Metodologias ativas na educação superior : como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lais Rafaela Martins Serra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47822
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_824e1d76f5e650aca85d2776cceb9c37
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias ativas na educação superior : como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemasMetodologiasAprendizagem baseada em problemasProfessoresAlunosTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente estudo, intitulado “Metodologias Ativas na educação superior: como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas”, tem como proposta identificar as percepções de docentes e discentes relativamente à implementação de metodologias ativas, evidenciando potencialidades, expectativas, dificuldades, avaliações e resultados obtidos a partir das experiências vividas na aprendizagem com metodologias ativas. Para tanto, inicialmente a investigação faz uma abordagem histórica sobre a educação superior no Brasil, analisando os aspectos legislativos e metodológicos. Em seguida, são apresentadas as teorias de aprendizagem que embasam as metodologias ativas, para, a partir disto, caracterizar tais metodologias. São apresentados, ainda, os tipos de metodologias ativas, com ênfase nos métodos Aprendizagem Baseada em Problemas e Sala de Aula Invertida. Após esse primeiro processo, são apresentados os instrumentos de coleta de dados, entrevista e questionário on-line, além da metodologia da pesquisa e do processo para a obtenção dos dados, bem como estes foram categorizados e analisados. Por fim, os resultados são analisados, sob a ótica de professores e alunos, fazendo uma comparação entre as suas percepções. A pesquisa concluiu que, apesar das dificuldades apresentadas, professores e alunos veem que as metodologias ativas sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas têm um grande potencial para a promoção da autonomia, aprendizagem e motivação dos alunos no ensino superior.The present study entitled “Active teaching-learning methodologies in Higher Education: how teachers and students perceive the implementation of the Flipped classroom and Problem-Based Learning methodologies” aims to identify the perceptions of teachers and students regarding the implementation of active methodologies, seeking to highlight potentialities, expectations, difficulties, evaluations, and results obtained from the experiences lived in learning with active teaching-learning methodologies. Initially, the investigation takes a historical approach to higher education in Brazil, analyzing the legislative and methodological aspects. Secondly, the learning theories that support the active teaching-learning methodologies are presented in order to characterize these methodologies. The types of active teaching-learning methodologies are also presented, with emphasis on the Problem-Based Learning and flipped classroom methods. After this first process, the data collection instruments, online interview and questionnaire, the research methodology, and the process for obtaining the data are presented, as well as these were categorized and analyzed. Finally, the results are analyzed, from the perspective of teachers and students, making a comparison between their perceptions. The research concluded that, despite the difficulties presented, teachers and students see that active teaching-learning methodologies flipped classroom and problem-based learning have great potential for promoting students' autonomy, learning, and motivation in higher education.Piedade, JoãoRepositório da Universidade de LisboaSilva, Lais Rafaela Martins Serra2021-05-13T10:12:39Z20212020-12-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47822TID:202970418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:47.653598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas na educação superior : como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas
title Metodologias ativas na educação superior : como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas
spellingShingle Metodologias ativas na educação superior : como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas
Silva, Lais Rafaela Martins Serra
Metodologias
Aprendizagem baseada em problemas
Professores
Alunos
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Metodologias ativas na educação superior : como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas
title_full Metodologias ativas na educação superior : como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas
title_fullStr Metodologias ativas na educação superior : como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas
title_full_unstemmed Metodologias ativas na educação superior : como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas
title_sort Metodologias ativas na educação superior : como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas
author Silva, Lais Rafaela Martins Serra
author_facet Silva, Lais Rafaela Martins Serra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piedade, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lais Rafaela Martins Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias
Aprendizagem baseada em problemas
Professores
Alunos
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Metodologias
Aprendizagem baseada em problemas
Professores
Alunos
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
2021-05-13T10:12:39Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47822
TID:202970418
url http://hdl.handle.net/10451/47822
identifier_str_mv TID:202970418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134544846127104