Educação física e desenvolvimento positivo: narrativas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriano, Ana Catarina Nunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33397
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, decorrente do trabalho realizado em duas unidades curriculares, Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. Este documento reflete o desenvolvimento da prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico tendo em consideração as necessidades educativas dos envolvidos. Nestes contextos foi analisado o desenvolvimento pessoal e motor dos intervenientes. Desta forma, foram planificadas e levadas a cabo atividades que visaram desenvolver competências positivas essenciais ao crescimento pessoal, social e motor das crianças. Em ambos os contextos foram planificados dois projetos de investigação – ação, com o objetivo de melhorar as relações interpessoais e o desempenho motor dos intervenientes. Apesar do projeto de investigação referente ao 1º CEB não ter sido colocado em prática, descrevem-se neste relatório todas as fases essenciais a sua execução. Este projeto surge após a análise de diversos estudos, cada vez mais frequentes na área de Educação Física, sobre a relação entre a Educação Física e o desenvolvimento motor e positivo das crianças. Assim, o trabalho empírico apresentado neste relatório pretendia compreender de que forma a aplicação do desenvolvimento positivo, durante as aulas de EF, melhoraria as relações interpessoais e o desempenho motor. Optámos por uma metodologia de investigação-ação de natureza exploratória, visando abordar um tema sobre o qual ainda existe reduzida pesquisa. Para tal, é de salientar que este projeto surge articulado com jogos cooperativos e atividades de ginástica. Para a recolha de dados optou-se, entre outros, pelas narrativas imagéticas descritivas, uma forma de recolha de dados que permite compreender o mais profundamente possível a vida dos participantes. A análise dos dados prenderse- ia, principalmente, em termos de conteúdo, numa base interpretativa e holística.
id RCAP_8625bb3ed8c9464623daf69364665c12
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação física e desenvolvimento positivo: narrativas de alunos do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação físicaDesenvolvimento motorDesenvolvimento positivoRelações interpessoaisNarrativasDesenho infantilO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, decorrente do trabalho realizado em duas unidades curriculares, Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. Este documento reflete o desenvolvimento da prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico tendo em consideração as necessidades educativas dos envolvidos. Nestes contextos foi analisado o desenvolvimento pessoal e motor dos intervenientes. Desta forma, foram planificadas e levadas a cabo atividades que visaram desenvolver competências positivas essenciais ao crescimento pessoal, social e motor das crianças. Em ambos os contextos foram planificados dois projetos de investigação – ação, com o objetivo de melhorar as relações interpessoais e o desempenho motor dos intervenientes. Apesar do projeto de investigação referente ao 1º CEB não ter sido colocado em prática, descrevem-se neste relatório todas as fases essenciais a sua execução. Este projeto surge após a análise de diversos estudos, cada vez mais frequentes na área de Educação Física, sobre a relação entre a Educação Física e o desenvolvimento motor e positivo das crianças. Assim, o trabalho empírico apresentado neste relatório pretendia compreender de que forma a aplicação do desenvolvimento positivo, durante as aulas de EF, melhoraria as relações interpessoais e o desempenho motor. Optámos por uma metodologia de investigação-ação de natureza exploratória, visando abordar um tema sobre o qual ainda existe reduzida pesquisa. Para tal, é de salientar que este projeto surge articulado com jogos cooperativos e atividades de ginástica. Para a recolha de dados optou-se, entre outros, pelas narrativas imagéticas descritivas, uma forma de recolha de dados que permite compreender o mais profundamente possível a vida dos participantes. A análise dos dados prenderse- ia, principalmente, em termos de conteúdo, numa base interpretativa e holística.This report was developed within the scope of the master’s degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st cycle of Basic Education, resulting from the work carried out in two curricular units, Supervised Pedagogical Practice and Educational Orientation Seminar. This document reflects the development of pedagogical practice in the context of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education considering the educational needs of those involved. In these contexts, the personal and motor development of the stakeholders was analyzed. In this way, activities were planned and carried out to develop positive skills essential to children's personal, social and motor growth. In both contexts, two research-action projects were planned, with the objective of improving interpersonal relationships and the motor performance of the stakeholders. Although the research project related to the 1st CEB has not been put into practice, this report describes all the essential phases for its execution. This project comes after the analysis of several studies, more and more frequent in the area of Physical Education, on the relationship between Physical Education and the motor and positive development of children. Thus, the empirical work presented in this report intended to understand how the application of positive development, during PE classes, would improve interpersonal relationships and motor performance. We opted for an exploratory action-research methodology, aiming to address a topic on which there is still limited research. To this end, it should be noted that this project appears in conjunction with cooperative games and gymnastic activities. For data collection, we opted, among others, for descriptive image narratives, a form of data collection that allows us to understand the lives of the participants as deeply as possible. The analysis of the data would mainly be in terms of content, on an interpretive and holistic basis.2022-03-07T11:22:39Z2020-10-28T00:00:00Z2020-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33397porCipriano, Ana Catarina Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:11Zoai:ria.ua.pt:10773/33397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:48.478306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e desenvolvimento positivo: narrativas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Educação física e desenvolvimento positivo: narrativas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Educação física e desenvolvimento positivo: narrativas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Cipriano, Ana Catarina Nunes
Educação física
Desenvolvimento motor
Desenvolvimento positivo
Relações interpessoais
Narrativas
Desenho infantil
title_short Educação física e desenvolvimento positivo: narrativas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Educação física e desenvolvimento positivo: narrativas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Educação física e desenvolvimento positivo: narrativas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Educação física e desenvolvimento positivo: narrativas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Educação física e desenvolvimento positivo: narrativas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Cipriano, Ana Catarina Nunes
author_facet Cipriano, Ana Catarina Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipriano, Ana Catarina Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Desenvolvimento motor
Desenvolvimento positivo
Relações interpessoais
Narrativas
Desenho infantil
topic Educação física
Desenvolvimento motor
Desenvolvimento positivo
Relações interpessoais
Narrativas
Desenho infantil
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, decorrente do trabalho realizado em duas unidades curriculares, Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. Este documento reflete o desenvolvimento da prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico tendo em consideração as necessidades educativas dos envolvidos. Nestes contextos foi analisado o desenvolvimento pessoal e motor dos intervenientes. Desta forma, foram planificadas e levadas a cabo atividades que visaram desenvolver competências positivas essenciais ao crescimento pessoal, social e motor das crianças. Em ambos os contextos foram planificados dois projetos de investigação – ação, com o objetivo de melhorar as relações interpessoais e o desempenho motor dos intervenientes. Apesar do projeto de investigação referente ao 1º CEB não ter sido colocado em prática, descrevem-se neste relatório todas as fases essenciais a sua execução. Este projeto surge após a análise de diversos estudos, cada vez mais frequentes na área de Educação Física, sobre a relação entre a Educação Física e o desenvolvimento motor e positivo das crianças. Assim, o trabalho empírico apresentado neste relatório pretendia compreender de que forma a aplicação do desenvolvimento positivo, durante as aulas de EF, melhoraria as relações interpessoais e o desempenho motor. Optámos por uma metodologia de investigação-ação de natureza exploratória, visando abordar um tema sobre o qual ainda existe reduzida pesquisa. Para tal, é de salientar que este projeto surge articulado com jogos cooperativos e atividades de ginástica. Para a recolha de dados optou-se, entre outros, pelas narrativas imagéticas descritivas, uma forma de recolha de dados que permite compreender o mais profundamente possível a vida dos participantes. A análise dos dados prenderse- ia, principalmente, em termos de conteúdo, numa base interpretativa e holística.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28T00:00:00Z
2020-10-28
2022-03-07T11:22:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33397
url http://hdl.handle.net/10773/33397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137703466369024