SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2364 |
Resumo: | A metodologia ativa procura modificar a forma tradicional de ensino, fazendo com que o aluno passe da posi??o passiva, para ativa, e entre essas metodologias se tem a sala de aula invertida que podem ajudar a envolver mais os alunos no processo de aprendizagem. Com isso, o objetivo desse artigo ? apresentar uma proposta de metodologia ativa por meio da sala de aula invertida como uma ferramenta motivadora, de forma a capacitar os discentes a atuar dentro da ind?stria da constru??o, a fim de prevenir os riscos de acidentes e doen?as ocupacionais. A metodologia utilizada foi ? pesquisa explorat?ria com o intuito de ter um melhor entendimento sobre o assunto. Pressup?e-se que a inser??o da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino do curso t?cnico em Seguran?a do Trabalho pode apresentar resultados positivos no que se refere ? aprendizagem dos alunos, podendo contribuir para o desenvolvimento da colabora??o, autonomia e protagonismo, que s?o habilidades fundamentais diante dos desafios e exig?ncias da sociedade. |
id |
IFPB_2e3f203c0bb2fffd00ef609b466a4797 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2364 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDEIROS, LUANA DANTAS DE2022-09-06T21:01:52Z2022-09-06T21:01:52Z2022-05-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2364A metodologia ativa procura modificar a forma tradicional de ensino, fazendo com que o aluno passe da posi??o passiva, para ativa, e entre essas metodologias se tem a sala de aula invertida que podem ajudar a envolver mais os alunos no processo de aprendizagem. Com isso, o objetivo desse artigo ? apresentar uma proposta de metodologia ativa por meio da sala de aula invertida como uma ferramenta motivadora, de forma a capacitar os discentes a atuar dentro da ind?stria da constru??o, a fim de prevenir os riscos de acidentes e doen?as ocupacionais. A metodologia utilizada foi ? pesquisa explorat?ria com o intuito de ter um melhor entendimento sobre o assunto. Pressup?e-se que a inser??o da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino do curso t?cnico em Seguran?a do Trabalho pode apresentar resultados positivos no que se refere ? aprendizagem dos alunos, podendo contribuir para o desenvolvimento da colabora??o, autonomia e protagonismo, que s?o habilidades fundamentais diante dos desafios e exig?ncias da sociedade.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-31T09:28:50Z No. of bitstreams: 2 LUANA DANTAS DE MEDEIROS.pdf: 555529 bytes, checksum: acbfdb720803816e3a6ff89b6bc8dbae (MD5) LUANA DANTAS DE MEDEIROS 2.pdf: 47418 bytes, checksum: c77b1aa4d38aeedf6859f1f7dc838f4d (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-06T21:01:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUANA DANTAS DE MEDEIROS.pdf: 555529 bytes, checksum: acbfdb720803816e3a6ff89b6bc8dbae (MD5) LUANA DANTAS DE MEDEIROS 2.pdf: 47418 bytes, checksum: c77b1aa4d38aeedf6859f1f7dc838f4d (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-06T21:01:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUANA DANTAS DE MEDEIROS.pdf: 555529 bytes, checksum: acbfdb720803816e3a6ff89b6bc8dbae (MD5) LUANA DANTAS DE MEDEIROS 2.pdf: 47418 bytes, checksum: c77b1aa4d38aeedf6859f1f7dc838f4d (MD5) Previous issue date: 2022-05-02N?O H?.metodologia ativasala de aula invertida.aprendizagem.SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALLUANA DANTAS DE MEDEIROS.pdfLUANA DANTAS DE MEDEIROS.pdfapplication/pdf555529http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2364/1/LUANA+DANTAS+DE+MEDEIROS.pdfacbfdb720803816e3a6ff89b6bc8dbaeMD51LUANA DANTAS DE MEDEIROS 2.pdfLUANA DANTAS DE MEDEIROS 2.pdfapplication/pdf47418http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2364/2/LUANA+DANTAS+DE+MEDEIROS+2.pdfc77b1aa4d38aeedf6859f1f7dc838f4dMD52177683/23642022-09-06 18:01:52.902oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2364Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-06T21:01:52Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA |
title |
SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA |
spellingShingle |
SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA MEDEIROS, LUANA DANTAS DE metodologia ativa sala de aula invertida. aprendizagem. |
title_short |
SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA |
title_full |
SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA |
title_fullStr |
SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA |
title_full_unstemmed |
SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA |
title_sort |
SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCA??O T?CNICA |
author |
MEDEIROS, LUANA DANTAS DE |
author_facet |
MEDEIROS, LUANA DANTAS DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS, LUANA DANTAS DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologia ativa sala de aula invertida. aprendizagem. |
topic |
metodologia ativa sala de aula invertida. aprendizagem. |
description |
A metodologia ativa procura modificar a forma tradicional de ensino, fazendo com que o aluno passe da posi??o passiva, para ativa, e entre essas metodologias se tem a sala de aula invertida que podem ajudar a envolver mais os alunos no processo de aprendizagem. Com isso, o objetivo desse artigo ? apresentar uma proposta de metodologia ativa por meio da sala de aula invertida como uma ferramenta motivadora, de forma a capacitar os discentes a atuar dentro da ind?stria da constru??o, a fim de prevenir os riscos de acidentes e doen?as ocupacionais. A metodologia utilizada foi ? pesquisa explorat?ria com o intuito de ter um melhor entendimento sobre o assunto. Pressup?e-se que a inser??o da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino do curso t?cnico em Seguran?a do Trabalho pode apresentar resultados positivos no que se refere ? aprendizagem dos alunos, podendo contribuir para o desenvolvimento da colabora??o, autonomia e protagonismo, que s?o habilidades fundamentais diante dos desafios e exig?ncias da sociedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-06T21:01:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-06T21:01:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2364 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2364/1/LUANA+DANTAS+DE+MEDEIROS.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2364/2/LUANA+DANTAS+DE+MEDEIROS+2.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
acbfdb720803816e3a6ff89b6bc8dbae c77b1aa4d38aeedf6859f1f7dc838f4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444855762944 |