Faz bem, faz mal, afinal o que faz? Efeito das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Frederico Abel Alves Dias de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6822
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
id RCAP_81a0abd47d8502a9aae4825d8c6bbdd6
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Faz bem, faz mal, afinal o que faz? Efeito das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superiorEnsino superiorAtividade extracurricularSucesso académicoMotivaçãoEstilo de aprendizagemHigher educationExtracurricular activitiesAcademic successMotivationLearning approachDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalA presente investigação teve como objetivo analisar os efeitos das Atividades Extracurriculares relativamente às variáveis sucesso académico, estilo de aprendizagem e motivação académica em estudantes do ensino superior. Participaram no estudo 249 estudantes do ensino superior Português a frequentarem diferentes cursos. De forma a medir o sucesso académico recorremos à média ponderada dos alunos no momento da entrega do questionário; a Escala de Motivação para Aprender de Boruchovitch (2008) de forma a medir os índices de Motivação académica e o IPE, Inventario de Processos de Estudo de Rosário, Mourão, Núñez, González-Pienda, Solano e Valle (2007) para analisar a variável estilo de aprendizagem. Quanto aos resultados obtidos, quando analisado o impacto da prática de Actividades Extracurriculares no sucesso académico, estilo de aprendizagem e Motivação académica, não foi possível encontrar qualquer efeito introduzido pela prática de Actividades Extracurriculares. No entanto, quando analisado o comprometimento com as Atividades Extracurriculares, surgem diferenças na motivação extrínseca, e em alguns dos itens relacionados com a abordagem profunda ao estudo. Face a estes resultados procuramos identificar motivos para os mesmos levantando questões quanto à forma de olhar para o estudo destes constructos.The current study aims to analyze the effects of Extracurricular Activities (ECAs) on academic success, learning style and academic motivation in students of higher education, The study's sample involved 249 subjects enrolled in Portuguese higher education in different courses and at several different institutions. In order to measure academic success, we used the weighted grade average of the students at the time of delivery of the questionnaire; the EMA - Motivation Scale to Learn by Boruchovitch (2008) was used to measure Academic Motivation indexes; and the IPE - Inventário de Processos de Estudo (Learning Approach Inventory) by Rosário, Mourão, Núñez, González-Pienda, Solano and Valle (2007) was used to analyze the learning style variable. From the results obtained in the present study it wasn’t possible to present any relation between the practice of ECAs and academic success, learning style or academic motivation, all dough wen analyzing the students whit higher load of ECAs, measured by the number of hours practicing the activity, it was possible to identify some correlation whit 2 items frim the LAI and whit extrinsic motivations. There for, we tried to engage on a theorical guide line for future study, to endorse a distinct view of the different dimensions in study to enhance future study’s.Peixoto, FranciscoRepositório do ISPAGuerreiro, Frederico Abel Alves Dias de Oliveira2019-01-11T15:48:53Z2018-12-05T00:00:00Z2018-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6822202055434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:31Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:39.644855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Faz bem, faz mal, afinal o que faz? Efeito das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superior
title Faz bem, faz mal, afinal o que faz? Efeito das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superior
spellingShingle Faz bem, faz mal, afinal o que faz? Efeito das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superior
Guerreiro, Frederico Abel Alves Dias de Oliveira
Ensino superior
Atividade extracurricular
Sucesso académico
Motivação
Estilo de aprendizagem
Higher education
Extracurricular activities
Academic success
Motivation
Learning approach
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Faz bem, faz mal, afinal o que faz? Efeito das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superior
title_full Faz bem, faz mal, afinal o que faz? Efeito das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superior
title_fullStr Faz bem, faz mal, afinal o que faz? Efeito das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Faz bem, faz mal, afinal o que faz? Efeito das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superior
title_sort Faz bem, faz mal, afinal o que faz? Efeito das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superior
author Guerreiro, Frederico Abel Alves Dias de Oliveira
author_facet Guerreiro, Frederico Abel Alves Dias de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Frederico Abel Alves Dias de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Atividade extracurricular
Sucesso académico
Motivação
Estilo de aprendizagem
Higher education
Extracurricular activities
Academic success
Motivation
Learning approach
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Ensino superior
Atividade extracurricular
Sucesso académico
Motivação
Estilo de aprendizagem
Higher education
Extracurricular activities
Academic success
Motivation
Learning approach
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05T00:00:00Z
2018-12-05T00:00:00Z
2019-01-11T15:48:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6822
202055434
url http://hdl.handle.net/10400.12/6822
identifier_str_mv 202055434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130107575533568