Sistemas de gestão da qualidade em instituições de ensino superior: questões de implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, A.M.R.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lourenço, Rodrigo Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39290
Resumo: As experiências disponíveis na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) em Instituições de Ensino Superior (IES) eviden- ciam grandes dificuldades, pelo menos, na gestão dos processos chave de ensino e aprendizagem, ficando muitas vezes confinadas aos processos de suporte. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a abordagem escolhida pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), na concepção e implementação de um SGQ. Para o efeito, foi seguida uma abordagem por processos (Pires e Lou- renço, 2010). Em primeiro lugar, é estabelecido um quadro teórico e conceptual, o qual aju- dou a esclarecer abordagens e a justificar prioridades. Alguns conceitos, difi- culdades e mitos são identificados e caracterizados. Em segundo lugar, é tipificada uma abordagem, para a implementação de um SGQ, apoiada na experiência recente do IPS, não tendo, no entanto, a preo- cupação de a descrever de forma próxima, mas sim a preocupação de ser útil a outras IES. Por último, são apresentadas algumas conclusões sobre o percurso, bem como adiantadas recomendações.
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