Caracterização do transporte intermodal de cargas na zona norte de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/5752 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Logística Orientado pela professora Doutora Maria Teresa Ribeiro Pereira Esta dissertação não inclui as críticas e sugestões feitas pelo Júri. |
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Caracterização do transporte intermodal de cargas na zona norte de PortugalTransporte de mercadoriasTransporte marítimo de curta distânciaSetor do transporteTransporte intermodal de cargasTransportationTransport of goodsIntermodal freight transportationShort sea shippingDissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Logística Orientado pela professora Doutora Maria Teresa Ribeiro Pereira Esta dissertação não inclui as críticas e sugestões feitas pelo Júri.As questões ambientais como as alterações climáticas, poluição atmosférica, qualidade da água, empobrecimento da camada de ozono, redução da diversidade biológica, desflorestação, entre outras têm vindo a preocupar não apenas os movimentos ambientalistas, mas também empresas e instituições públicas e privadas, em especial União Europeia. (Benjamim Moura, 2006). Os combustíveis fósseis são uma das principais causas para a emissão de dióxido de carbono. O sector de transporte, principalmente o transporte rodoviário, é dos setores que mais consomem combustíveis fósseis. Neste sentido é necessário diminuir a utilização do transporte rodoviário de mercadorias. Para diminuí-lo, a transferência para outros modais (transporte marítimo de cargas e transporte ferroviário de cargas) é uma solução. Visto que o transporte marítimo e o transporte ferroviário não oferecem o serviço porta-a-porta, a combinação do transporte torna-se o mais ideal. Surge, assim, a necessidade da utilização da intermodalidade de transporte de cargas. O transporte intermodal de cargas permite um transporte mais sustentável e uma mais justa repartição dos modais de transporte de cargas. O objetivo deste estudo é dar a conhecer a importância do transporte intermodal de cargas e caraterizar o transporte intermodal de cargas na Zona Norte de Portugal. A recolha de dados é feita através de inquérito em forma de questionário enviado para a amostra selecionada. O inquérito é feito no sentido de recolher a opiniões das empresas que exercem as suas atividades na zona norte de Portugal e identificar a melhores-praticas para o uso do transporte marítimo de curta distância articulado com os outros meios de transporte. No questionário o foco é dado ao transporte marítimo de curta distância porque é o único modal de transporte de cargas que neste momento pode competir com o transporte rodoviário de cargas. Depois de recolhido os dados da investigação é feito uma análise e conclusões. Concluiu-se que o TMC é visto como o único meio de transporte que pode competir neste momento como o transporte rodoviário de cargas em termos de utilização. Os resultados obtidos mostram que: maior parte das empresas que participaram na investigação não utilizam o transporte ferroviário para transporte de cargas; a tecnologia de informação e qualidade de serviço foi vista pelos inqueridos como variáveis mais importantes para aposta no TMCD; os atributos considerados mais importantes para a promoção do TMCD pelas empresas inqueridas são o levantamento/entrega no local correto, consistência na entrega a tempo/pontualidade no serviço de saída e Cooperação da empresa em resolver problemas e confiabilidade. Considera-se que ainda há muito a percorrer, porque nem de perto se verifica uma diminuição tanto a nível europeu como português na utilização do transporte rodoviário.Environmental issues - climate change, air pollution, water quality, depletion of the ozone layer, biodiversity loss, deforestation, among others - has been concerning not only environmental movements, but also companies and public and private institutions, specially European Union. (Benjamin Moura, 2006). Fossil fuels are the main causes of carbon dioxide emissions. The transport sector, especially road transport, is one of the sectors that consume fossil fuels. Therefore, it is necessary to reduce the use of road transport of goods. So transfer to other modes (shipping and railway freight) can be a solution to decrease the use of road transport. As we know shipping and rail do not offer door-to-door service, so the combination of transport is the way to follow. Intermodal freight transportation allows a more sustainable transport and a fairer distribution of cargo transportation modes. The objective of this study is to present the importance of intermodal freight transportation and characterize the intermodal freight transportation in North of Portugal. Data collection is done through a survey sent to the selected sample. The survey is done in order to collect companies opinions that carry out their activities in the North of Portugal and identify the best-practices to use Short Sea Shipping articulated with other modes of transportion. The survey is focused in Short Sea Shipping because it is the only one mode of good transportation can currently compete with road freight transportation. After collected data is carry out an analysis and conclusions. This research allows to conclued that SSS is seen as the only one mode of transportation capable to compete with road transportation of goods in terms of utilization. The results from the survey shows that: most of the companies that participated in this research does not make use of rail transport of cargos; Information technology and quality of service was seen by the companies as the most important to promote the SSS; the most important attribute to promote SSS are are delivering in the correct location, consistency in delivering time and the company's cooperation in solving problems and reliability. It was found out that there are still many thing to do because it is not seen any decreasing in utilization of road transportation of goods, so far, neither in Europe and Portugal.Pereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAdrião, Elton2015-03-23T15:09:33Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/5752TID:201634899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:45:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/5752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:21.945436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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