A evolução da prática de divulgação da informação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ângela S R
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2145
Resumo: A temática da Contabilidade Ambiental assume uma cada vez maior relevância uma vez que a preocupação em preservar o ambiente é também crescente. O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as práticas da divulgação das matérias ambientais em organizações cotadas na Bolsa de Valores de Lisboa, durante o período abrangido pelo triénio 2010/2012, de forma a identificar o nível de divulgação ambiental efetuado, assim como detetar quais os fatores que mais contribuem para a divulgação ambiental por parte das empresas portuguesas. A análise dos dados resultou de uma análise descritiva e crítica das respostas a cada uma das variáveis e ainda do cruzamento de variáveis através do coeficiente de correlação de Spearman. Foram ainda elaborados testes estatísticos não paramétricos e uma regressão múltipla. As conclusões do estudo revelam que há dependência do nível de divulgação por parte das empresas e alguns fatores como: o setor de atividade das empresas e a certificação ambiental. Estes dois fatores são apontados como os principais que estão diretamente relacionados com a prática da divulgação ambiental das empresas portuguesas.
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