LOGO : um meio para aprender geometria no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19106 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação |
id |
RCAP_82028caae08a50b9e63922cfdb0b09c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19106 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
LOGO : um meio para aprender geometria no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico51:372.851372.851:51Dissertação de mestrado em Ciências da EducaçãoEste estudo teve como objectivo investigar sobre a utilização da linguagem de programação LOGO enquanto meio para aprender Geometria no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico. Neste contexto, definiram-se as seguintes questões de investigação: 1. Que potencialidades apresenta a linguagem LOGO na aprendizagem da construção de figuras geométricas e na compreensão das suas propriedades? 2. Qual o impacto da utilização da linguagem LOGO para a exploração de figuras geométricas e suas propriedades nas aprendizagens dos alunos?; 3. Quais as reacções/atitudes dos alunos face à exploração de conceitos geométricos através da linguagem LOGO? O estudo desenvolveu-se com 21 alunos de uma turma do 2º ano, de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico, do distrito de Braga, com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos de idade, que trabalharam em pares a exploração de conceitos geométricos com recurso à linguagem de programação LOGO, nomeadamente na construção de figuras geométricas planas e no estudo das suas propriedades. No estudo da problemática da presente investigação optou-se por uma metodologia de natureza predominantemente qualitativa, tendo a recolha de dados sido centrada na observação de aulas, nos documentos produzidos pelos alunos, num teste (que foi aplicado como pré-teste e pós-teste) e numa entrevista efectuada a todos os pares de alunos. Em termos de resultados, salienta-se a aquisição e o aprofundamento de algumas capacidades geométricas dos alunos, o desenvolvimento da sua autonomia e a promoção de atitudes/reacções mais favoráveis relativamente à aprendizagem da Geometria, para o que terá contribuído, na opinião dos alunos, a metodologia de trabalho em pares com a linguagem de programação LOGO.The aim of this essay was to investigate about the programming language LOGO – a means to learn Geometry in the 2nd school grade 1st cycle of basic education. In this context, we defined the following research questions: 1 – What´s the potential of LOGO language in learning and construction of geometric figures and understanding of their properties? 2 – Which was the impact of the use of the LOGO language in the exploitation of geometrical forms and their properties to the learning of students? 3 – What reactions/attitudes of students to the exploration of geometric concepts through LOGO language? The study was carried out with 21 students, aged between 6 and 7, working in pairs, from a 2nd year class that belonged to a school of the first cycle of the Basic Teaching, from the district of Braga. They used the LOGO language in the exploitation of geometrical concepts, more specifically of plain geometrical forms. The questionable situation led to the use of a methodology which was mainly qualitative, and the collecting of the information was based on the observation of classes, on some documents produced by the students, on two tests (pre-test and post-test) and an interview conducted for all pairs of students. In terms of results, it emphasizes the acquisition and study of certain geometric capabilities of the students, the development of their autonomy and the promotion of actions/reactions are more favourable to learning geometry, what contributed to, in the opinion of students, the methodology of work in pairs with the LOGO programming language.Fernandes, José AntónioUniversidade do MinhoSilva, Paula Alexandra Pareira da20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:36.947964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
LOGO : um meio para aprender geometria no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title |
LOGO : um meio para aprender geometria no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
LOGO : um meio para aprender geometria no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico Silva, Paula Alexandra Pareira da 51:372.851 372.851:51 |
title_short |
LOGO : um meio para aprender geometria no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
LOGO : um meio para aprender geometria no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
LOGO : um meio para aprender geometria no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
LOGO : um meio para aprender geometria no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
LOGO : um meio para aprender geometria no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Silva, Paula Alexandra Pareira da |
author_facet |
Silva, Paula Alexandra Pareira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, José António Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paula Alexandra Pareira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
51:372.851 372.851:51 |
topic |
51:372.851 372.851:51 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19106 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132782272708608 |