Perce??o de homofobia e discrimina??o da comunidade LGBTQIA+ no contexto da disciplina de Educa??o F?sica em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Craveiro, Ana Catarina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes, Jos?, Vieira, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/Craveiro, A. C., Mendes, J., & Vieira, F. (2021). Perce??o de homofobia e discrimina??o da comunidade LGBTQIA+ no contexto da disciplina de Educa??o F?sica em Portugal. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(2), 28?42. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.2.222
https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.2.222
Resumo: Contexto e Objetivo: O presente estudo procurou explorar a homofobia internalizada e sentimento de discrimina??o da comunidade LGBTQIA+ (L?sbica, Gay, Bissexual, Transsexual, Queer, Intersexo, Assexual) no contexto da disciplina de educa??o f?sica. M?todos: Estudo quantitativo, qualitativo e explorat?rio numa amostra por conveni?ncia, n?o probabil?stica, realizado entre maio e julho de 2021. Participaram no preenchimento de um question?rio sociodemogr?fico, question?rio de conforto com a identidade sexual (Escala de Homofobia Internalizada), e Escala de Discrimina??o Quotidiana 180 indiv?duos com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos. Resultados: Na avalia??o da homofobia internalizada, a perce??o de estigma externo apresentou correla??es moderadas e altas com as vari?veis associadas ? discrimina??o em meio escolar, inclusive na disciplina de educa??o f?sica. Foi poss?vel verificar diferen?as estatisticamente significativas nas modalidades preferidas praticadas na educa??o f?sica entre os sexos, onde as raparigas preferiram modalidades coletivas e de contacto, enquanto os rapazes optaram por modalidades individuais sem contacto. Atrav?s da an?lise qualitativa, foi poss?vel verificar mem?rias de discurso homof?bico por parte dos colegas aquando da pr?tica da disciplina de educa??o f?sica. Conclus?es: Revela-se necess?rio uma maior compreens?o sobre as diferen?as sexuais e a pr?tica das modalidades da disciplina de educa??o f?sica. Emergem preocupa??es associadas ao abandono da pr?tica de exerc?cio f?sico ou desporto devido ? discrimina??o sentida pelos jovens. Estudos futuros devem analisar a perspetiva dos intervenientes na elabora??o do curr?culo de educa??o f?sica, tendo em considera??o a evolu??o da sociedade. / Backgroundand Aim: The aim of this study was to investigate internalized homophobia and the feeling of everyday discrimination among LGBTQIA+ (Lesbian, Gay, Bisexual, Transsexual, Queer, Intersex, Asexual) community in physical education. Methods: Qualitative, quantitative and exploratory study was used on a convenience sample, non-probabilistic, carried out from May 2021 to July 2021. One hundred eighty individuals, aged between 18 and 60, participated in the study by answering a sociodemographic questionnaire, a questionnaire evaluating comfort with sexual identity (the Internalized Homophobia Scale), and the Everyday Discrimination Scale. Results: Regarding the evaluation of internalized homophobia, the perception of external stigma presented moderate to high correlations with the variables associated with discrimination in school settings and physical education classes. It was possible to confirm statistically significant sex differences in favorite sports practiced in physical education classes, where girls preferred group contact sports and boys preferred individual/non-contact sports. Through qualitative analysis was noticeable that most participants recalled homophobic rhetoric from classmates during physical education classes. Conclusions: There is a need for a greater understanding of gender differences and physical education practice. Concerns arise associated with the abandonment of physical exercise or sport due to the discrimination felt by young students. Future studies should analyze the perspective of those involved in the development of the physical education curriculum, taking into account the evolution of society.
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Participaram no preenchimento de um question?rio sociodemogr?fico, question?rio de conforto com a identidade sexual (Escala de Homofobia Internalizada), e Escala de Discrimina??o Quotidiana 180 indiv?duos com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos. Resultados: Na avalia??o da homofobia internalizada, a perce??o de estigma externo apresentou correla??es moderadas e altas com as vari?veis associadas ? discrimina??o em meio escolar, inclusive na disciplina de educa??o f?sica. Foi poss?vel verificar diferen?as estatisticamente significativas nas modalidades preferidas praticadas na educa??o f?sica entre os sexos, onde as raparigas preferiram modalidades coletivas e de contacto, enquanto os rapazes optaram por modalidades individuais sem contacto. Atrav?s da an?lise qualitativa, foi poss?vel verificar mem?rias de discurso homof?bico por parte dos colegas aquando da pr?tica da disciplina de educa??o f?sica. Conclus?es: Revela-se necess?rio uma maior compreens?o sobre as diferen?as sexuais e a pr?tica das modalidades da disciplina de educa??o f?sica. Emergem preocupa??es associadas ao abandono da pr?tica de exerc?cio f?sico ou desporto devido ? discrimina??o sentida pelos jovens. Estudos futuros devem analisar a perspetiva dos intervenientes na elabora??o do curr?culo de educa??o f?sica, tendo em considera??o a evolu??o da sociedade. / Backgroundand Aim: The aim of this study was to investigate internalized homophobia and the feeling of everyday discrimination among LGBTQIA+ (Lesbian, Gay, Bisexual, Transsexual, Queer, Intersex, Asexual) community in physical education. Methods: Qualitative, quantitative and exploratory study was used on a convenience sample, non-probabilistic, carried out from May 2021 to July 2021. One hundred eighty individuals, aged between 18 and 60, participated in the study by answering a sociodemographic questionnaire, a questionnaire evaluating comfort with sexual identity (the Internalized Homophobia Scale), and the Everyday Discrimination Scale. Results: Regarding the evaluation of internalized homophobia, the perception of external stigma presented moderate to high correlations with the variables associated with discrimination in school settings and physical education classes. It was possible to confirm statistically significant sex differences in favorite sports practiced in physical education classes, where girls preferred group contact sports and boys preferred individual/non-contact sports. Through qualitative analysis was noticeable that most participants recalled homophobic rhetoric from classmates during physical education classes. Conclusions: There is a need for a greater understanding of gender differences and physical education practice. Concerns arise associated with the abandonment of physical exercise or sport due to the discrimination felt by young students. Future studies should analyze the perspective of those involved in the development of the physical education curriculum, taking into account the evolution of society.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga2022-01-24T11:33:32Z2022-01-242021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Craveiro, A. C., Mendes, J., & Vieira, F. (2021). Perce??o de homofobia e discrimina??o da comunidade LGBTQIA+ no contexto da disciplina de Educa??o F?sica em Portugal. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(2), 28?42. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.2.222https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.2.222https://doi.org/Craveiro, A. C., Mendes, J., & Vieira, F. (2021). Perce??o de homofobia e discrimina??o da comunidade LGBTQIA+ no contexto da disciplina de Educa??o F?sica em Portugal. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(2), 28?42. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.2.222https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.2.222por2183-4938http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1378Craveiro, Ana CatarinaMendes, Jos?Vieira, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:11Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:21.068058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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