Força de gestão de recursos humanos: exploração teórica e validação empírica no setor hoteleiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13367 |
Resumo: | Strategic Human Resource Management emphasizes the way the HR system is critical to organizational efficacy. Notwithstanding the theoretical and empirical support for the human resource management-organizational performance connection, authors still do not know how this association works. Bowen and Ostroff (2004) responded to this plea, and introduced the concept of strength of the human resource system. Such systems communicate clear and unambiguous messages about the content of HRM that guide the behaviour of employees to organizational goals. Nine attributes are proposed, grouped into three clusters: distinctiveness, consistency and consensus. Based on seven semistructured interviews to HR managers in hotels, we explored the attributes which make a HRM System strong or weak. Data was compared with the theoretical propositions of Bowen and Ostroff, and results offer some insights regarding each of the attributes put forward by authors. Furthermore, data showed that only some of the nine constructs are part of the agendas of the HR function. The attributes which were less supported were: understandability, validity and justice. Implications are drawn in respect to the way HR communicates with employees. |
id |
RCAP_819987f0eb97bb6ff4a314ed38e3674b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/13367 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Força de gestão de recursos humanos: exploração teórica e validação empírica no setor hoteleiroStrategic Human Resource Management emphasizes the way the HR system is critical to organizational efficacy. Notwithstanding the theoretical and empirical support for the human resource management-organizational performance connection, authors still do not know how this association works. Bowen and Ostroff (2004) responded to this plea, and introduced the concept of strength of the human resource system. Such systems communicate clear and unambiguous messages about the content of HRM that guide the behaviour of employees to organizational goals. Nine attributes are proposed, grouped into three clusters: distinctiveness, consistency and consensus. Based on seven semistructured interviews to HR managers in hotels, we explored the attributes which make a HRM System strong or weak. Data was compared with the theoretical propositions of Bowen and Ostroff, and results offer some insights regarding each of the attributes put forward by authors. Furthermore, data showed that only some of the nine constructs are part of the agendas of the HR function. The attributes which were less supported were: understandability, validity and justice. Implications are drawn in respect to the way HR communicates with employees. A Gestão Estratégica de Recursos Humanos coloca a tónica na forma como o sistema de GRH é crítico para a eficácia organizacional. Apesar dos estudos teóricos e empíricos sobre o potencial da GRH no aumento do desempenho e eficácia das organizações, ainda há uma significativa falta de conhecimento no que respeita ao funcionamento dessa associação. Atendendo a esta problemática, Bowen e Ostroff (2004) introduziram o conceito de sistemas de GRH fortes. Estes sistemas comunicam mensagens claras e não ambíguas sobre o conteúdo da GRH, que orientam o comportamento dos colaboradores para o alcance dos objetivos organizacionais. São propostos nove atributos, agrupados em três clusters:distintividade, consistência e consenso. Com base em entrevistas semiestruturadas a diretores de recursos humanos de sete grandes cadeias hoteleiras situadas em Portugal, analisou-se a forma como estas empresas encaram a GRH, mais especificamente se nestas empresas a GRH pode ser considerada forte. Os dados foram comparados com as proposições teóricas de Bowen e Ostroff (2004), e verificou-se que dos nove atributos propostos pelos autores, apenas alguns têm apoio empírico. Os atributos que menos se evidenciam são: compreensibilidade, validade, e justiça. Conclui-se que estas empresas ainda têm um papel importante a desenvolver sobretudo no que respeita a estes aspetos menos valorizados. Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2011-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13367oai:proa.ua.pt:article/13367Journal of Tourism & Development; No 16 (2011); 61-71Revista Turismo & Desenvolvimento; n.º 16 (2011); 61-712182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13367https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13367https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13367/8929http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, AnabelaBentes, LuísaGomes, Jorge F. S.2022-09-26T10:57:20Zoai:proa.ua.pt:article/13367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:59.392372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Força de gestão de recursos humanos: exploração teórica e validação empírica no setor hoteleiro |
title |
Força de gestão de recursos humanos: exploração teórica e validação empírica no setor hoteleiro |
spellingShingle |
Força de gestão de recursos humanos: exploração teórica e validação empírica no setor hoteleiro Correia, Anabela |
title_short |
Força de gestão de recursos humanos: exploração teórica e validação empírica no setor hoteleiro |
title_full |
Força de gestão de recursos humanos: exploração teórica e validação empírica no setor hoteleiro |
title_fullStr |
Força de gestão de recursos humanos: exploração teórica e validação empírica no setor hoteleiro |
title_full_unstemmed |
Força de gestão de recursos humanos: exploração teórica e validação empírica no setor hoteleiro |
title_sort |
Força de gestão de recursos humanos: exploração teórica e validação empírica no setor hoteleiro |
author |
Correia, Anabela |
author_facet |
Correia, Anabela Bentes, Luísa Gomes, Jorge F. S. |
author_role |
author |
author2 |
Bentes, Luísa Gomes, Jorge F. S. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Anabela Bentes, Luísa Gomes, Jorge F. S. |
description |
Strategic Human Resource Management emphasizes the way the HR system is critical to organizational efficacy. Notwithstanding the theoretical and empirical support for the human resource management-organizational performance connection, authors still do not know how this association works. Bowen and Ostroff (2004) responded to this plea, and introduced the concept of strength of the human resource system. Such systems communicate clear and unambiguous messages about the content of HRM that guide the behaviour of employees to organizational goals. Nine attributes are proposed, grouped into three clusters: distinctiveness, consistency and consensus. Based on seven semistructured interviews to HR managers in hotels, we explored the attributes which make a HRM System strong or weak. Data was compared with the theoretical propositions of Bowen and Ostroff, and results offer some insights regarding each of the attributes put forward by authors. Furthermore, data showed that only some of the nine constructs are part of the agendas of the HR function. The attributes which were less supported were: understandability, validity and justice. Implications are drawn in respect to the way HR communicates with employees. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13367 oai:proa.ua.pt:article/13367 |
url |
https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13367 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/13367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13367 https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13367 https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13367/8929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Tourism & Development; No 16 (2011); 61-71 Revista Turismo & Desenvolvimento; n.º 16 (2011); 61-71 2182-1453 1645-9261 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130521604718592 |