Aprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marco Paulo Duarte
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37933
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_6d8ca34090099d011110caea884e4a69
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37933
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de músicaContextual learning: motivational impact of extracurricular musical activities in Guitar students of a Conservatory of musicAtividades musicais extracurricularesMotivação escolarSucesso escolarGuitarra clássicaExtracurricular music activitiesSchool motivationSchool successClassical guitar787.61Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaEste estudo pretende contribuir para a identificação de fatores que permitam melhorar a motivação escolar assim como o sucesso escolar. Portanto, o presente trabalho pretende investigar sobre os resultados da participação de alunos em atividades musicais extracurriculares, como ferramenta motivacional no estudo da guitarra, inserido no ensino vocacional de música. Esta temática já tem sido estudada por vários autores em diversos contextos, em que, na maior partes dos casos, foram obtidos resultados consideravelmente positivos. Alguns estudos têm revelado que a participação de alunos em atividades extracurriculares aumenta a sua motivação e, em certos casos, também o sucesso escolar. Para este estudo, participaram 16 alunos de guitarra de um Conservatório de música. Durante um ano letivo, foram desenvolvidas atividades musicais extracurriculares para os alunos referidos. Verificou-se que, de certa forma, alguns alunos apresentam comportamentos motivacionais mais elevados, embora em diferentes níveis, após terem realizado as atividades mencionadas. Em certos casos, o sucesso escolar aumentou, bem como a própria vontade de progredir no estudo na guitarra num nível superior.This study contributes to the identification of factors that allows improving school motivation as well school success. Therefore, the present work investigates the student development on extracurricular music activities, as well a motivational tool in guitar studies inserted in vocational music teaching. This theme has already been studied by many authors in several contexts, in which, in several cases, the results were very positives. Some studies have revealed that the student participation in extracurricular activities, increases self-motivation and, in certain cases, the school success. For this study, 16 guitar students from the music school participated. During a school year, the extracurricular music activities of the students were developed. It was confirmed that, in a certain way, some of the students, show more motivational behavior, although in different levels, after performing the mentioned activities. In certain cases, the school success increases, as well the own will to progress in the guitar studies in a superior level.Barceló, RicardoLopes, José MesquitaUniversidade do MinhoFerreira, Marco Paulo Duarte20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/37933por201513749info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:50.981490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de música
Contextual learning: motivational impact of extracurricular musical activities in Guitar students of a Conservatory of music
title Aprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de música
spellingShingle Aprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de música
Ferreira, Marco Paulo Duarte
Atividades musicais extracurriculares
Motivação escolar
Sucesso escolar
Guitarra clássica
Extracurricular music activities
School motivation
School success
Classical guitar
787.61
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de música
title_full Aprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de música
title_fullStr Aprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de música
title_full_unstemmed Aprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de música
title_sort Aprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de música
author Ferreira, Marco Paulo Duarte
author_facet Ferreira, Marco Paulo Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barceló, Ricardo
Lopes, José Mesquita
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marco Paulo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades musicais extracurriculares
Motivação escolar
Sucesso escolar
Guitarra clássica
Extracurricular music activities
School motivation
School success
Classical guitar
787.61
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Atividades musicais extracurriculares
Motivação escolar
Sucesso escolar
Guitarra clássica
Extracurricular music activities
School motivation
School success
Classical guitar
787.61
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37933
url http://hdl.handle.net/1822/37933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133024526270464