Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3135 |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural. |
id |
RCAP_822c152042044b95c5190387959c2251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3135 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)Pedagogia onlineTecnologia da informação e comunicaçãoEnsino a distânciaProcesso de BolonhaEsse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.Repositório AbertoRamos, NatáliaSobral, Maria Neide2014-05-03T14:20:09Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3135porRamos, Natália; Sobral, Maria Neide - Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010). "Revista Praxis Educacional" [Em linha]. ISSN 1809-0249 (Print) ISSN 2178-2679 (Online). Vol. 9, nº 14 (Jan./Jun 2013), p. 103-1231809-0249info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:54Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:29.041989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
title |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
spellingShingle |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) Ramos, Natália Pedagogia online Tecnologia da informação e comunicação Ensino a distância Processo de Bolonha |
title_short |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
title_full |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
title_fullStr |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
title_full_unstemmed |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
title_sort |
Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010) |
author |
Ramos, Natália |
author_facet |
Ramos, Natália Sobral, Maria Neide |
author_role |
author |
author2 |
Sobral, Maria Neide |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Natália Sobral, Maria Neide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia online Tecnologia da informação e comunicação Ensino a distância Processo de Bolonha |
topic |
Pedagogia online Tecnologia da informação e comunicação Ensino a distância Processo de Bolonha |
description |
Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-05-03T14:20:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3135 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ramos, Natália; Sobral, Maria Neide - Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010). "Revista Praxis Educacional" [Em linha]. ISSN 1809-0249 (Print) ISSN 2178-2679 (Online). Vol. 9, nº 14 (Jan./Jun 2013), p. 103-123 1809-0249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135015396704256 |