Impacto do Design Thinking nos Recursos Humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaventura, Helena Margarida Jorge
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1846
Resumo: O Design Thinking, nomeadamente a sua aplicação à área de Recursos Humanos, é um tema pouco conhecido e explorado, mesmo a nível internacional. Só muito recentemente começou a ser partilhado e trabalhado pelas organizações, através de formações, workshops e conferências. É um tema que começa agora a ter destaque, justificado em parte pela constante mudança que caracteriza os tempos de hoje e que obriga as organizações a responder rapidamente aos novos desafios, criando valor e garantindo a competitividade. Tendo o design um enorme poder de influenciar o comportamento humano e afetar a mudança, o presente estudo sugere uma abordagem baseada num método interativo e centrado nas pessoas, com vista à resolução de problemas reais, com enfoque nas necessidades (físicas, cognitivas e emocionais) dos clientes e na criação de soluções, visando o desenvolvimento de pessoas que orientem o design dos produtos e serviços. A investigação foi desenvolvida com base num modelo de Design Thinking, designado por Employee´s Experience Design, em que, ao longo de 3 sessões de brainstorming e brainwriting, foram identificadas necessidades, desenvolvidas várias ideias e definidas algumas propostas de atuação. Como principais resultados da utilização do Design Thinking, poder-se-ão apontar um maior enfoque e empenho na resolução dos problemas identificados e na procura de melhoria contínua. Para além de obrigar a (re)pensar os processos, auxilia os agentes envolvidos a construir uma visão mais a médio e longo prazo. Contribui para uma melhor comunicação entre pares, mais empenho para a resolução de problemas, maior criatividade e diversidade de perspetivas. Para além de promover uma visão compartilhada, uma aprendizagem em equipa e um pensamento sistémico, estimula a autorreflexão, o que conduz à identificação de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, potenciando encontrar soluções viáveis e vencedoras. Como principais conclusões, tudo parece indicar que o Design Thinking aplicado aos Recursos Humanos estimula o processo de melhoria contínua, reforça o trabalho em equipa, a criatividade e o empenho na resolução de problemas. Sensibiliza, ainda, a administração para os problemas existentes, comprometendo-a na resolução dos mesmos e trabalhando em parceria com os stakeholders.
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