Percursos matemáticos na região de Leiria: a matemática está aí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambrósio, Helena Maria da Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34595
Resumo: Nesta dissertação propõem-se dois percursos (matemáticos) em localidades portuguesas, que se pretende serem reconhecidos e explorados por habitantes e visitantes que procuram experiências ricas de significado, descoberta e surpresa. O primeiro percurso tem um caráter mais turístico com uma componente científica e é realizado na cidade de Leiria. O segundo percurso, realizado na vila de Vieira de Leiria, tem um caráter didático/pedagógico, onde se pretende explorar temas específicos do programa de Matemática do 2.º ciclo do ensino básico. Ambos os percursos foram construídos na aplicação Wikilok e são constituídos por uma sequência de pontos de interesse onde os participantes são convidados a observar determinados detalhes e a utilizar a matemática para os analisar. O tema matemático principal explorado em ambos os percursos é o das simetrias (e consequentemente das isometrias), que se podem observar constantemente em figuras decorativas presentes nos azulejos das fachadas dos edifícios, nos gradeamentos das varandas ou nas calçadas de calcário tão características do património português. Os conceitos necessários à realização dos percursos são apresentados na parte inicial da dissertação e percorrem as isometrias e simetrias no plano (e no espaço), com especial incidência nas rosáceas, frisos e padrões. Pretendeu-se com esta dissertação criar oportunidades alicerçadas em experiências reais, envolvendo o meio à nossa volta, para promover o gosto pela matemática e facilitar a aprendizagem de alguns dos seus temas. O desenho de percursos matemáticos, surge assim como um mote para envolver alunos e a população em geral em temas da Matemática e consequentemente alavancar o gosto por esta ciência.
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