O trabalho de grupo como elemento potenciador do desenvolvimento de competências em alunos do 10º ano na disciplina de Marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Luís Miguel Branco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34844
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_81d04f15ca9efd48aa920b0feda3eaf3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de grupo como elemento potenciador do desenvolvimento de competências em alunos do 10º ano na disciplina de MarketingTrabalho de grupoEnsino-aprendizagemDesenvolvimento de competênciasPerfil dos alunosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este relatório de prática de ensino supervisionada enquadra-se na unidade curricular de Introdução à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade. A prática de ensino supervisionada teve como interveniente uma turma do 10.º ano do Curso PROFIJ – nível IV de técnico/a comercial, na UFCD Marketing. O presente estudo centrou-se na relação entre o trabalho de grupo como metodologia de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de competências. A escolha do tema prendeu-se pela sua atualidade, bem como pelo seu necessário escrutínio, no sentido de permitir aos jovens de hoje desenvolverem competências que lhes permitam apropriarem-se da vida na sua totalidade, dando-lhes ferramentas indispensáveis ao cidadão do século XXI. Nos dias de hoje existe a necessidade de implementação de metodologias de ensino-aprendizagem que permitam alcançar os objetivos propostos, quer nos programas das disciplinas quer numa visão mais global, indo ao encontro das competências descritas no perfil do aluno. Muitas das metodologias já existentes, podem potenciar de uma forma ou outra esse mesmo propósito. Importa então, perceber de que forma o trabalho de grupo, como metodologia de ensino-aprendizagem coloca à disposição dos alunos, um caminho a percorrer que permita esse mesmo desenvolvimento de competências. Desta forma, ao longo da prática de ensino supervisionada o principal foco recaiu sobre o trabalho de grupo e sua aplicação. Embora constatando que o trabalho de grupo pode potenciar o desenvolvimento de competências nos alunos, através dos inquéritos por questionário realizados, bem como pela observação participante, o seu potencial, enquanto metodologia de ensino-aprendizagem, está relacionado com a forma como é desenvolvida a sua implementação e a participação por parte dos alunos.This supervised teaching practice report is part of the Introduction to Professional Practice IV course of the Master's Degree in Economics and Accounting Education. The supervised teaching practice had as its intervenients a group of the 10th year of the PROFIJ Course - level IV of commercial technician, at UFCD Marketing. The present study focused on the relation between group work as a teaching-learning methodology and the development of competencies. The choice of the theme was due to its relevance and its necessary scrutiny, in order to enable the young people of today to develop skills that allow them to take over life in its entirety, giving them indispensable tools for the citizen of the 21st century . Nowadays, there is a need to implement teaching-learning methodologies to achieve the proposed objectives, both in the syllabuses of the subjects and in a more global vision, according to the competencies described in the student profile. Many of the existing methodologies can, in one way or another, promote this same purpose. It is important, then, to understand how group work, as a teaching-learning methodology, places at the disposal of the students, a way to go that allows this same development of skills. Thus, throughout the supervised teaching practice the main focus was on group work and its application. While noting that group work can foster the development of competences in students, through questionnaire surveys conducted, as well as participant observation, their potential as a teaching-learning methodology is related to the way in which their work is developed, implementation and participation by the students.Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Repositório da Universidade de LisboaSilveira, Luís Miguel Branco2018-09-21T17:17:26Z20182018-06-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34844TID:202193373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:28.306100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de grupo como elemento potenciador do desenvolvimento de competências em alunos do 10º ano na disciplina de Marketing
title O trabalho de grupo como elemento potenciador do desenvolvimento de competências em alunos do 10º ano na disciplina de Marketing
spellingShingle O trabalho de grupo como elemento potenciador do desenvolvimento de competências em alunos do 10º ano na disciplina de Marketing
Silveira, Luís Miguel Branco
Trabalho de grupo
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Perfil dos alunos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O trabalho de grupo como elemento potenciador do desenvolvimento de competências em alunos do 10º ano na disciplina de Marketing
title_full O trabalho de grupo como elemento potenciador do desenvolvimento de competências em alunos do 10º ano na disciplina de Marketing
title_fullStr O trabalho de grupo como elemento potenciador do desenvolvimento de competências em alunos do 10º ano na disciplina de Marketing
title_full_unstemmed O trabalho de grupo como elemento potenciador do desenvolvimento de competências em alunos do 10º ano na disciplina de Marketing
title_sort O trabalho de grupo como elemento potenciador do desenvolvimento de competências em alunos do 10º ano na disciplina de Marketing
author Silveira, Luís Miguel Branco
author_facet Silveira, Luís Miguel Branco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Luís Miguel Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de grupo
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Perfil dos alunos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Trabalho de grupo
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Perfil dos alunos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21T17:17:26Z
2018
2018-06-08
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34844
TID:202193373
url http://hdl.handle.net/10451/34844
identifier_str_mv TID:202193373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134427397226496