Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cristiana da Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33398
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido em articulação com duas Unidades Curriculares, a Prática Pedagógica Supervisionada e o Seminário de Orientação Educacional, ambas pertencentes ao plano curricular do Mestrado em Ensino Pré-Escolar e Ensino no 1ºCEB. Este percurso tornou-se um processo fundamental para desenvolver competências de elaborar, planear e implementar competências de intervenção profissional. Estas foram desenvolvidas ao longo do percurso, adequando-se e considerando os planos curriculares e os interesses dos alunos. Ao longo do percurso de prática, foram realizados dois projetos de investigação- ação, um em contexto de Educação Pré-Escolar e outro que seria efetuado em contexto de 1ºCEB, ambos com o objetivo melhorar as relações interpessoais dos intervenientes, uma vez que em ambos os contextos as crianças apresentavam atitudes e comportamentos muito individualistas. Apesar do projeto no 1ºCEB não ter sido posto em prática, descrevem-se neste relatório as suas fases de conceção e planeamento Para tal partimos da questão-problema “De que forma o Desenvolvimento Positivo pode melhorar as relações interpessoais e o desempenho motor durante as aulas de Educação Física?” para planear/desenvolver atividades que pudessem responder à questão. Para além de outros métodos de recolha de dados, o Photovoice foi escolhido uma vez que permite aos alunos serem participantes ativos na recolha e análise das fotografias. A análise dos dados relativos a este método seria realizada através das reflexões efetuadas pelos alunos aquando da análise da fotografia.
id RCAP_820a82147d1f6c2da5e8ac4888117f78
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lenteDesempenho motorDesenvolvimento positivoEducação físicaPhotovoiceRelações interpessoaisO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido em articulação com duas Unidades Curriculares, a Prática Pedagógica Supervisionada e o Seminário de Orientação Educacional, ambas pertencentes ao plano curricular do Mestrado em Ensino Pré-Escolar e Ensino no 1ºCEB. Este percurso tornou-se um processo fundamental para desenvolver competências de elaborar, planear e implementar competências de intervenção profissional. Estas foram desenvolvidas ao longo do percurso, adequando-se e considerando os planos curriculares e os interesses dos alunos. Ao longo do percurso de prática, foram realizados dois projetos de investigação- ação, um em contexto de Educação Pré-Escolar e outro que seria efetuado em contexto de 1ºCEB, ambos com o objetivo melhorar as relações interpessoais dos intervenientes, uma vez que em ambos os contextos as crianças apresentavam atitudes e comportamentos muito individualistas. Apesar do projeto no 1ºCEB não ter sido posto em prática, descrevem-se neste relatório as suas fases de conceção e planeamento Para tal partimos da questão-problema “De que forma o Desenvolvimento Positivo pode melhorar as relações interpessoais e o desempenho motor durante as aulas de Educação Física?” para planear/desenvolver atividades que pudessem responder à questão. Para além de outros métodos de recolha de dados, o Photovoice foi escolhido uma vez que permite aos alunos serem participantes ativos na recolha e análise das fotografias. A análise dos dados relativos a este método seria realizada através das reflexões efetuadas pelos alunos aquando da análise da fotografia.This internship report was developed within the curricular activities PPS and SOE, part of the master’s degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st cycle of Elementary School. This path has become a fundamental process for developing skills to prepare, plan and implement professional intervention’s skills. These were developed along the way, adapting and considering the curricular plans and the interests of the students. Along the practice path, two action-research projects were carried out, one in the context of Pre-School Education and another that would be carried out in the context of Primary School, both with the objective of improving the interpersonal relationships of the stakeholders, since in both contexts the children had very individualistic attitudes and behaviors. Although the project at Primary school has not been put into practice, the phases of design and planning are described in this report. To this end, we started with the question-problem “How can Positive Development improve interpersonal relationships and motor performance during Physical Education classes?” to plan/develop activities that could answer the question. In addition to other methods of data collection, Photovoice was chosen as it allows students to be active participants in the collection and analysis of photographs. The analysis of the data related to this method would be carried out through the reflections made by the students when analyzing the photograph.2022-03-07T11:35:04Z2020-10-28T00:00:00Z2020-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33398porFerreira, Cristiana da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:11Zoai:ria.ua.pt:10773/33398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:48.520151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente
title Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente
spellingShingle Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente
Ferreira, Cristiana da Rocha
Desempenho motor
Desenvolvimento positivo
Educação física
Photovoice
Relações interpessoais
title_short Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente
title_full Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente
title_fullStr Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente
title_full_unstemmed Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente
title_sort Relações interpessoais, desenvolvimento positivo e educação física: um olhar para além da lente
author Ferreira, Cristiana da Rocha
author_facet Ferreira, Cristiana da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cristiana da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho motor
Desenvolvimento positivo
Educação física
Photovoice
Relações interpessoais
topic Desempenho motor
Desenvolvimento positivo
Educação física
Photovoice
Relações interpessoais
description O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido em articulação com duas Unidades Curriculares, a Prática Pedagógica Supervisionada e o Seminário de Orientação Educacional, ambas pertencentes ao plano curricular do Mestrado em Ensino Pré-Escolar e Ensino no 1ºCEB. Este percurso tornou-se um processo fundamental para desenvolver competências de elaborar, planear e implementar competências de intervenção profissional. Estas foram desenvolvidas ao longo do percurso, adequando-se e considerando os planos curriculares e os interesses dos alunos. Ao longo do percurso de prática, foram realizados dois projetos de investigação- ação, um em contexto de Educação Pré-Escolar e outro que seria efetuado em contexto de 1ºCEB, ambos com o objetivo melhorar as relações interpessoais dos intervenientes, uma vez que em ambos os contextos as crianças apresentavam atitudes e comportamentos muito individualistas. Apesar do projeto no 1ºCEB não ter sido posto em prática, descrevem-se neste relatório as suas fases de conceção e planeamento Para tal partimos da questão-problema “De que forma o Desenvolvimento Positivo pode melhorar as relações interpessoais e o desempenho motor durante as aulas de Educação Física?” para planear/desenvolver atividades que pudessem responder à questão. Para além de outros métodos de recolha de dados, o Photovoice foi escolhido uma vez que permite aos alunos serem participantes ativos na recolha e análise das fotografias. A análise dos dados relativos a este método seria realizada através das reflexões efetuadas pelos alunos aquando da análise da fotografia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28T00:00:00Z
2020-10-28
2022-03-07T11:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33398
url http://hdl.handle.net/10773/33398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137703469514752