Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria João
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9296
Resumo: Este artigo visa caracterizar o raciocínio espacial de crianças de 5 anos através da análise das suas estratégias na composição e desenho de formas tridimensionais. Começamos por apresentar perspetivas curriculares sobre a área da geometria no Jardim de Infância, focando depois aspetos conceptuais associados ao desenvolvimento do raciocínio espacial, designadamente os envolvidos na composição de formas tridimensionais. O estudo assume uma natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os resultados do estudo sugerem a interação entre múltiplos processos que caracterizam o raciocínio espacial, verificando-se a ocorrência de estratégias diversificadas. Revelam que as crianças, na composição das formas tridimensionais, utilizaram estratégias envolvendo a intencionalidade e a antecipação, correspondendo aos níveis compositor de formas e compositor de substituição. A análise das estratégias utilizadas nos desenhos das composições evidencia a capacidade das crianças em percecionarem relações espaciais, ao adotarem uma abordagem parcial em que atendem às posições relativas dos cubos como partes distintas dos tetracubos.
id RCAP_81729659ab548e96b5d0130405693433
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9296
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anosComposing and drawing three-dimensional shapes: a contribute for the characterization of the spatial reasoning of children aged fiveEducação pré-escolarRaciocínio espacialVisualizaçãoFormas tridimensionaisPreschool educationSpatial reasoningVisualizationThree-dimensional shapesEste artigo visa caracterizar o raciocínio espacial de crianças de 5 anos através da análise das suas estratégias na composição e desenho de formas tridimensionais. Começamos por apresentar perspetivas curriculares sobre a área da geometria no Jardim de Infância, focando depois aspetos conceptuais associados ao desenvolvimento do raciocínio espacial, designadamente os envolvidos na composição de formas tridimensionais. O estudo assume uma natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os resultados do estudo sugerem a interação entre múltiplos processos que caracterizam o raciocínio espacial, verificando-se a ocorrência de estratégias diversificadas. Revelam que as crianças, na composição das formas tridimensionais, utilizaram estratégias envolvendo a intencionalidade e a antecipação, correspondendo aos níveis compositor de formas e compositor de substituição. A análise das estratégias utilizadas nos desenhos das composições evidencia a capacidade das crianças em percecionarem relações espaciais, ao adotarem uma abordagem parcial em que atendem às posições relativas dos cubos como partes distintas dos tetracubos.Abstract. This article aims to characterize the spatial reasoning of children aged five through the analysis of their strategies when composing and drawing three-dimensional shapes. We begin by presenting curricular perspectives about the area of geometry in the kindergarten, focusing later conceptual aspects associated with the development of spatial reasoning, namely those involved in the composition of three-dimensional shapes. The study assumes a qualitative nature, within the modality of case study. The results of the study suggest the interaction between multiple processes that characterize spatial reasoning, verifying the occurrence of different strategies. The children, in the composition of the three-dimensional forms, used strategies involving intentionality and anticipation, corresponding to the shape composer level and substitution composer level. The analysis of the strategies used in the compositions’ drawings shows children’s ability to perceive spatial relationships by adopting a partial approach in which they regard the relative positions of the cubes as distinct parts of the tetracubes.RCIPLNunes, Maria JoãoRodrigues, Margarida2019-01-10T09:23:52Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9296porNunes, M. J., & Rodrigues, M. (2018). Compondo e desenhando formas tridimensionais: Um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos. Quadrante, 27(2), 63-88. ISSN: 0872-39150872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:53.784770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos
Composing and drawing three-dimensional shapes: a contribute for the characterization of the spatial reasoning of children aged five
title Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos
spellingShingle Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos
Nunes, Maria João
Educação pré-escolar
Raciocínio espacial
Visualização
Formas tridimensionais
Preschool education
Spatial reasoning
Visualization
Three-dimensional shapes
title_short Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos
title_full Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos
title_fullStr Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos
title_full_unstemmed Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos
title_sort Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos
author Nunes, Maria João
author_facet Nunes, Maria João
Rodrigues, Margarida
author_role author
author2 Rodrigues, Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maria João
Rodrigues, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Raciocínio espacial
Visualização
Formas tridimensionais
Preschool education
Spatial reasoning
Visualization
Three-dimensional shapes
topic Educação pré-escolar
Raciocínio espacial
Visualização
Formas tridimensionais
Preschool education
Spatial reasoning
Visualization
Three-dimensional shapes
description Este artigo visa caracterizar o raciocínio espacial de crianças de 5 anos através da análise das suas estratégias na composição e desenho de formas tridimensionais. Começamos por apresentar perspetivas curriculares sobre a área da geometria no Jardim de Infância, focando depois aspetos conceptuais associados ao desenvolvimento do raciocínio espacial, designadamente os envolvidos na composição de formas tridimensionais. O estudo assume uma natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os resultados do estudo sugerem a interação entre múltiplos processos que caracterizam o raciocínio espacial, verificando-se a ocorrência de estratégias diversificadas. Revelam que as crianças, na composição das formas tridimensionais, utilizaram estratégias envolvendo a intencionalidade e a antecipação, correspondendo aos níveis compositor de formas e compositor de substituição. A análise das estratégias utilizadas nos desenhos das composições evidencia a capacidade das crianças em percecionarem relações espaciais, ao adotarem uma abordagem parcial em que atendem às posições relativas dos cubos como partes distintas dos tetracubos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-10T09:23:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9296
url http://hdl.handle.net/10400.21/9296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, M. J., & Rodrigues, M. (2018). Compondo e desenhando formas tridimensionais: Um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos. Quadrante, 27(2), 63-88. ISSN: 0872-3915
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133441966473216