Performance musical : guias de execução como estratégia de memorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Raquel Sofia Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36548
Resumo: O presente relatório, apresentado no âmbito das unidades curriculares de Prática Profissional I e II e de Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) surge no contexto do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto e desenvolvidas na entidade acolhedora, Academia de Música de Vila Verde (AMVV), durante o ano letivo 2020-2021. Este relatório pretende evidenciar as atividades desenvolvidas na iniciação à prática de ensino supervisionada, na área de especialização do ensino de Instrumento (Canto) e Classe de Conjunto (Coro), na investigação aplicada à conceção, elaboração, concretização e avaliação de um PIP, sob a orientação científica da Professora Doutora Sofia Serra. Com a implementação do PIP, subordinado ao tema: “Performance Musical: Guias de Execução como Estratégia de Memorização” pretende-se verificar em que medida a aplicação desta estratégia de memorização (designadamente - guias de execução) contribui para a gestão de falhas de memória durante a performance musical de alunos de canto do ensino básico. Esta intervenção tem como principais objetivos ajudar os alunos a criar mecanismos de autocontrole e de confiança, para que consigam gerir possíveis falhas de memória durante a performance musical e assim potenciem o seu desempenho. Neste sentido, foi realizado um levantamento junto dos alunos da classe de Canto, através da ferramenta - questionário, de forma a conhecer os métodos de memorização praticados e possíveis experiências com falhas de memória durante a performance. Posteriormente, após a análise dos respetivos questionários, os alunos que já vivenciaram este fenómeno foram divididos em dois grupos: grupo experimental - onde foi aplicada a estratégia de memorização em estudo; e grupo de controlo - que continuou a trabalhar a memorização como sempre fez. A avaliação foi realizada atendendo a um novo questionário individual aos alunos e por meio de observação natural das performances respetivas, regulada por uma matriz previamente entregue a um painel de professores, constituído por três elementos. Os resultados obtidos demonstraram que a memorização das obras musicais através de guias de execução é mais sólida e eficaz e que, além disso, a metodologia também traz vantagens ao nível de outras competências performativas, como expressividade e comunicação com o público.
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Com a implementação do PIP, subordinado ao tema: “Performance Musical: Guias de Execução como Estratégia de Memorização” pretende-se verificar em que medida a aplicação desta estratégia de memorização (designadamente - guias de execução) contribui para a gestão de falhas de memória durante a performance musical de alunos de canto do ensino básico. Esta intervenção tem como principais objetivos ajudar os alunos a criar mecanismos de autocontrole e de confiança, para que consigam gerir possíveis falhas de memória durante a performance musical e assim potenciem o seu desempenho. Neste sentido, foi realizado um levantamento junto dos alunos da classe de Canto, através da ferramenta - questionário, de forma a conhecer os métodos de memorização praticados e possíveis experiências com falhas de memória durante a performance. Posteriormente, após a análise dos respetivos questionários, os alunos que já vivenciaram este fenómeno foram divididos em dois grupos: grupo experimental - onde foi aplicada a estratégia de memorização em estudo; e grupo de controlo - que continuou a trabalhar a memorização como sempre fez. A avaliação foi realizada atendendo a um novo questionário individual aos alunos e por meio de observação natural das performances respetivas, regulada por uma matriz previamente entregue a um painel de professores, constituído por três elementos. Os resultados obtidos demonstraram que a memorização das obras musicais através de guias de execução é mais sólida e eficaz e que, além disso, a metodologia também traz vantagens ao nível de outras competências performativas, como expressividade e comunicação com o público.This report, presented under the curricular units of Professional Practice I and II and Pedagogical Intervention Project (PIP) emerges in the context of the Master's Degree in Music Teaching, School of Arts of the Universidade Católica Portuguesa, in Porto and developed in the host entity, Academia de Música de Vila Verde (AMVV), during the academic year 2020-2021. This report attempts to highlight the activities developed in the initiation of supervised teaching practice, in the area of specialization of instrument teaching (singing) and ensemble class (choir), in the research applied to the design, development, implementation and evaluation of a PIP, under the scientific guidance of Professor Sofia Serra. With the implementation of the PIP, under the theme: "Musical Performance: Performance Guides as a Memorization Strategy" we intend to verify to what extent the application of this memorization strategy (namely - performance guides) contributes to the management of memory gaps during the musical performance of primary schools singing students. This intervention has as main goals to help students to create self-control and confidence mechanisms, so that they can manage possible memory gaps during the musical performance and thus enhance their performance. In this sense, a survey was conducted with the students of the Singing class, through the tool - questionnaire, in order to know the memorization methods practiced and possible experiences with memory gaps during performance. Subsequently, after the analysis of the respective questionnaires, the students who had already experienced this phenomenon were divided into two groups: experimental group - where the memorization strategy in study was applied; and control group - which continued to work memorization as it always did. The evaluation was carried out by means of a new individual questionnaire to the students and by means of natural observation of the respective performances, regulated by a matrix previously given to a panel of teachers consisting of three elements. The results obtained show that the memorization of musical works through performance guides is more solid and effective and that, furthermore, the methodology also brings advantages at the level of other performance skills, such as expressiveness and communication with the audience.Serra, Ana Sofia Almeida SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Raquel Sofia Martins2022-07-24T00:30:23Z2021-09-062021-072021-09-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36548TID:202836398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:42.406848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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