A contribuição do design thinking para o branding das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Daniele Forati
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fetter, Sandro Roberto
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232935
Resumo: O presente capítulo buscou, a partir da área do design, discorrer como a abordagem do Design Thinking pode contribuir para um eficiente trabalho de Branding nas empresas, gerando maior reconhecimento de mercado e uma relação valiosa com o cliente. Além de explorar as origens e definições dessas abordagens, buscou-se revisar a bibliografia sobre as contribuições do Design Thinking na gestão de marcas corporativas e discutir as interrelações entre os campos e os impactos na gestão de marcas. A partir de recursos teóricos, foi possível compreender que, para inovar na oferta de produtos ou serviços, é preciso, antes de tudo, entender o cenário em que o problema está inserido e partir para a solução de maneira que as reais necessidades do consumidor sejam levadas em consideração, colocando-o no centro do projeto, ou até mesmo como cocriador. O estudo contribui para o entendimento de como marcas fortes se mantêm num mercado competitivo e mutável e aponta para a importância de olhar para o cliente como chave para o fortalecimento de pontes entre os clientes e as empresas. Ainda se percebeu que o design é uma área centrada no humano, e que é a partir da empatia e metodologias disruptivas que conduzem marcas a se tornarem inovadoras e promotoras de mudanças significativas na vida das pessoas.
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