Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanisco, Maria Margarida de Jesus Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9462
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.
id RCAP_819df2831154b94acbef030c9a74e514
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolarConhecimento emocionalRegulação emocionalCompetências sociaisPré- escolarPaisEducadoresEmotion knowledgeEmotion regulationSocial skillsPreschoolParentsKindergarten teachersDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.O desenvolvimento de competências emocionais e sociais é essencial ao desenvolvimento saudável das crianças. Neste sentido, é importante aprofundar o conhecimento sobre como o conhecimento das emoções contribui para as competências sociais e em crianças de idade pré escolar. Analisou-se também o papel mediador da regulação emocional entre o conhecimento emocional e as competências sociais. O estudo contou com a participação de 108 crianças, respetivas figuras parentais (mãe ou pai; n=108) e educadores de infância (n=8). Para avaliar o conhecimento emocional das crianças foi aplicada a versão portuguesa do Teste de Conhecimento das Emoções, a regulação emocional foi avaliada através de um questionário à figura parental (ERC) e as competências sociais através de um questionário ao educador (SSRS). Os resultados sugerem que melhores competências de nomeação e de reconhecimento das emoções se associam a competências sociais mais elevadas. Verificou-se também que a labilidade/negatividade medeiam a relação entre o reconhecimento das emoções e os problemas de comportamento. Todavia não se verificou a existência de mediação entre as restantes dimensões do estudo. Conclui-se que o facto de as crianças terem dificuldades ao nível da regulação emocional, possui impacto na capacidade de a criança reconhecer as emoções e consequentemente nos problemas comportamentais exibidos em sala de aula.ABSTRACT: The development of emotional and social skills is essential to the healthy development of children. In this sense, it is important to deepen our understanding of how knowledge of emotions contributes to social skills in pre-school children. The mediating role of emotional regulation between emotional knowledge and social skills was also analyzed. The study involved 108 children, their parental figures (mother or father; n=108) and kindergarten teachers (n=8). The Portuguese version of the Emotional Knowledge Test was used to assess the children's emotional knowledge, emotional regulation was assessed using a questionnaire for the parental figure (ERC) and social skills using a questionnaire for the teacher (SSRS). The results suggest that better emotion naming and recognition skills are associated with higher social skills. It was also found that lability/negativity mediated the relationship between emotion recognition and behavior problems. However, there was no mediation between the other dimensions of the study. We conclude that the fact that children have difficulties with emotional regulation has an impact on their ability to recognize emotions and consequently on the behavioral problems they display in the classroom.Schiro, Eva Diniz Bensaja DeiRepositório do ISPALanisco, Maria Margarida de Jesus Gomes2024-01-10T19:30:02Z2023-11-302024-01-102023-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9462TID:203442091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:16:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:34.403798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar
title Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar
spellingShingle Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar
Lanisco, Maria Margarida de Jesus Gomes
Conhecimento emocional
Regulação emocional
Competências sociais
Pré- escolar
Pais
Educadores
Emotion knowledge
Emotion regulation
Social skills
Preschool
Parents
Kindergarten teachers
title_short Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar
title_full Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar
title_fullStr Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar
title_full_unstemmed Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar
title_sort Influência do conhecimento emocional nas competências sociais e aregulação emocional em crianças no pré-escolar
author Lanisco, Maria Margarida de Jesus Gomes
author_facet Lanisco, Maria Margarida de Jesus Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schiro, Eva Diniz Bensaja Dei
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanisco, Maria Margarida de Jesus Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento emocional
Regulação emocional
Competências sociais
Pré- escolar
Pais
Educadores
Emotion knowledge
Emotion regulation
Social skills
Preschool
Parents
Kindergarten teachers
topic Conhecimento emocional
Regulação emocional
Competências sociais
Pré- escolar
Pais
Educadores
Emotion knowledge
Emotion regulation
Social skills
Preschool
Parents
Kindergarten teachers
description Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30
2023-11-30T00:00:00Z
2024-01-10T19:30:02Z
2024-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9462
TID:203442091
url http://hdl.handle.net/10400.12/9462
identifier_str_mv TID:203442091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136895278514176