Um serviço de chá e um kit GPS. Reconfigurações identitárias e outros desafios entre os imraguen da mauritânia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Joana Lucas de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1295
Resumo: Ao longo desta dissertação procurámos cruzar criticamente a literatura teórica sobre o sistema tribal Mauritano, com uma breve revisão histórica sobre o sistema territorial do país e as suas recomposições ao longo do tempo. Tentámos, ao mesmo tempo, ilustrar etnograficamente as problemáticas suscitadas, através da realização de trabalho de terreno em algumas aldeias de pescadores Imraguen, Arkeiss, Agadir e Iwik, situadas na costa atlântica da Mauritânia, território sob a alçada do Parque Nacional do Banco de Arguim desde 1976. Neste contexto pudemos avaliar da funcionalidade da linguagem tribal, bem como das múltiplas identidades que podem ser invocadas pelas populações que aqui habitam. Desta forma, entrelaçando as questões tribais com as questões territoriais, esta dissertação é antes de mais um exercício sobre as vastas possibilidades de reconfigurações identitárias, utilizadas e manejadas pelos Imraguen.
id RCAP_81bce85bfff4bf9add1a2863d2a2e2d0
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um serviço de chá e um kit GPS. Reconfigurações identitárias e outros desafios entre os imraguen da mauritânia.MauritâniaTriboTerritórioIdentidadeMauritaniaTribesTerritoryIdentityAo longo desta dissertação procurámos cruzar criticamente a literatura teórica sobre o sistema tribal Mauritano, com uma breve revisão histórica sobre o sistema territorial do país e as suas recomposições ao longo do tempo. Tentámos, ao mesmo tempo, ilustrar etnograficamente as problemáticas suscitadas, através da realização de trabalho de terreno em algumas aldeias de pescadores Imraguen, Arkeiss, Agadir e Iwik, situadas na costa atlântica da Mauritânia, território sob a alçada do Parque Nacional do Banco de Arguim desde 1976. Neste contexto pudemos avaliar da funcionalidade da linguagem tribal, bem como das múltiplas identidades que podem ser invocadas pelas populações que aqui habitam. Desta forma, entrelaçando as questões tribais com as questões territoriais, esta dissertação é antes de mais um exercício sobre as vastas possibilidades de reconfigurações identitárias, utilizadas e manejadas pelos Imraguen.During this dissertation we have sought to cross-study the theoretical literature about the Mauritanian tribal system, with a short historical revision on the country’s territorial system and its evolutions over time. We have sought, at the same time, to ethnographically illustrate the questions raised, through the realization of field work in some Imraguen fisherman villages, such as Arkeiss, Agadir and Iwik, located in Mauritania’s Atlantic coast, which territory is under the control of Banc d’Arguin National Park since 1976. In this ethnographic context we were able to evaluate the functionality of the tribal language, as well as the multiple identities that can be evocated by the populations that live there. In this way, crossing the tribal and the territorial questions, this dissertation is above all an exercise about the several possibilities of identity reconfigurations, used and held by the Imragen.2009-03-03T15:41:55Z2009-03-03T00:00:00Z2009-03-032008-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1295porSousa, Joana Lucas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:47:28Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:00.419801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um serviço de chá e um kit GPS. Reconfigurações identitárias e outros desafios entre os imraguen da mauritânia.
title Um serviço de chá e um kit GPS. Reconfigurações identitárias e outros desafios entre os imraguen da mauritânia.
spellingShingle Um serviço de chá e um kit GPS. Reconfigurações identitárias e outros desafios entre os imraguen da mauritânia.
Sousa, Joana Lucas de
Mauritânia
Tribo
Território
Identidade
Mauritania
Tribes
Territory
Identity
title_short Um serviço de chá e um kit GPS. Reconfigurações identitárias e outros desafios entre os imraguen da mauritânia.
title_full Um serviço de chá e um kit GPS. Reconfigurações identitárias e outros desafios entre os imraguen da mauritânia.
title_fullStr Um serviço de chá e um kit GPS. Reconfigurações identitárias e outros desafios entre os imraguen da mauritânia.
title_full_unstemmed Um serviço de chá e um kit GPS. Reconfigurações identitárias e outros desafios entre os imraguen da mauritânia.
title_sort Um serviço de chá e um kit GPS. Reconfigurações identitárias e outros desafios entre os imraguen da mauritânia.
author Sousa, Joana Lucas de
author_facet Sousa, Joana Lucas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Joana Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Mauritânia
Tribo
Território
Identidade
Mauritania
Tribes
Territory
Identity
topic Mauritânia
Tribo
Território
Identidade
Mauritania
Tribes
Territory
Identity
description Ao longo desta dissertação procurámos cruzar criticamente a literatura teórica sobre o sistema tribal Mauritano, com uma breve revisão histórica sobre o sistema territorial do país e as suas recomposições ao longo do tempo. Tentámos, ao mesmo tempo, ilustrar etnograficamente as problemáticas suscitadas, através da realização de trabalho de terreno em algumas aldeias de pescadores Imraguen, Arkeiss, Agadir e Iwik, situadas na costa atlântica da Mauritânia, território sob a alçada do Parque Nacional do Banco de Arguim desde 1976. Neste contexto pudemos avaliar da funcionalidade da linguagem tribal, bem como das múltiplas identidades que podem ser invocadas pelas populações que aqui habitam. Desta forma, entrelaçando as questões tribais com as questões territoriais, esta dissertação é antes de mais um exercício sobre as vastas possibilidades de reconfigurações identitárias, utilizadas e manejadas pelos Imraguen.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09
2009-03-03T15:41:55Z
2009-03-03T00:00:00Z
2009-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1295
url http://hdl.handle.net/10071/1295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134791848689665