Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melão, Dulce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6431
Resumo: Este artigo é norteado pelo objetivo de refletir sobre modos de olhar a educação para o desenvolvimento no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como fios condutores itinerários de exploração de duas histórias de Maria Cecília Correia, integrando o livro Histórias da minha rua, ilustrado por Maria Keil. O referencial teórico do artigo centra-se no papel atual da literatura para a infância na educação para o desenvolvimento, em diálogo com a motivação para a leitura, encarada enquanto um dos seus objetivos fundamentais. No que respeita à metodologia, optou-se por efetuar a análise das linhas temáticas que emergem das duas histórias, fazendo sobressair a multiplicidade de matizes que se reencontram na educação para o desenvolvimento. Da análise decorre um conjunto de atividades propostas para implementação em contexto de sala de aula e/ou em outros contextos que se entendam adequados aos interesses das crianças. Conclui-se que o caráter inovador das histórias de Maria Cecília Correia se reveste de muita importância, nomeadamente quando estas são lidas à luz de uma contemporaneidade que se tece de desafios que nos implicam na atual demanda de modos de estar na Educação enquanto elos de sustentabilidade de uma cidadania global responsável. Nesse sentido, a formação de professores deverá rever-se em tal objetivo, assumindo a sua crescente multidimensionalidade e acolhendo a literatura para a infância enquanto um dos seus caminhos de partilhas em comum.
id RCAP_82536e06a4892dffba39141ba7ca7ff9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”Educação para o desenvolvimentoliteratura para a infânciacidadaniaformação de professoresEste artigo é norteado pelo objetivo de refletir sobre modos de olhar a educação para o desenvolvimento no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como fios condutores itinerários de exploração de duas histórias de Maria Cecília Correia, integrando o livro Histórias da minha rua, ilustrado por Maria Keil. O referencial teórico do artigo centra-se no papel atual da literatura para a infância na educação para o desenvolvimento, em diálogo com a motivação para a leitura, encarada enquanto um dos seus objetivos fundamentais. No que respeita à metodologia, optou-se por efetuar a análise das linhas temáticas que emergem das duas histórias, fazendo sobressair a multiplicidade de matizes que se reencontram na educação para o desenvolvimento. Da análise decorre um conjunto de atividades propostas para implementação em contexto de sala de aula e/ou em outros contextos que se entendam adequados aos interesses das crianças. Conclui-se que o caráter inovador das histórias de Maria Cecília Correia se reveste de muita importância, nomeadamente quando estas são lidas à luz de uma contemporaneidade que se tece de desafios que nos implicam na atual demanda de modos de estar na Educação enquanto elos de sustentabilidade de uma cidadania global responsável. Nesse sentido, a formação de professores deverá rever-se em tal objetivo, assumindo a sua crescente multidimensionalidade e acolhendo a literatura para a infância enquanto um dos seus caminhos de partilhas em comum.Instituto Politécnico de BragançaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSilva, Ana IsabelMelão, Dulce2020-12-09T16:51:41Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6431porSilva, A. & Melão, D. (2020). Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua.” In R. P. Lopes, C. Mesquita, E. M. Silva, & M. V. Pires (Eds.) V Congresso internacional de formação na docência (INCTE). Livro de atas (pp. 988-999). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança978-972-745-276-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:39ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”
title Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”
spellingShingle Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”
Silva, Ana Isabel
Educação para o desenvolvimento
literatura para a infância
cidadania
formação de professores
title_short Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”
title_full Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”
title_fullStr Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”
title_full_unstemmed Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”
title_sort Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua”
author Silva, Ana Isabel
author_facet Silva, Ana Isabel
Melão, Dulce
author_role author
author2 Melão, Dulce
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Isabel
Melão, Dulce
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para o desenvolvimento
literatura para a infância
cidadania
formação de professores
topic Educação para o desenvolvimento
literatura para a infância
cidadania
formação de professores
description Este artigo é norteado pelo objetivo de refletir sobre modos de olhar a educação para o desenvolvimento no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como fios condutores itinerários de exploração de duas histórias de Maria Cecília Correia, integrando o livro Histórias da minha rua, ilustrado por Maria Keil. O referencial teórico do artigo centra-se no papel atual da literatura para a infância na educação para o desenvolvimento, em diálogo com a motivação para a leitura, encarada enquanto um dos seus objetivos fundamentais. No que respeita à metodologia, optou-se por efetuar a análise das linhas temáticas que emergem das duas histórias, fazendo sobressair a multiplicidade de matizes que se reencontram na educação para o desenvolvimento. Da análise decorre um conjunto de atividades propostas para implementação em contexto de sala de aula e/ou em outros contextos que se entendam adequados aos interesses das crianças. Conclui-se que o caráter inovador das histórias de Maria Cecília Correia se reveste de muita importância, nomeadamente quando estas são lidas à luz de uma contemporaneidade que se tece de desafios que nos implicam na atual demanda de modos de estar na Educação enquanto elos de sustentabilidade de uma cidadania global responsável. Nesse sentido, a formação de professores deverá rever-se em tal objetivo, assumindo a sua crescente multidimensionalidade e acolhendo a literatura para a infância enquanto um dos seus caminhos de partilhas em comum.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09T16:51:41Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6431
url http://hdl.handle.net/10400.19/6431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, A. & Melão, D. (2020). Reler a educação para o desenvolvimento em “Histórias da minha rua.” In R. P. Lopes, C. Mesquita, E. M. Silva, & M. V. Pires (Eds.) V Congresso internacional de formação na docência (INCTE). Livro de atas (pp. 988-999). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança
978-972-745-276-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301973419163648