Punição física: Crenças dos cuidadores e práticas educativas utilizadas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rancheiro, Telma Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8910
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Psicologia na especialidade de Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento.
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spelling Punição física: Crenças dos cuidadores e práticas educativas utilizadas em PortugalPunição físicaCrenças parentaisCaracterísticas da criançaCaracterísticas maternasCaracterísticas familiaresPhysical punishmentParenting beliefsChild characteristicsMaternal characteristicsFamily characteristicsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Psicologia na especialidade de Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento.A investigação demonstrou consistentemente que a punição física é prejudicial ao desenvolvimento infantil (Heilman et al., 2021), apesar de continuar a ser culturalmente aceite em muitos países (United Nations Children's Fund, 2014). Em Portugal, poucos estudos examinaram a utilização da punição física e as crenças que lhe estão associadas. Esta dissertação teve como objetivos descrever os relatos das mães portuguesas acerca da utilização e(in)adequação de diferentes práticas educativas parentais e acerca das suas crenças em relação à punição física e examinar a variabilidade inter-individual nestes relatos, em função das características das crianças, das mães e do agregado familiar. Um total de 280 mães portuguesas de crianças entre os 5 e os 14 anos completaram a Escala de Crenças sobre a Punição física (Machado et al., 2000) e o Inventário de Práticas Educativas Parentais (Machado et al., 2000). Os resultados mostraram que mais de metade das mães relatou ter utilizado a prática de bater no rabo com a mão. Esta prática punitiva foi mais prevalente nas mães mais novas, que relataram menor qualidade da relação conjugal, ter mais filhos e crianças mais novas. Contudo, a maior aceitabilidade em relação à punição física foi o fator que se associou à utilização de práticas punitivas de forma mais consistente. Além da menor escolaridade e estatuto socioeconómico, estes fatores também se associaram a uma maior aceitabilidade da punição física. Estes resultados sublinham a importância de considerar as crenças parentais acerca da punição física na investigação futura e no desenvolvimento de práticas baseadas na evidência.Research has consistently shown that physical punishment is harmful for children’s development (Heilman et al., 2021), even though it continues to be culturally accepted in many countries (United Nations Children's Fund, 2017). In Portugal, few studies examined the use of physical punishment and its associated beliefs. This dissertation aimed to describe the reports of Portuguese mothers concerning the use and (un)appropriateness of different child-rearing practices and their beliefs about physical punishment and examine the inter-individual variability in these reports, depending on child, maternal and family characteristics. A total of 280 Portuguese mothers of children aged 5 to 14 years completed the Beliefs on Physical Punishment Scale (Machado et al., 2000) and the Child-Rearing Practices Inventory (Machado et al., 2000). The findings showed that more than half of the mothers reported having slapped child’s butt with the hand. This punishing practice was more prevalent among younger mothers, who reported lower quality in marital relationship, having more and younger children. Beyond lower education and socioeconomic status, these factors were also associated with a higher acceptability of physical punishment. These findings highlight the importance of considering parenting beliefs about physical punishment in future research and in the development of evidence-based practices.Veríssimo, ManuelaGuedes, MaryseRepositório do ISPARancheiro, Telma Gonçalves2023-01-11T16:18:30Z2022-09-212022-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8910TID:203083822porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-19T02:15:33Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:41.442098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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