"Basteln" - Contributo para uma maior predisposção para a arte?: Relatório Final de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8958 |
Resumo: | Desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, o presente Relatório Final de Estágio debruça-se sobre o percurso formativo percorrido ao longo deste Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, abordando para tal as próprias experiências de estágio como fonte de reflexão sobre a prática docente. Tem contributos do estudo iniciado no contexto da Unidade Curricular de Metodologia de Investigação em Educação Artística do mesmo Mestrado, cujo tema parte, precisamente das experiências e observações dos diferentes contextos de estágio. Assim, este relatório divide-se em duas partes distintas. Por uma questão de melhor contextualizar as abordagens feitas à Prática Educativa, a parte da investigação é apresentada em primeiro, centrando-se esta na procura de fundamentações para a hipótese de haver um contributo do "basteln" para uma maior predisposição para a arte. Já a segunda parte deste relatório foca, retrospectivamente, as experiências de estágio, onde, tendo em conta os pontos de ligação com o tema de estudo apresentado anteriormente, é analisada a Prática Educativa Supervisionada. |
id |
RCAP_81988dc8911f61bb5ea48016b8c663b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8958 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Basteln" - Contributo para uma maior predisposção para a arte?: Relatório Final de EstágioEducação artísticaBastelnTrabalho manualArtistic educationHandworkDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDesenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, o presente Relatório Final de Estágio debruça-se sobre o percurso formativo percorrido ao longo deste Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, abordando para tal as próprias experiências de estágio como fonte de reflexão sobre a prática docente. Tem contributos do estudo iniciado no contexto da Unidade Curricular de Metodologia de Investigação em Educação Artística do mesmo Mestrado, cujo tema parte, precisamente das experiências e observações dos diferentes contextos de estágio. Assim, este relatório divide-se em duas partes distintas. Por uma questão de melhor contextualizar as abordagens feitas à Prática Educativa, a parte da investigação é apresentada em primeiro, centrando-se esta na procura de fundamentações para a hipótese de haver um contributo do "basteln" para uma maior predisposição para a arte. Já a segunda parte deste relatório foca, retrospectivamente, as experiências de estágio, onde, tendo em conta os pontos de ligação com o tema de estudo apresentado anteriormente, é analisada a Prática Educativa Supervisionada.This Final Internship Report, developed within the realm of Supervised Educational Practice, focuses on the formative path taken throughout the Masters of Education in Visual and Technological Education at Basic School Level, by using the internship experiences themselves as a source of reflection on teaching practice. It encloses contributions stemming from the Arts Education Investigation Methodology Curricular Unit part of the designated M(A), whose theme had taken, as a point of departure, precisely those same experiences and observations rising from the diferent internship contexts. Thus said, this Report is divided into two different parts. For the sake of a better context understanding regarding the several approaches to the Educational Practice, the part concerning the research is first presented, in search of the fundamentals that would prove “basteln”as a contribution to a higher disposition towards the arts. The second part of this report then focuses, in retrospective fashion, on the Internship Experiences, out of which, taking into account the contact points with the theme previously introduced, is analysed the Supervised Educational Practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSilva, António Fernando Monteiro Pereira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMenezes, Isabel Eisele2016-12-21T18:47:10Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8958TID:201492857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:38.662036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Basteln" - Contributo para uma maior predisposção para a arte?: Relatório Final de Estágio |
title |
"Basteln" - Contributo para uma maior predisposção para a arte?: Relatório Final de Estágio |
spellingShingle |
"Basteln" - Contributo para uma maior predisposção para a arte?: Relatório Final de Estágio Menezes, Isabel Eisele Educação artística Basteln Trabalho manual Artistic education Handwork Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
"Basteln" - Contributo para uma maior predisposção para a arte?: Relatório Final de Estágio |
title_full |
"Basteln" - Contributo para uma maior predisposção para a arte?: Relatório Final de Estágio |
title_fullStr |
"Basteln" - Contributo para uma maior predisposção para a arte?: Relatório Final de Estágio |
title_full_unstemmed |
"Basteln" - Contributo para uma maior predisposção para a arte?: Relatório Final de Estágio |
title_sort |
"Basteln" - Contributo para uma maior predisposção para a arte?: Relatório Final de Estágio |
author |
Menezes, Isabel Eisele |
author_facet |
Menezes, Isabel Eisele |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, António Fernando Monteiro Pereira da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Isabel Eisele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Basteln Trabalho manual Artistic education Handwork Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação artística Basteln Trabalho manual Artistic education Handwork Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, o presente Relatório Final de Estágio debruça-se sobre o percurso formativo percorrido ao longo deste Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, abordando para tal as próprias experiências de estágio como fonte de reflexão sobre a prática docente. Tem contributos do estudo iniciado no contexto da Unidade Curricular de Metodologia de Investigação em Educação Artística do mesmo Mestrado, cujo tema parte, precisamente das experiências e observações dos diferentes contextos de estágio. Assim, este relatório divide-se em duas partes distintas. Por uma questão de melhor contextualizar as abordagens feitas à Prática Educativa, a parte da investigação é apresentada em primeiro, centrando-se esta na procura de fundamentações para a hipótese de haver um contributo do "basteln" para uma maior predisposição para a arte. Já a segunda parte deste relatório foca, retrospectivamente, as experiências de estágio, onde, tendo em conta os pontos de ligação com o tema de estudo apresentado anteriormente, é analisada a Prática Educativa Supervisionada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-12-21T18:47:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8958 TID:201492857 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8958 |
identifier_str_mv |
TID:201492857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131392671481856 |