Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33398 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido em articulação com duas Unidades Curriculares, a Prática Pedagógica Supervisionada e o Seminário de Orientação Educacional, ambas pertencentes ao plano curricular do Mestrado em Ensino Pré-Escolar e Ensino no 1ºCEB. Este percurso tornou-se um processo fundamental para desenvolver competências de elaborar, planear e implementar competências de intervenção profissional. Estas foram desenvolvidas ao longo do percurso, adequando-se e considerando os planos curriculares e os interesses dos alunos. Ao longo do percurso de prática, foram realizados dois projetos de investigação- ação, um em contexto de Educação Pré-Escolar e outro que seria efetuado em contexto de 1ºCEB, ambos com o objetivo melhorar as relações interpessoais dos intervenientes, uma vez que em ambos os contextos as crianças apresentavam atitudes e comportamentos muito individualistas. Apesar do projeto no 1ºCEB não ter sido posto em prática, descrevem-se neste relatório as suas fases de conceção e planeamento Para tal partimos da questão-problema “De que forma o Desenvolvimento Positivo pode melhorar as relações interpessoais e o desempenho motor durante as aulas de Educação Física?” para planear/desenvolver atividades que pudessem responder à questão. Para além de outros métodos de recolha de dados, o Photovoice foi escolhido uma vez que permite aos alunos serem participantes ativos na recolha e análise das fotografias. A análise dos dados relativos a este método seria realizada através das reflexões efetuadas pelos alunos aquando da análise da fotografia. |
id |
RCAP_820a82147d1f6c2da5e8ac4888117f78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/33398 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lenteDesempenho motorDesenvolvimento positivoEducação físicaPhotovoiceRelações interpessoaisO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido em articulação com duas Unidades Curriculares, a Prática Pedagógica Supervisionada e o Seminário de Orientação Educacional, ambas pertencentes ao plano curricular do Mestrado em Ensino Pré-Escolar e Ensino no 1ºCEB. Este percurso tornou-se um processo fundamental para desenvolver competências de elaborar, planear e implementar competências de intervenção profissional. Estas foram desenvolvidas ao longo do percurso, adequando-se e considerando os planos curriculares e os interesses dos alunos. Ao longo do percurso de prática, foram realizados dois projetos de investigação- ação, um em contexto de Educação Pré-Escolar e outro que seria efetuado em contexto de 1ºCEB, ambos com o objetivo melhorar as relações interpessoais dos intervenientes, uma vez que em ambos os contextos as crianças apresentavam atitudes e comportamentos muito individualistas. Apesar do projeto no 1ºCEB não ter sido posto em prática, descrevem-se neste relatório as suas fases de conceção e planeamento Para tal partimos da questão-problema “De que forma o Desenvolvimento Positivo pode melhorar as relações interpessoais e o desempenho motor durante as aulas de Educação Física?” para planear/desenvolver atividades que pudessem responder à questão. Para além de outros métodos de recolha de dados, o Photovoice foi escolhido uma vez que permite aos alunos serem participantes ativos na recolha e análise das fotografias. A análise dos dados relativos a este método seria realizada através das reflexões efetuadas pelos alunos aquando da análise da fotografia.This internship report was developed within the curricular activities PPS and SOE, part of the master’s degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st cycle of Elementary School. This path has become a fundamental process for developing skills to prepare, plan and implement professional intervention’s skills. These were developed along the way, adapting and considering the curricular plans and the interests of the students. Along the practice path, two action-research projects were carried out, one in the context of Pre-School Education and another that would be carried out in the context of Primary School, both with the objective of improving the interpersonal relationships of the stakeholders, since in both contexts the children had very individualistic attitudes and behaviors. Although the project at Primary school has not been put into practice, the phases of design and planning are described in this report. To this end, we started with the question-problem “How can Positive Development improve interpersonal relationships and motor performance during Physical Education classes?” to plan/develop activities that could answer the question. In addition to other methods of data collection, Photovoice was chosen as it allows students to be active participants in the collection and analysis of photographs. The analysis of the data related to this method would be carried out through the reflections made by the students when analyzing the photograph.2022-03-07T11:35:04Z2020-10-28T00:00:00Z2020-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33398porFerreira, Cristiana da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:11Zoai:ria.ua.pt:10773/33398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:48.520151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente |
title |
Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente |
spellingShingle |
Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente Ferreira, Cristiana da Rocha Desempenho motor Desenvolvimento positivo Educação física Photovoice Relações interpessoais |
title_short |
Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente |
title_full |
Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente |
title_fullStr |
Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente |
title_full_unstemmed |
Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente |
title_sort |
Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente |
author |
Ferreira, Cristiana da Rocha |
author_facet |
Ferreira, Cristiana da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cristiana da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho motor Desenvolvimento positivo Educação física Photovoice Relações interpessoais |
topic |
Desempenho motor Desenvolvimento positivo Educação física Photovoice Relações interpessoais |
description |
O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido em articulação com duas Unidades Curriculares, a Prática Pedagógica Supervisionada e o Seminário de Orientação Educacional, ambas pertencentes ao plano curricular do Mestrado em Ensino Pré-Escolar e Ensino no 1ºCEB. Este percurso tornou-se um processo fundamental para desenvolver competências de elaborar, planear e implementar competências de intervenção profissional. Estas foram desenvolvidas ao longo do percurso, adequando-se e considerando os planos curriculares e os interesses dos alunos. Ao longo do percurso de prática, foram realizados dois projetos de investigação- ação, um em contexto de Educação Pré-Escolar e outro que seria efetuado em contexto de 1ºCEB, ambos com o objetivo melhorar as relações interpessoais dos intervenientes, uma vez que em ambos os contextos as crianças apresentavam atitudes e comportamentos muito individualistas. Apesar do projeto no 1ºCEB não ter sido posto em prática, descrevem-se neste relatório as suas fases de conceção e planeamento Para tal partimos da questão-problema “De que forma o Desenvolvimento Positivo pode melhorar as relações interpessoais e o desempenho motor durante as aulas de Educação Física?” para planear/desenvolver atividades que pudessem responder à questão. Para além de outros métodos de recolha de dados, o Photovoice foi escolhido uma vez que permite aos alunos serem participantes ativos na recolha e análise das fotografias. A análise dos dados relativos a este método seria realizada através das reflexões efetuadas pelos alunos aquando da análise da fotografia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-28T00:00:00Z 2020-10-28 2022-03-07T11:35:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/33398 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/33398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137703469514752 |