O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14568/cp2018041 |
Resumo: | A Escola Secundária Sebastião e Silva possui, tal como muitas escolas secundárias existentes em Portugal e noutros países, importantes coleções científicas. Estas são compostas, maioritariamente, pelos núcleos das Ciências da Natureza, Física e Química, revelando-se fundamentais quer como testemunhos da memória e identidade deste antigo Liceu, quer evidenciando as práticas pedagógicas adotadas na instituição, contribuindo para a história das ciências e da educação em Portugal. São, ainda, o espelho do valor dado a estas disciplinas pela instituição patente, por exemplo, nas preocupações inerentes à seleção do material constitutivo da coleção. O objetivo do presente artigo é o de explicar o contexto de constituição do acervo e de institucionalização do Núcleo Museológico, em que a relevância das coleções se cruza com o seu incomensurável valor patrimonial, enquanto construtor de uma identidade e memória coletiva da escola e da comunidade educativa. Pretende-se, seguidamente, explicar as estratégias de interação pedagógica já implementadas e, por fim, destacar os problemas e as perspetivas de futuro. Refletir-se-á, deste modo, acerca da relevância deste património numa era de tecnologias digitais e sobre os principais desafios colocados à sua preservação, estudo, interpretação e divulgação. Recebido: 2018-8-14 Revisto: 2019-1-14 Aceite: 2019-5-30 Online: 2020-3-4 Publicação: 2020-3-13 |
id |
RCAP_81a60929fbe65fa0557278ecd420bdce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21458 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, OeirasO Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, OeirasArticlesA Escola Secundária Sebastião e Silva possui, tal como muitas escolas secundárias existentes em Portugal e noutros países, importantes coleções científicas. Estas são compostas, maioritariamente, pelos núcleos das Ciências da Natureza, Física e Química, revelando-se fundamentais quer como testemunhos da memória e identidade deste antigo Liceu, quer evidenciando as práticas pedagógicas adotadas na instituição, contribuindo para a história das ciências e da educação em Portugal. São, ainda, o espelho do valor dado a estas disciplinas pela instituição patente, por exemplo, nas preocupações inerentes à seleção do material constitutivo da coleção. O objetivo do presente artigo é o de explicar o contexto de constituição do acervo e de institucionalização do Núcleo Museológico, em que a relevância das coleções se cruza com o seu incomensurável valor patrimonial, enquanto construtor de uma identidade e memória coletiva da escola e da comunidade educativa. Pretende-se, seguidamente, explicar as estratégias de interação pedagógica já implementadas e, por fim, destacar os problemas e as perspetivas de futuro. Refletir-se-á, deste modo, acerca da relevância deste património numa era de tecnologias digitais e sobre os principais desafios colocados à sua preservação, estudo, interpretação e divulgação. Recebido: 2018-8-14 Revisto: 2019-1-14 Aceite: 2019-5-30 Online: 2020-3-4 Publicação: 2020-3-13Like so many secondary schools, in Portugal and elsewhere, the Sebastião e Silva Secondary School in Oeiras has important scientific collections. These mainly encompass the Natural Sciences, Physics and Chemistry fields, and their significance is associated both with the memory and identity of the School, and with local pedagogic practices, contributing therefore to the history of sciences and education in Portugal. Moreover, they reflect the value given to these subjects by their host institution, for example, by the selection of materials which integrate the collection. The main purpose of the present essay is to explain the origins and context of the collection and its institutionalization as a museological nucleus of the School. The collection relevance and its immeasurable heritage value is a maker of a collective identity and memory of the School and the educational community. In the present paper implemented strategies of pedagogical interaction are discussed and, ultimately, problems and future perspectives are highlighted. A reflection is made about the relevance of this heritage in an era of digital technologies, as well as the main challenges in its preservation, study, interpretation and dissemination. Received: 2018-8-14 Revised: 2019-1-14 Accepted: 2019-5-30 Online: 2020-3-4 Publication: 2020-3-13ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal2020-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.14568/cp2018041por2182-99421646-043XAlmeida, Maria MotaMendes, ClarisseFernández, Carmeninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T11:11:16Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:08.598953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras |
title |
O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras |
spellingShingle |
O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras Almeida, Maria Mota Articles |
title_short |
O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras |
title_full |
O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras |
title_fullStr |
O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras |
title_full_unstemmed |
O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras |
title_sort |
O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras |
author |
Almeida, Maria Mota |
author_facet |
Almeida, Maria Mota Mendes, Clarisse Fernández, Carmen |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Clarisse Fernández, Carmen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Mota Mendes, Clarisse Fernández, Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articles |
topic |
Articles |
description |
A Escola Secundária Sebastião e Silva possui, tal como muitas escolas secundárias existentes em Portugal e noutros países, importantes coleções científicas. Estas são compostas, maioritariamente, pelos núcleos das Ciências da Natureza, Física e Química, revelando-se fundamentais quer como testemunhos da memória e identidade deste antigo Liceu, quer evidenciando as práticas pedagógicas adotadas na instituição, contribuindo para a história das ciências e da educação em Portugal. São, ainda, o espelho do valor dado a estas disciplinas pela instituição patente, por exemplo, nas preocupações inerentes à seleção do material constitutivo da coleção. O objetivo do presente artigo é o de explicar o contexto de constituição do acervo e de institucionalização do Núcleo Museológico, em que a relevância das coleções se cruza com o seu incomensurável valor patrimonial, enquanto construtor de uma identidade e memória coletiva da escola e da comunidade educativa. Pretende-se, seguidamente, explicar as estratégias de interação pedagógica já implementadas e, por fim, destacar os problemas e as perspetivas de futuro. Refletir-se-á, deste modo, acerca da relevância deste património numa era de tecnologias digitais e sobre os principais desafios colocados à sua preservação, estudo, interpretação e divulgação. Recebido: 2018-8-14 Revisto: 2019-1-14 Aceite: 2019-5-30 Online: 2020-3-4 Publicação: 2020-3-13 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14568/cp2018041 |
url |
https://doi.org/10.14568/cp2018041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9942 1646-043X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal |
publisher.none.fl_str_mv |
ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130357100969984 |