Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9296 |
Resumo: | Este artigo visa caracterizar o raciocínio espacial de crianças de 5 anos através da análise das suas estratégias na composição e desenho de formas tridimensionais. Começamos por apresentar perspetivas curriculares sobre a área da geometria no Jardim de Infância, focando depois aspetos conceptuais associados ao desenvolvimento do raciocínio espacial, designadamente os envolvidos na composição de formas tridimensionais. O estudo assume uma natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os resultados do estudo sugerem a interação entre múltiplos processos que caracterizam o raciocínio espacial, verificando-se a ocorrência de estratégias diversificadas. Revelam que as crianças, na composição das formas tridimensionais, utilizaram estratégias envolvendo a intencionalidade e a antecipação, correspondendo aos níveis compositor de formas e compositor de substituição. A análise das estratégias utilizadas nos desenhos das composições evidencia a capacidade das crianças em percecionarem relações espaciais, ao adotarem uma abordagem parcial em que atendem às posições relativas dos cubos como partes distintas dos tetracubos. |
id |
RCAP_81729659ab548e96b5d0130405693433 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9296 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anosComposing and drawing three-dimensional shapes: a contribute for the characterization of the spatial reasoning of children aged fiveEducação pré-escolarRaciocínio espacialVisualizaçãoFormas tridimensionaisPreschool educationSpatial reasoningVisualizationThree-dimensional shapesEste artigo visa caracterizar o raciocínio espacial de crianças de 5 anos através da análise das suas estratégias na composição e desenho de formas tridimensionais. Começamos por apresentar perspetivas curriculares sobre a área da geometria no Jardim de Infância, focando depois aspetos conceptuais associados ao desenvolvimento do raciocínio espacial, designadamente os envolvidos na composição de formas tridimensionais. O estudo assume uma natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os resultados do estudo sugerem a interação entre múltiplos processos que caracterizam o raciocínio espacial, verificando-se a ocorrência de estratégias diversificadas. Revelam que as crianças, na composição das formas tridimensionais, utilizaram estratégias envolvendo a intencionalidade e a antecipação, correspondendo aos níveis compositor de formas e compositor de substituição. A análise das estratégias utilizadas nos desenhos das composições evidencia a capacidade das crianças em percecionarem relações espaciais, ao adotarem uma abordagem parcial em que atendem às posições relativas dos cubos como partes distintas dos tetracubos.Abstract. This article aims to characterize the spatial reasoning of children aged five through the analysis of their strategies when composing and drawing three-dimensional shapes. We begin by presenting curricular perspectives about the area of geometry in the kindergarten, focusing later conceptual aspects associated with the development of spatial reasoning, namely those involved in the composition of three-dimensional shapes. The study assumes a qualitative nature, within the modality of case study. The results of the study suggest the interaction between multiple processes that characterize spatial reasoning, verifying the occurrence of different strategies. The children, in the composition of the three-dimensional forms, used strategies involving intentionality and anticipation, corresponding to the shape composer level and substitution composer level. The analysis of the strategies used in the compositions’ drawings shows children’s ability to perceive spatial relationships by adopting a partial approach in which they regard the relative positions of the cubes as distinct parts of the tetracubes.RCIPLNunes, Maria JoãoRodrigues, Margarida2019-01-10T09:23:52Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9296porNunes, M. J., & Rodrigues, M. (2018). Compondo e desenhando formas tridimensionais: Um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos. Quadrante, 27(2), 63-88. ISSN: 0872-39150872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:53.784770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos Composing and drawing three-dimensional shapes: a contribute for the characterization of the spatial reasoning of children aged five |
title |
Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos |
spellingShingle |
Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos Nunes, Maria João Educação pré-escolar Raciocínio espacial Visualização Formas tridimensionais Preschool education Spatial reasoning Visualization Three-dimensional shapes |
title_short |
Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos |
title_full |
Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos |
title_fullStr |
Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos |
title_full_unstemmed |
Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos |
title_sort |
Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos |
author |
Nunes, Maria João |
author_facet |
Nunes, Maria João Rodrigues, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Maria João Rodrigues, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Raciocínio espacial Visualização Formas tridimensionais Preschool education Spatial reasoning Visualization Three-dimensional shapes |
topic |
Educação pré-escolar Raciocínio espacial Visualização Formas tridimensionais Preschool education Spatial reasoning Visualization Three-dimensional shapes |
description |
Este artigo visa caracterizar o raciocínio espacial de crianças de 5 anos através da análise das suas estratégias na composição e desenho de formas tridimensionais. Começamos por apresentar perspetivas curriculares sobre a área da geometria no Jardim de Infância, focando depois aspetos conceptuais associados ao desenvolvimento do raciocínio espacial, designadamente os envolvidos na composição de formas tridimensionais. O estudo assume uma natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os resultados do estudo sugerem a interação entre múltiplos processos que caracterizam o raciocínio espacial, verificando-se a ocorrência de estratégias diversificadas. Revelam que as crianças, na composição das formas tridimensionais, utilizaram estratégias envolvendo a intencionalidade e a antecipação, correspondendo aos níveis compositor de formas e compositor de substituição. A análise das estratégias utilizadas nos desenhos das composições evidencia a capacidade das crianças em percecionarem relações espaciais, ao adotarem uma abordagem parcial em que atendem às posições relativas dos cubos como partes distintas dos tetracubos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-01-10T09:23:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9296 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nunes, M. J., & Rodrigues, M. (2018). Compondo e desenhando formas tridimensionais: Um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos. Quadrante, 27(2), 63-88. ISSN: 0872-3915 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133441966473216 |