22T11:08:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/3133 TID:201343444 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/3133 |
identifier_str_mv |
TID:201343444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Meira,MCS.Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133383619510272 |