Desmaterialização da música e a produção fonográfica do Rock independente de Teresina no Século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Thiago Meneses
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11935
Resumo: Um dos fenômenos mais verificados no âmbito das mudanças estruturais recentes na produção, circulação e consumo de música é o incremento de um número cada vez maior de contextos que nascem fora do raio de atuação das grandes indústrias culturais e longe dos grandes “centros”. A possibilidade de registro e distribuição fonográficos facilitados pela emergência das tecnologias digitais para um público amplo, ao mesmo tempo em que é um dos principais fatores para o desmantelamento parcial de um modelo de indústria da música que vigorou soberano no século XX, possibilita a ascensão, em dimensões até há pouco tempo impensáveis, destes grupos distantes dos contextos culturais de referência, não obstante o surgimento de novos desafios, e que giram sobretudo em torno do tópico “sustentabilidade”. Inserido no âmbito mais alargado de uma tese de doutoramento, o presente artigo busca discutir esse novo contexto de incremento de contextos musicais “periféricos” a partir do caso da produção fonográfica do rock independente da cidade brasileira de Teresina no século XXI. Antes da apresentação e discussão propriamente dita deste material, são feitos alguns apontamentos gerais sobre as principais modificações do business da música nos últimos anos, assim como uma breve caracterização sociodemográfica do território de Teresina. Buscou-se, também, sublinhar o papel protagonista dos territórios urbanos nas pesquisas sobre os fenômenos culturais na contemporaneidade. Em linhas gerais, é possível afirmar que o catálogo volumoso, verificado em 220 produtos fonográficos, distribuídos nos mais diversos suportes e formatos, é devido principalmente a estas novas oportunidades advindas do novo ambiente digital.
id RCAP_822ec3463b47e584109163dae69daf37
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desmaterialização da música e a produção fonográfica do Rock independente de Teresina no Século XXIDesmaterialização da músicaProdução fonográfica independenteTeresinaUm dos fenômenos mais verificados no âmbito das mudanças estruturais recentes na produção, circulação e consumo de música é o incremento de um número cada vez maior de contextos que nascem fora do raio de atuação das grandes indústrias culturais e longe dos grandes “centros”. A possibilidade de registro e distribuição fonográficos facilitados pela emergência das tecnologias digitais para um público amplo, ao mesmo tempo em que é um dos principais fatores para o desmantelamento parcial de um modelo de indústria da música que vigorou soberano no século XX, possibilita a ascensão, em dimensões até há pouco tempo impensáveis, destes grupos distantes dos contextos culturais de referência, não obstante o surgimento de novos desafios, e que giram sobretudo em torno do tópico “sustentabilidade”. Inserido no âmbito mais alargado de uma tese de doutoramento, o presente artigo busca discutir esse novo contexto de incremento de contextos musicais “periféricos” a partir do caso da produção fonográfica do rock independente da cidade brasileira de Teresina no século XXI. Antes da apresentação e discussão propriamente dita deste material, são feitos alguns apontamentos gerais sobre as principais modificações do business da música nos últimos anos, assim como uma breve caracterização sociodemográfica do território de Teresina. Buscou-se, também, sublinhar o papel protagonista dos territórios urbanos nas pesquisas sobre os fenômenos culturais na contemporaneidade. Em linhas gerais, é possível afirmar que o catálogo volumoso, verificado em 220 produtos fonográficos, distribuídos nos mais diversos suportes e formatos, é devido principalmente a estas novas oportunidades advindas do novo ambiente digital.DINÂMIA'CET-IUL2016-10-04T13:32:36Z2016-06-01T00:00:00Z2016-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/11935por2182-303010.15847/citiescommunitiesterritories.jun2016.032.art08Alves, Thiago Menesesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:36Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:47.431420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desmaterialização da música e a produção fonográfica do Rock independente de Teresina no Século XXI
title Desmaterialização da música e a produção fonográfica do Rock independente de Teresina no Século XXI
spellingShingle Desmaterialização da música e a produção fonográfica do Rock independente de Teresina no Século XXI
Alves, Thiago Meneses
Desmaterialização da música
Produção fonográfica independente
Teresina
title_short Desmaterialização da música e a produção fonográfica do Rock independente de Teresina no Século XXI
title_full Desmaterialização da música e a produção fonográfica do Rock independente de Teresina no Século XXI
title_fullStr Desmaterialização da música e a produção fonográfica do Rock independente de Teresina no Século XXI
title_full_unstemmed Desmaterialização da música e a produção fonográfica do Rock independente de Teresina no Século XXI
title_sort Desmaterialização da música e a produção fonográfica do Rock independente de Teresina no Século XXI
author Alves, Thiago Meneses
author_facet Alves, Thiago Meneses
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Thiago Meneses
dc.subject.por.fl_str_mv Desmaterialização da música
Produção fonográfica independente
Teresina
topic Desmaterialização da música
Produção fonográfica independente
Teresina
description Um dos fenômenos mais verificados no âmbito das mudanças estruturais recentes na produção, circulação e consumo de música é o incremento de um número cada vez maior de contextos que nascem fora do raio de atuação das grandes indústrias culturais e longe dos grandes “centros”. A possibilidade de registro e distribuição fonográficos facilitados pela emergência das tecnologias digitais para um público amplo, ao mesmo tempo em que é um dos principais fatores para o desmantelamento parcial de um modelo de indústria da música que vigorou soberano no século XX, possibilita a ascensão, em dimensões até há pouco tempo impensáveis, destes grupos distantes dos contextos culturais de referência, não obstante o surgimento de novos desafios, e que giram sobretudo em torno do tópico “sustentabilidade”. Inserido no âmbito mais alargado de uma tese de doutoramento, o presente artigo busca discutir esse novo contexto de incremento de contextos musicais “periféricos” a partir do caso da produção fonográfica do rock independente da cidade brasileira de Teresina no século XXI. Antes da apresentação e discussão propriamente dita deste material, são feitos alguns apontamentos gerais sobre as principais modificações do business da música nos últimos anos, assim como uma breve caracterização sociodemográfica do território de Teresina. Buscou-se, também, sublinhar o papel protagonista dos territórios urbanos nas pesquisas sobre os fenômenos culturais na contemporaneidade. Em linhas gerais, é possível afirmar que o catálogo volumoso, verificado em 220 produtos fonográficos, distribuídos nos mais diversos suportes e formatos, é devido principalmente a estas novas oportunidades advindas do novo ambiente digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04T13:32:36Z
2016-06-01T00:00:00Z
2016-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11935
url http://hdl.handle.net/10071/11935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-3030
10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2016.032.art08
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DINÂMIA'CET-IUL
publisher.none.fl_str_mv DINÂMIA'CET-IUL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134747222343680