A entrada na profissão docente: dilemas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Graça Maria Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6775
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Supervisão em Educação
id RCAP_89760a126a27c5197e650f70e2b29ae9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6775
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A entrada na profissão docente: dilemas e desafiosFormação de professoresDesenvolvimento profissionalProfessorProfessor principianteIndução profissionalHistórias de vidaTeacherProfessional developmentNovice teacherInduction trainingLife storiesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Supervisão em EducaçãoA inserção profissional dos novos professores tem sido muito estudada sob diversas perspetivas das quais destacamos: as dificuldades enfrentadas no início do seu desempenho docente; o vínculo entre inserção e identidade profissional (Portelance, 2007); o desenvolvimento da competência ética (St. Vincent 2011); as trajetórias de emprego entre outras. Os resultados destas pesquisas têm revelado o tipo de problemas enfrentados pelos novos professores à entrada na carreira docente e confirmado que nem todos se iniciam de modo tranquilo. É sobre esta problemática que pretendemos desenvolver a nossa dissertação de mestrado focando a pesquisa no percurso profissional de alunos Licenciados pela Escola Superior de Educação de Lisboa nos cursos de formação pré- Bolonha. O objetivo geral do estudo é descrever e compreender o desenvolvimento profissional desses professores, identificar as dimensões mais relevantes, os fatores que o condicionam e os contextos que o limitam ou facilitam, despontando as questões que orientaram o desenvolvimento deste estudo. O quadro teórico de referência deste estudo assenta essencialmente numa revisão da literatura sobre o desenvolvimento do professor em início de carreira e, do ponto de vista metodológico, recorre a abordagens do paradigma interpretativo, com recurso a abordagens narrativo-biográficas. Como técnica de recolha de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada. A análise dos dados obtidos, muito embora modelada pelo referencial teórico, seguiu os passos recomendados para a análise de conteúdo, tendo as categorias de análise emergido das respostas dos participantes, procurando-se responder às questões deste estudo. Os resultados do estudo permitem identificar um conjunto de dificuldades experimentadas pelos professores à entrada da profissão, relacionados com constrangimentos da sua formação inicial e com as características dos contextos de trabalho.ABSTRACT The issue of employability of new teachers has been widely studied under different perspectives from which we highlight: the difficulties faced at the beginning of their teaching performance, the link between integration and professional identity (Portelance 2007), the development of ethical competence (St. Vincent 2011); employment trajectories, among others. The results of these researches have revealed the kind of problems faced by new teachers to enter the teaching profession and confirmed that not all begin in a quiet way. It is on this issue that we intend to develop our dissertation research focusing on the career of students graduates from the School of Education Lisbon in training courses pre-Bologna. The overall objective of the study is to describe and understand the professional development of these teachers, identify the most relevant dimensions, the factors that constrain and contexts that limit or facilitate, emerging issues that guided the development of this study. The theoretical framework of this study is essentially a review of literature on teacher development in early career, and in the methodological point of view, uses the interpretive paradigm approaches, using biographical narrative approaches. As a technique for collecting data, we opted for semi-structured interview. The analysis of the data obtained, although modeled on the theoretical referential, followed the steps recommended for the analysis of substance and categories of analysis emerged from the participants' responses, seeking to answer the questions of this study. The study results allows to identify a set of difficulties experienced by teachers at the entrance of the profession, related constraints of their initial training and the characteristics of the work contexts.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLRamos, Graça Maria Mendes2017-02-06T09:19:39Z2015-04-232015-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:51.723151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A entrada na profissão docente: dilemas e desafios
title A entrada na profissão docente: dilemas e desafios
spellingShingle A entrada na profissão docente: dilemas e desafios
Ramos, Graça Maria Mendes
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Professor
Professor principiante
Indução profissional
Histórias de vida
Teacher
Professional development
Novice teacher
Induction training
Life stories
title_short A entrada na profissão docente: dilemas e desafios
title_full A entrada na profissão docente: dilemas e desafios
title_fullStr A entrada na profissão docente: dilemas e desafios
title_full_unstemmed A entrada na profissão docente: dilemas e desafios
title_sort A entrada na profissão docente: dilemas e desafios
author Ramos, Graça Maria Mendes
author_facet Ramos, Graça Maria Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Graça Maria Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Professor
Professor principiante
Indução profissional
Histórias de vida
Teacher
Professional development
Novice teacher
Induction training
Life stories
topic Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Professor
Professor principiante
Indução profissional
Histórias de vida
Teacher
Professional development
Novice teacher
Induction training
Life stories
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Supervisão em Educação
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-23
2015-04-23T00:00:00Z
2017-02-06T09:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6775
url http://hdl.handle.net/10400.21/6775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133418052648960