Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6287 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_81f6adf2a898713771099b706855ec52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6287 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do BolhãoFocus GroupPlano de MarketingBrandingRevitalizaçãoMarketing MixSabão OffenbachSabão em BarraMarketing MixMarketing PlanningOffenbach SoapRevitalizationSoap BarMestrado em MarketingA marca Saboaria do Bolhão fabrica Sabão Offenbach, ou Sabão Azul e Branco, como é mais conhecido, desde 1881. Faz parte do Grupo Manuel Serra que se dedica ao negócio do azeite, óleo, vinagre e sabão. Este Plano foi desenvolvido com o intuito de ajudar a Saboaria do Bolhão a atingir os seus objectivos, através do marketing. Para delinear uma estratégia de branding que entregue vantagem competitiva à empresa, aplicou-se uma metodologia que passou por um estudo qualitativo multi-método com uma fase exploratória e descritiva. Neste sentido, foram realizadas dinâmicas de grupo, entrevistas e auditorias, das quais se extraiu informação que permitiu desenhar a Estratégia mais adequada. Com essa informação e com os dados secundários recolhidos, foi possível proceder à Análise Externa e Interna, à Definição de Objectivos e Barreiras, à delineação da Estratégia de Marketing Mix e à Análise de Branding e respectiva Proposição de Valor. Tudo isto foi finalizado com uma Calendarização e Orçamentação que devem servir de guideline à empresa. Todas estas medidas resultam na revitalização de uma marca e de um produto que se tem vindo a demonstrar desadequado aos hábitos presentes. Pretendeu-se fazer renascer o Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão, num novo formato, para um novo segmento e posicionamento e com o nome "Offenbach".The Saboaria do Bolhão brand produces the Offenbach Soap, best known as Blue and White Soap, since 1881. The Grupo Manuel Serra, to which the Saboaria belongs, is dedicated to the businesses of olive oil, vinegar and soap. The present Plan has been developed aiming to help the Saboaria do Bolhão to accomplish its objectives, through marketing. In order to delineate a branding strategy which delivers competitive edge to the business, we have tried a methodology that includes a multi-method qualitative study, with an exploratory and descriptive stage. That way, we have carried out group dynamics, surveys and audits, from which we have extracted the information allowing a more appropriate Strategy. With that information, and the secondary data gathered, it was possible to establish the External and Internal Analysis and the Definition of Objectives and Barriers, and to delineate the Marketing Mix Strategy and the Branding Analysis, and the corresponding Value Proposition. Finally, we have established the Timetable and the Budgeting that will constitute the business guideline. All these measures will achieve a revitalization of a brand and a product, which are increasingly inadequate to the current consumers'habits. We want the Saboaria do Bolhãos's Sabão Offenbach to reborn, in a new format, to a new segment and positioning, while keeping the «Offenbach» brand.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaSilva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da2014-01-06T11:59:18Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6287porSilva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da. 2013. "Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:41.814701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão |
title |
Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão |
spellingShingle |
Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da Focus Group Plano de Marketing Branding Revitalização Marketing Mix Sabão Offenbach Sabão em Barra Marketing Mix Marketing Planning Offenbach Soap Revitalization Soap Bar |
title_short |
Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão |
title_full |
Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão |
title_fullStr |
Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão |
title_sort |
Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão |
author |
Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da |
author_facet |
Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Cristina Pinto Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Focus Group Plano de Marketing Branding Revitalização Marketing Mix Sabão Offenbach Sabão em Barra Marketing Mix Marketing Planning Offenbach Soap Revitalization Soap Bar |
topic |
Focus Group Plano de Marketing Branding Revitalização Marketing Mix Sabão Offenbach Sabão em Barra Marketing Mix Marketing Planning Offenbach Soap Revitalization Soap Bar |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-06T11:59:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/6287 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/6287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da. 2013. "Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131012293197824 |