Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2372 |
Resumo: | Afirmar-se a permanência da mudança passou a ser banalidade. Mas é real. O pior é que, frequentemente, não passa de um pretexto para deixar tudo na mesma. Hoje, não há resposta para muitos dos problemas que se colocam mas, paradoxalmente, não se rentabiliza o conhecimento e os meios disponíveis. É necessário que o ensino superior esteja na vanguarda de uma mudança coerente sendo, por isso, essencial “jogar” de forma articulada “em vários tabuleiros” em simultâneo. Neste trabalho analisamos algumas das disfuncionalidades do actual sistema e equacionamos possibilidades de operacionalização da mudança ao nível do acesso ao ensino superior, das estruturas organizacionais, da investigação, da avaliação e debruçamo-nos, mais em pormenor, sobre a estrutura das aulas, pois é necessário deixar de ter uma formação centrada, fundamentalmente, no ensino, para passar a ter uma maior preocupação com a aprendizagem. No fundo, passar da reprodução para a produção. Não basta, por isso, fazer acertos pontuais, introduzir novos conteúdos e matérias, utilizar umas tecnologias, fazer uns regulamentos e normas. É necessário a mudança do quadro de referência. Defendemos, assim, uma mudança de lógica, ou seja, uma mudança de paradigma, no sentido que lhe dá Thomas Kuhn. |
id |
RCAP_8236735b47042167c1fa67893bbac6b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2372 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógicoEnsino SuperiorMudançaProcesso pedagógicoHigher educationChangePedagogical process.Faculdade de Ciências SociaisAfirmar-se a permanência da mudança passou a ser banalidade. Mas é real. O pior é que, frequentemente, não passa de um pretexto para deixar tudo na mesma. Hoje, não há resposta para muitos dos problemas que se colocam mas, paradoxalmente, não se rentabiliza o conhecimento e os meios disponíveis. É necessário que o ensino superior esteja na vanguarda de uma mudança coerente sendo, por isso, essencial “jogar” de forma articulada “em vários tabuleiros” em simultâneo. Neste trabalho analisamos algumas das disfuncionalidades do actual sistema e equacionamos possibilidades de operacionalização da mudança ao nível do acesso ao ensino superior, das estruturas organizacionais, da investigação, da avaliação e debruçamo-nos, mais em pormenor, sobre a estrutura das aulas, pois é necessário deixar de ter uma formação centrada, fundamentalmente, no ensino, para passar a ter uma maior preocupação com a aprendizagem. No fundo, passar da reprodução para a produção. Não basta, por isso, fazer acertos pontuais, introduzir novos conteúdos e matérias, utilizar umas tecnologias, fazer uns regulamentos e normas. É necessário a mudança do quadro de referência. Defendemos, assim, uma mudança de lógica, ou seja, uma mudança de paradigma, no sentido que lhe dá Thomas Kuhn.Be stated permanence of change has become commonplace. But it is real. What's worse is that often is no more than a pretext to leave everything the same. Today, there is no answer to many of the problems that arise but, paradoxically, the knowledge and resources available are not used toward to make real the change. It is necessary that higher education be at the forefront of a coherent change and is therefore essential "play" in an articulated way "in several trays" simultaneously. We examined some of the dysfunctions of the current system and we make the evaluation of the possibilities for conducting change concerning to access to higher education, organizational structures, research, evaluation, and we look more in detail about the structure of classes, for it is necessary to leave to have a training focused primarily on education to go on to have a greater concern with learning. In other words, move from repetition to the production. And that is why, that do not just make piecemeal amendments, introducing new content and issues, using some technologies, do rules and standards. Changing the frame of reference is required. Thus, we advocate a change of logic, i.e., a paradigm shift in the sense that Thomas Kuhn gives.Sociedade Científica de Pedagogia do DesportoDigitUMaLopes, HelderPrudente, JoãoVicente, AntónioFernando, Catarina2019-05-23T11:06:42Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2372porLopes, H., Prudente, J., Vicente, A., & Fernando, C. (2014). Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(5), 55-60.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:09Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:08.973834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico |
title |
Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico |
spellingShingle |
Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico Lopes, Helder Ensino Superior Mudança Processo pedagógico Higher education Change Pedagogical process . Faculdade de Ciências Sociais |
title_short |
Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico |
title_full |
Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico |
title_fullStr |
Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico |
title_full_unstemmed |
Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico |
title_sort |
Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico |
author |
Lopes, Helder |
author_facet |
Lopes, Helder Prudente, João Vicente, António Fernando, Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Prudente, João Vicente, António Fernando, Catarina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Helder Prudente, João Vicente, António Fernando, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Mudança Processo pedagógico Higher education Change Pedagogical process . Faculdade de Ciências Sociais |
topic |
Ensino Superior Mudança Processo pedagógico Higher education Change Pedagogical process . Faculdade de Ciências Sociais |
description |
Afirmar-se a permanência da mudança passou a ser banalidade. Mas é real. O pior é que, frequentemente, não passa de um pretexto para deixar tudo na mesma. Hoje, não há resposta para muitos dos problemas que se colocam mas, paradoxalmente, não se rentabiliza o conhecimento e os meios disponíveis. É necessário que o ensino superior esteja na vanguarda de uma mudança coerente sendo, por isso, essencial “jogar” de forma articulada “em vários tabuleiros” em simultâneo. Neste trabalho analisamos algumas das disfuncionalidades do actual sistema e equacionamos possibilidades de operacionalização da mudança ao nível do acesso ao ensino superior, das estruturas organizacionais, da investigação, da avaliação e debruçamo-nos, mais em pormenor, sobre a estrutura das aulas, pois é necessário deixar de ter uma formação centrada, fundamentalmente, no ensino, para passar a ter uma maior preocupação com a aprendizagem. No fundo, passar da reprodução para a produção. Não basta, por isso, fazer acertos pontuais, introduzir novos conteúdos e matérias, utilizar umas tecnologias, fazer uns regulamentos e normas. É necessário a mudança do quadro de referência. Defendemos, assim, uma mudança de lógica, ou seja, uma mudança de paradigma, no sentido que lhe dá Thomas Kuhn. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2019-05-23T11:06:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2372 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lopes, H., Prudente, J., Vicente, A., & Fernando, C. (2014). Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(5), 55-60. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551068254437376 |