Estratégias e práticas empresariais de divulgação de informação não financeira: a influência de ferramentas ambientais, legislação e sector de actividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Margarida Duarte Nunes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/6707
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente
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spelling Estratégias e práticas empresariais de divulgação de informação não financeira: a influência de ferramentas ambientais, legislação e sector de actividadeDivulgaçãoSustentabilidade empresarialContabilidade ambientalIndicadores de desempenhoPolítica ambientalDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do AmbienteA Contabilidade é um sistema empresarial de recolha, tratamento e divulgação de informação que, apesar de tratar principalmente questões económicas, tem sido invadido pelas questões ambientais e sociais, evoluindo no sentido da Sustentabilidade. A integração destas questões melhora a reputação da empresa, a relação com stakeholders, a eficiência das operações, a gestão de risco, o cumprimento da legislação e a divulgação. Com o objectivo de avaliar as práticas e estratégias de divulgação não financeira e averiguar até que ponto são influenciadas pela legislação, sector de actividade ou ferramentas ambientais, este trabalho divide-se em duas fases de investigação: a primeira é um diagnóstico preliminar da informação divulgada nos relatórios das empresas e a segunda uma recolha de informação adicional, através de um questionário que pretende consolidar a informação preliminar recolhida. Conclui-se que as directrizes GRI são as mais utilizadas, assim como os Relatórios de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social. A legislação americana é mais utilizada na Europa do que as normas adoptadas na Europa o são na América. Os diferentes tipos de relatórios são preparados para grupos específicos de stakeholders, dificultando a integração de informação e desconsiderando o impacto das questões ambientais e sociais nos sistemas económicos. A análise dos relatórios desvendou os principais indicadores de desempenho, informação confirmada posteriormente no questionário. A estratégia depende do sector e política ambiental e os sistemas de Contabilidade Ambiental apenas influenciam no tratamento da informação. Esta metodologia revelou ser promissora, apesar das limitações identificadas (questões que não podem ser avaliadas nas duas fases de investigação, o tamanho da amostra e a forma de procura de indicadores nos relatórios). A leitura dos relatórios antes da construção do questionário revelou ser muito vantajosa e o desenvolvimento da investigação identificou uma grande variedade de estudos que podem ser impulsionados por este. Este trabalho identifica falhas na relação das variáveis estudadas e pretende alertar para as áreas prioritárias a investir para que as práticas de divulgação de informação não financeira sejam mais eficazes, passando por sistemas de Contabilidade Ambiental, consensualização de conceitos e linhas de orientação, troca de conhecimentos de empresas mais experientes nesta área, entre outras.Faculdade de Ciências e TecnologiaSantos, RuiRUNDuarte, Margarida Duarte Nunes2012-01-12T10:59:16Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/6707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:37:55Zoai:run.unl.pt:10362/6707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:57.472260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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