A Imprensa e a perspectiva de género. Quando elas são notícia no Dia Internacional da Mulher
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/21044 |
Resumo: | A representação das mulheres no discurso jornalístico tem sido debatida pelo meio académico. Diversos investigadores sustentam que os média são a instituição central da actual configuração do sistema social, portanto a forma como eles constroem e descrevem ideologias é marcante na definição do sexo feminino. A cobertura noticiosa não reproduz a realidade em todas as suas manifestações, pois as notícias são construídas segundo práticas de selecção e tratamento. No que se refere à representação feminina, os média continuam a secundarizar as vozes, o que se traduz num discurso selectivo e, muitas vezes, negativo, que legitima a dominação masculina. A esfera pública mantém-se associada aos homens, enquanto as mulheres permanecem no domínio privado. Além disso, elas são as protagonistas das notícias de interesse humano, estético, emocional e violência. Fala-se cada vez mais de uma feminização da profissão jornalística, criam-se políticas para promover a igualdade, mas os estereótipos e a discriminação parecem ainda existir no discurso. Face a este cenário, pretendemos analisar como é que elas são representadas no discurso jornalístico do Dia Internacional da Mulher. Neste dia, os temas relacionados com o sexo feminino entram mais facilmente na agenda mediática, mas importa saber que imagem é que é veiculada pelos média. |
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A Imprensa e a perspectiva de género. Quando elas são notícia no Dia Internacional da MulherMulheresRepresentaçõesImprensaA representação das mulheres no discurso jornalístico tem sido debatida pelo meio académico. Diversos investigadores sustentam que os média são a instituição central da actual configuração do sistema social, portanto a forma como eles constroem e descrevem ideologias é marcante na definição do sexo feminino. A cobertura noticiosa não reproduz a realidade em todas as suas manifestações, pois as notícias são construídas segundo práticas de selecção e tratamento. No que se refere à representação feminina, os média continuam a secundarizar as vozes, o que se traduz num discurso selectivo e, muitas vezes, negativo, que legitima a dominação masculina. A esfera pública mantém-se associada aos homens, enquanto as mulheres permanecem no domínio privado. Além disso, elas são as protagonistas das notícias de interesse humano, estético, emocional e violência. Fala-se cada vez mais de uma feminização da profissão jornalística, criam-se políticas para promover a igualdade, mas os estereótipos e a discriminação parecem ainda existir no discurso. Face a este cenário, pretendemos analisar como é que elas são representadas no discurso jornalístico do Dia Internacional da Mulher. Neste dia, os temas relacionados com o sexo feminino entram mais facilmente na agenda mediática, mas importa saber que imagem é que é veiculada pelos média.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Universidade do MinhoCerqueira, Carla Preciosa Braga20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21044por1646-5954http://obs.obercom.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:23.315150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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