Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/9462 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica. |
id |
RCAP_819df2831154b94acbef030c9a74e514 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9462 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolarConhecimento emocionalRegulação emocionalCompetências sociaisPré- escolarPaisEducadoresEmotion knowledgeEmotion regulationSocial skillsPreschoolParentsKindergarten teachersDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.O desenvolvimento de competências emocionais e sociais é essencial ao desenvolvimento saudável das crianças. Neste sentido, é importante aprofundar o conhecimento sobre como o conhecimento das emoções contribui para as competências sociais e em crianças de idade pré escolar. Analisou-se também o papel mediador da regulação emocional entre o conhecimento emocional e as competências sociais. O estudo contou com a participação de 108 crianças, respetivas figuras parentais (mãe ou pai; n=108) e educadores de infância (n=8). Para avaliar o conhecimento emocional das crianças foi aplicada a versão portuguesa do Teste de Conhecimento das Emoções, a regulação emocional foi avaliada através de um questionário à figura parental (ERC) e as competências sociais através de um questionário ao educador (SSRS). Os resultados sugerem que melhores competências de nomeação e de reconhecimento das emoções se associam a competências sociais mais elevadas. Verificou-se também que a labilidade/negatividade medeiam a relação entre o reconhecimento das emoções e os problemas de comportamento. Todavia não se verificou a existência de mediação entre as restantes dimensões do estudo. Conclui-se que o facto de as crianças terem dificuldades ao nível da regulação emocional, possui impacto na capacidade de a criança reconhecer as emoções e consequentemente nos problemas comportamentais exibidos em sala de aula.ABSTRACT: The development of emotional and social skills is essential to the healthy development of children. In this sense, it is important to deepen our understanding of how knowledge of emotions contributes to social skills in pre-school children. The mediating role of emotional regulation between emotional knowledge and social skills was also analyzed. The study involved 108 children, their parental figures (mother or father; n=108) and kindergarten teachers (n=8). The Portuguese version of the Emotional Knowledge Test was used to assess the children's emotional knowledge, emotional regulation was assessed using a questionnaire for the parental figure (ERC) and social skills using a questionnaire for the teacher (SSRS). The results suggest that better emotion naming and recognition skills are associated with higher social skills. It was also found that lability/negativity mediated the relationship between emotion recognition and behavior problems. However, there was no mediation between the other dimensions of the study. We conclude that the fact that children have difficulties with emotional regulation has an impact on their ability to recognize emotions and consequently on the behavioral problems they display in the classroom.Schiro, Eva Diniz Bensaja DeiRepositório do ISPALanisco, Maria Margarida de Jesus Gomes2024-01-10T19:30:02Z2023-11-302024-01-102023-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9462TID:203442091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:16:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:34.403798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar |
title |
Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar |
spellingShingle |
Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar Lanisco, Maria Margarida de Jesus Gomes Conhecimento emocional Regulação emocional Competências sociais Pré- escolar Pais Educadores Emotion knowledge Emotion regulation Social skills Preschool Parents Kindergarten teachers |
title_short |
Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar |
title_full |
Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar |
title_fullStr |
Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar |
title_sort |
Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar |
author |
Lanisco, Maria Margarida de Jesus Gomes |
author_facet |
Lanisco, Maria Margarida de Jesus Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schiro, Eva Diniz Bensaja Dei Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanisco, Maria Margarida de Jesus Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento emocional Regulação emocional Competências sociais Pré- escolar Pais Educadores Emotion knowledge Emotion regulation Social skills Preschool Parents Kindergarten teachers |
topic |
Conhecimento emocional Regulação emocional Competências sociais Pré- escolar Pais Educadores Emotion knowledge Emotion regulation Social skills Preschool Parents Kindergarten teachers |
description |
Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-30 2023-11-30T00:00:00Z 2024-01-10T19:30:02Z 2024-01-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/9462 TID:203442091 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/9462 |
identifier_str_mv |
TID:203442091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136895278514176 |