Identificação dos níveis de estigma na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: tradução, adaptação cultural e avaliação psicométrica da versão portuguesa do Attention deficit hyperactivity disorder Stigma Questionnaire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Beatriz de Jesus Chaves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19859
Resumo: Apesar do crescente conhecimento sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), estas pessoas ainda são confrontadas com estigma por parte da sociedade. A pesquisa sobre o estigma associado à PHDA é limitada devido à falta de instrumentos válidos e confiáveis. Contribuir para a adaptação cultural e validação psicométrica do ADHD Stigma Questionnaire (ASQ) para a população portuguesa. A amostra foi constituída por 468 indivíduos, com idades compreendidas entre os 11 e os 64 anos de idade, que responderam a um questionário online. A validação englobou a tradução e adaptação cultural e a análise das propriedades psicométricas: fiabilidade – teste-reteste e consistência interna –, validade de conteúdo e validade de construto. A consistência interna ASQ foi muito boa (α=0,93) e os valores de teste-reteste (r=0,86) suportam a fiabilidade do instrumento. Na validade de construto, a análise fatorial explicou 51,33% da variância e indicou uma nova distribuição dos itens 2 e 15 no instrumento. A utilização da ASQ para a investigação e prática clínica em Portugal é devidamente suportada pelas propriedades psicométricas.
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