Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Maria da Conceição dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3133
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação - especialidade Supervisão em Educação
id RCAP_81605c2e098e6f89323af3f423093195
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreiraFormação de professoresDesenvolvimento profissional do professorProfessor principianteIndução profissionalHistórias de vida de professoresTeachers formationTeacher professional developmentNovice teacherProfessional inductionTeachers’ life storiesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação - especialidade Supervisão em EducaçãoOs estudos realizados no âmbito da inserção profissional dos professores principiantes permitem identificar um conjunto de problemas enfrentados por estes à entrada da profissão docente, deixando claro que nem todos se iniciam de forma serena e pacífica. A presente dissertação inscreve-se nesta problemática, centrando a pesquisa no percurso de vida profissional de seis professores principiantes, do 2º Ciclo do Ensino Básico, diplomados em 2005-2006, nos cursos Pré- Bolonha, na variante de Matemática e Ciências da Natureza, por uma Escola Superior de Educação do país. Pretende-se, com este estudo, descrever e compreender os percursos dos professores em início de carreira, as suas dimensões mais evidentes, analisando os processos de inserção profissional no que diz respeito aos aspetos que o condicionam e aos contextos que se revelam constrangedores ou facilitadores dessa mesma inserção profissional. No que respeita às opções metodológicas, este estudo, recorre a abordagens qualitativas, interpretativas de natureza narrativo-biográficas, com recurso à utilização da entrevista semiestruturada. As técnicas de recolha de dados foram, designadamente, a entrevista semiestruturada e a análise documental. O processo de tratamento de dados, muito embora modelado pelo referencial teórico, seguiu os passos recomendados para a análise de conteúdo. As categorias de análise emergiram das respostas dos participantes. Os resultados do estudo colocam em evidência aspetos que se configuraram de dificuldade à entrada da profissão docente, relacionados com lacunas percecionadas na formação inicial, com a construção da sua identidade profissional, com as caraterísticas dos contextos de trabalho e, ainda, com os aspetos didáticos da condução do processo de ensino e aprendizagem.Abstract The studies realized under the professional integration of novice teachers identify a set of problems faced by them at the entrance of the teaching profession, making it clear that not all begin their profession in a calm and peaceful way. The present essay inserts on this problematic, researching the professional life of six novice teachers from the 2nd Cycle of Basic School, graduated in 2005-2006, pre-Bologna, in the Mathematics and Natural Sciences field, by a Superior Educational School in Portugal. The goal of this study is to describe and understand the beginning teachers’ pathways, their most obvious dimensions, analysing the processes of professional insertion, regarding the aspects that condition these processes and the contexts that reveal them embarrassing or facilitators of that professional insertion. About the methodology, this study uses qualitative and interpretive approaches from biographical narrative nature, recurring to semi-structured interviews. The data collection techniques were, in particular, the semi-structured interviews and documentary analysis. The data processing, although modelled by the theoretical framework, followed the recommended steps for content analysis. The analysis categories emerged from the participants’ answers. The study results provide evidence of aspects that have shaped difficulties in the entrance to the teaching profession, related to the existence of gaps in basic training, in the construction of their professional identity with the characteristics of the work context and, still, with the didactic aspects that conduce the teaching-learning process.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLMeira, Maria da Conceição dos Santos2014-01-22T11:08:09Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3133TID:201343444porMeira,MCS.Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:47.639606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira
title Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira
spellingShingle Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira
Meira, Maria da Conceição dos Santos
Formação de professores
Desenvolvimento profissional do professor
Professor principiante
Indução profissional
Histórias de vida de professores
Teachers formation
Teacher professional development
Novice teacher
Professional induction
Teachers’ life stories
title_short Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira
title_full Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira
title_fullStr Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira
title_full_unstemmed Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira
title_sort Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira
author Meira, Maria da Conceição dos Santos
author_facet Meira, Maria da Conceição dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Maria da Conceição dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Desenvolvimento profissional do professor
Professor principiante
Indução profissional
Histórias de vida de professores
Teachers formation
Teacher professional development
Novice teacher
Professional induction
Teachers’ life stories
topic Formação de professores
Desenvolvimento profissional do professor
Professor principiante
Indução profissional
Histórias de vida de professores
Teachers formation
Teacher professional development
Novice teacher
Professional induction
Teachers’ life stories
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação - especialidade Supervisão em Educação
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-01-22T11:08:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3133
TID:201343444
url http://hdl.handle.net/10400.21/3133
identifier_str_mv TID:201343444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Meira,MCS.Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133383619510272