Ensino de química com recurso a tarefas de investigação : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Ana Filipa André
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4062
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_44fd14889f192f30b7477fc27b8493cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4062
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de química com recurso a tarefas de investigação : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridadeEnsino da químicaDesenvolvimento de competênciasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2011As tarefas de investigação são entendidas como um elemento chave no ensino das ciências promovendo através da sua realização o desenvolvimento de competências indispensáveis à participação activa na sociedade actual. Neste contexto, este estudo pretende conhecer as reacções dos alunos do 7º ano de escolaridade, quando se coloca em prática tarefas de investigação durante a leccionação da temática Materiais. Assim, este estudo tem como finalidades conhecer as dificuldades reveladas pelos alunos quando estão envolvidos em tarefas de investigação, as aprendizagens que os alunos dizem realizar e o que pensam os alunos sobre as tarefas de investigação. Participaram no estudo nove alunos de uma turma do 7º ano de escolaridade de uma escola da área de Lisboa. Para a concretização do estudo, utilizou-se uma metodologia que tem um carácter qualitativo, com orientação interpretativa com abordagem ao estudo sobre a própria prática. Utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados a observação naturalista, a entrevista em grupo focado e os documentos escritos pelos alunos. Na análise de dados, através do método do questionamento e comparação constantes, emergiram diferentes categorias. Os resultados revelam as principais dificuldades sentidas pelos alunos, nomeadamente, ao nível do desenvolvimento de competências de comunicação e de raciocínio. As aprendizagens que dizem realizar-se situam-se no domínio da mobilização de conhecimento substantivo e de competências linguísticas, quando são usadas tarefas de investigação como estratégia de ensino. Os resultados mostram que os alunos gostam de usar as tarefas de investigação embora as considerem demasiado difíceis por os obrigar constantemente a escrever e tomar parte activa nas aulas.The investigated tasks are understood as key elements in the studies of science promoting through its process, the development of necessary abilities for its active participation in the society. In this context, the study is focus in analyzing the reactions of 7th grade students, when facing investigation tasks during Material lessons. Therefore, this study has the objective to find out the difficulties showed by the students when involved in investigation tasks, the knowledge they acquire and their thinking process. In this work we involved nine seventh grade students from the Lisboa area. The methodology used was of qualitative character, with an interpretative orientation and a analysis to the study itself. The instruments used to recover data were the naturalist observation, group interviews and written documents. Through the questioning and comparison method and after analyzing all data, different categories stood up. The results show the main difficulties felt by the students, mainly related to the development of abilities in communication and reasoning. The students mention that the learning process are focus on a concept level as well as linguistic abilities, when strategies such as investigation tasks are being practiced. The results show us that the students are interested in the investigations tasks, although they consider it too difficult due to the fact that it obliges them to constantly write and be active in class.Freire, Ana Maria, 1947-Repositório da Universidade de LisboaVeríssimo, Ana Filipa André2011-09-09T14:45:52Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:47.555855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de química com recurso a tarefas de investigação : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title Ensino de química com recurso a tarefas de investigação : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
spellingShingle Ensino de química com recurso a tarefas de investigação : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
Veríssimo, Ana Filipa André
Ensino da química
Desenvolvimento de competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Ensino de química com recurso a tarefas de investigação : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_full Ensino de química com recurso a tarefas de investigação : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_fullStr Ensino de química com recurso a tarefas de investigação : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Ensino de química com recurso a tarefas de investigação : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_sort Ensino de química com recurso a tarefas de investigação : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
author Veríssimo, Ana Filipa André
author_facet Veríssimo, Ana Filipa André
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Ana Maria, 1947-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Ana Filipa André
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da química
Desenvolvimento de competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Ensino da química
Desenvolvimento de competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-09T14:45:52Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4062
url http://hdl.handle.net/10451/4062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183023443968