Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Helder
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Prudente, João, Vicente, António, Fernando, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2372
Resumo: Afirmar-se a permanência da mudança passou a ser banalidade. Mas é real. O pior é que, frequentemente, não passa de um pretexto para deixar tudo na mesma. Hoje, não há resposta para muitos dos problemas que se colocam mas, paradoxalmente, não se rentabiliza o conhecimento e os meios disponíveis. É necessário que o ensino superior esteja na vanguarda de uma mudança coerente sendo, por isso, essencial “jogar” de forma articulada “em vários tabuleiros” em simultâneo. Neste trabalho analisamos algumas das disfuncionalidades do actual sistema e equacionamos possibilidades de operacionalização da mudança ao nível do acesso ao ensino superior, das estruturas organizacionais, da investigação, da avaliação e debruçamo-nos, mais em pormenor, sobre a estrutura das aulas, pois é necessário deixar de ter uma formação centrada, fundamentalmente, no ensino, para passar a ter uma maior preocupação com a aprendizagem. No fundo, passar da reprodução para a produção. Não basta, por isso, fazer acertos pontuais, introduzir novos conteúdos e matérias, utilizar umas tecnologias, fazer uns regulamentos e normas. É necessário a mudança do quadro de referência. Defendemos, assim, uma mudança de lógica, ou seja, uma mudança de paradigma, no sentido que lhe dá Thomas Kuhn.
id RCAP_8236735b47042167c1fa67893bbac6b3
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógicoEnsino SuperiorMudançaProcesso pedagógicoHigher educationChangePedagogical process.Faculdade de Ciências SociaisAfirmar-se a permanência da mudança passou a ser banalidade. Mas é real. O pior é que, frequentemente, não passa de um pretexto para deixar tudo na mesma. Hoje, não há resposta para muitos dos problemas que se colocam mas, paradoxalmente, não se rentabiliza o conhecimento e os meios disponíveis. É necessário que o ensino superior esteja na vanguarda de uma mudança coerente sendo, por isso, essencial “jogar” de forma articulada “em vários tabuleiros” em simultâneo. Neste trabalho analisamos algumas das disfuncionalidades do actual sistema e equacionamos possibilidades de operacionalização da mudança ao nível do acesso ao ensino superior, das estruturas organizacionais, da investigação, da avaliação e debruçamo-nos, mais em pormenor, sobre a estrutura das aulas, pois é necessário deixar de ter uma formação centrada, fundamentalmente, no ensino, para passar a ter uma maior preocupação com a aprendizagem. No fundo, passar da reprodução para a produção. Não basta, por isso, fazer acertos pontuais, introduzir novos conteúdos e matérias, utilizar umas tecnologias, fazer uns regulamentos e normas. É necessário a mudança do quadro de referência. Defendemos, assim, uma mudança de lógica, ou seja, uma mudança de paradigma, no sentido que lhe dá Thomas Kuhn.Be stated permanence of change has become commonplace. But it is real. What's worse is that often is no more than a pretext to leave everything the same. Today, there is no answer to many of the problems that arise but, paradoxically, the knowledge and resources available are not used toward to make real the change. It is necessary that higher education be at the forefront of a coherent change and is therefore essential "play" in an articulated way "in several trays" simultaneously. We examined some of the dysfunctions of the current system and we make the evaluation of the possibilities for conducting change concerning to access to higher education, organizational structures, research, evaluation, and we look more in detail about the structure of classes, for it is necessary to leave to have a training focused primarily on education to go on to have a greater concern with learning. In other words, move from repetition to the production. And that is why, that do not just make piecemeal amendments, introducing new content and issues, using some technologies, do rules and standards. Changing the frame of reference is required. Thus, we advocate a change of logic, i.e., a paradigm shift in the sense that Thomas Kuhn gives.Sociedade Científica de Pedagogia do DesportoDigitUMaLopes, HelderPrudente, JoãoVicente, AntónioFernando, Catarina2019-05-23T11:06:42Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2372porLopes, H., Prudente, J., Vicente, A., & Fernando, C. (2014). Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(5), 55-60.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:09Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:08.973834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico
title Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico
spellingShingle Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico
Lopes, Helder
Ensino Superior
Mudança
Processo pedagógico
Higher education
Change
Pedagogical process
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico
title_full Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico
title_fullStr Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico
title_full_unstemmed Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico
title_sort Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico
author Lopes, Helder
author_facet Lopes, Helder
Prudente, João
Vicente, António
Fernando, Catarina
author_role author
author2 Prudente, João
Vicente, António
Fernando, Catarina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Helder
Prudente, João
Vicente, António
Fernando, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Mudança
Processo pedagógico
Higher education
Change
Pedagogical process
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Ensino Superior
Mudança
Processo pedagógico
Higher education
Change
Pedagogical process
.
Faculdade de Ciências Sociais
description Afirmar-se a permanência da mudança passou a ser banalidade. Mas é real. O pior é que, frequentemente, não passa de um pretexto para deixar tudo na mesma. Hoje, não há resposta para muitos dos problemas que se colocam mas, paradoxalmente, não se rentabiliza o conhecimento e os meios disponíveis. É necessário que o ensino superior esteja na vanguarda de uma mudança coerente sendo, por isso, essencial “jogar” de forma articulada “em vários tabuleiros” em simultâneo. Neste trabalho analisamos algumas das disfuncionalidades do actual sistema e equacionamos possibilidades de operacionalização da mudança ao nível do acesso ao ensino superior, das estruturas organizacionais, da investigação, da avaliação e debruçamo-nos, mais em pormenor, sobre a estrutura das aulas, pois é necessário deixar de ter uma formação centrada, fundamentalmente, no ensino, para passar a ter uma maior preocupação com a aprendizagem. No fundo, passar da reprodução para a produção. Não basta, por isso, fazer acertos pontuais, introduzir novos conteúdos e matérias, utilizar umas tecnologias, fazer uns regulamentos e normas. É necessário a mudança do quadro de referência. Defendemos, assim, uma mudança de lógica, ou seja, uma mudança de paradigma, no sentido que lhe dá Thomas Kuhn.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2019-05-23T11:06:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2372
url http://hdl.handle.net/10400.13/2372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, H., Prudente, J., Vicente, A., & Fernando, C. (2014). Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(5), 55-60.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129922369748992