Incubadoras tecnológicas de cooperativas populares: interdisplinariedade articulando ensino, pesquisa e extensão universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/36193 https://doi.org/10.4000/eces.1354 |
Resumo: | As Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) são programas interdisciplinares de algumas universidades brasileiras construídos com a perspectiva de elaborar um planeamento que procura reunir pesquisa e extensão em torno do tema da Economia Solidária. O processo de incubação implica em uma solidariedade mútua, numa troca de saberes, de conhecimentos acumulados sob condições sociais e históricas diferentes que se mesclam através do diálogo e que se produzem em duas esferas distintas da vida social. Daí a importância de pensar a incubação como ato pedagógico. Assim, o trabalho pretende socializar um esforço acadêmico de refletir sobre o processo das ITCPs como proposta diferenciada que envolve um projeto interdisciplinar implicado em três esferas (atividades fim) da universidade: ensino, pesquisa e extensão. São muitas as questões: O que é uma ITCP? Para que serve? Como funciona? Que possibilidades e que limites marcam tal proposta? A intenção não é dar um caráter conclusivo a estas questões, mas fazer um exercício reflexivo baseado na teoria produzida sobre o tema, bem como nas experiências que envolveram as nossas práxis profissionais. |
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Incubadoras tecnológicas de cooperativas populares: interdisplinariedade articulando ensino, pesquisa e extensão universitáriaAs Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) são programas interdisciplinares de algumas universidades brasileiras construídos com a perspectiva de elaborar um planeamento que procura reunir pesquisa e extensão em torno do tema da Economia Solidária. O processo de incubação implica em uma solidariedade mútua, numa troca de saberes, de conhecimentos acumulados sob condições sociais e históricas diferentes que se mesclam através do diálogo e que se produzem em duas esferas distintas da vida social. Daí a importância de pensar a incubação como ato pedagógico. Assim, o trabalho pretende socializar um esforço acadêmico de refletir sobre o processo das ITCPs como proposta diferenciada que envolve um projeto interdisciplinar implicado em três esferas (atividades fim) da universidade: ensino, pesquisa e extensão. São muitas as questões: O que é uma ITCP? Para que serve? Como funciona? Que possibilidades e que limites marcam tal proposta? A intenção não é dar um caráter conclusivo a estas questões, mas fazer um exercício reflexivo baseado na teoria produzida sobre o tema, bem como nas experiências que envolveram as nossas práxis profissionais.Centro de Estudos Sociais2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/36193http://hdl.handle.net/10316/36193https://doi.org/10.4000/eces.1354https://doi.org/10.4000/eces.1354por1647-0737http://eces.revues.org/1354Santos, Aline Mendonça dosCruz, Antonio Carlos Martins dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-29T10:03:42Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/36193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:48.769773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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