Função docente num mundo em mudança: perspectivas de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangas, Catarina Frade
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27482
Resumo: A formação inicial de professores é um assunto que tem vindo a ser tratado pela comunidade científica nas mais diversas dimensões. Contudo, a relação entre a visão de docentes envolvidos na formação de professores sobre o perfil de competências definido na legislação e a sua articulação com a forma como os professores estagiários são avaliados na Prática Pedagógica, tem sido pouco explorada na investigação. Este trabalho procurou explorar aquela via, no caso particular dos professores do 1o Ciclo do Ensino Básico (1.o CEB), para averiguar em que medida a sua formação é orientada para o desenvolvimento das competências previstas na lei. Na primeira parte da dissertação contextualiza-se o tema, reflectindo acerca das mudanças que se têm observado nas escolas e sobre o papel dos professores ao longo das últimas décadas, fazendo uma revisão da literatura. Analisaram-se as competências e funções actuais, a problemática da formação de professores e da supervisão pedagógica. Procurou-se, ainda, evidenciar a evolução dos paradigmas de formação, que condicionam a concepção e a prática da formação inicial de professores, da supervisão e do consequente desenvolvimento de competências essenciais ao professor. Optou-se por uma abordagem do tipo qualitativo. Assim, escolhemos um grupo de oito professores, com responsabilidades na formação de professores, aos quais fizemos entrevistas. Recolhemos, também, documentos utilizados na avaliação das Práticas Pedagógicas do curso de Professores do Ensino Básico (1.o Ciclo), por instituições públicas de formação. Os critérios de selecção daqueles professores prenderam-se com a função e o papel de cada um deles no processo formativo: professores especialistas na área da formação de professores, professores supervisores e professores cooperantes. Para analisar a transcrição das entrevistas e os documentos acima referidos recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados da nossa investigação permitiram-nos concluir que, globalmente, não foi possível identificar a desejável articulação entre o perfil de competências do professor (definido na legislação e enunciado pelos docentes entrevistados) e a avaliação das Práticas Pedagógicas. Pareceu-nos, também, que ainda não prevalece uma formação orientada para as competências em todas as instituições de formação analisadas. O estudo revelou, ainda, que a prática deve ser entendida como a “ideia-força” da formação inicial e que, para que tal seja uma realidade, é essencial que esta seja iniciada mais cedo nos cursos, em locais seleccionados, com uma análise sustentada da prática (reflexividade) e um reforço dos conhecimentos científicos. Uma outra sugestão enunciada nas entrevistas prende-se com um aumento da participação dos professores cooperantes e dos professores com mais experiência nos programas de formação inicial, tendo em conta as dificuldades sentidas pelos docentes nos primeiros anos de exercício profissional, para que a formação possa ser o espelho da realidade Os documentos analisados evidenciaram, ainda, que o conhecimento e cumprimento do currículo e a dimensão social e ética da profissão são tidos em conta na avaliação dos professores estagiários. Contudo, a participação na escola e a relação com a comunidade tem sido descurada pelas instituições de formação, pelo menos não é explícita na construção daqueles materiais, apesar dos participantes do estudo enunciarem a sua importância vital
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Na primeira parte da dissertação contextualiza-se o tema, reflectindo acerca das mudanças que se têm observado nas escolas e sobre o papel dos professores ao longo das últimas décadas, fazendo uma revisão da literatura. Analisaram-se as competências e funções actuais, a problemática da formação de professores e da supervisão pedagógica. Procurou-se, ainda, evidenciar a evolução dos paradigmas de formação, que condicionam a concepção e a prática da formação inicial de professores, da supervisão e do consequente desenvolvimento de competências essenciais ao professor. Optou-se por uma abordagem do tipo qualitativo. Assim, escolhemos um grupo de oito professores, com responsabilidades na formação de professores, aos quais fizemos entrevistas. Recolhemos, também, documentos utilizados na avaliação das Práticas Pedagógicas do curso de Professores do Ensino Básico (1.o Ciclo), por instituições públicas de formação. 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O estudo revelou, ainda, que a prática deve ser entendida como a “ideia-força” da formação inicial e que, para que tal seja uma realidade, é essencial que esta seja iniciada mais cedo nos cursos, em locais seleccionados, com uma análise sustentada da prática (reflexividade) e um reforço dos conhecimentos científicos. Uma outra sugestão enunciada nas entrevistas prende-se com um aumento da participação dos professores cooperantes e dos professores com mais experiência nos programas de formação inicial, tendo em conta as dificuldades sentidas pelos docentes nos primeiros anos de exercício profissional, para que a formação possa ser o espelho da realidade Os documentos analisados evidenciaram, ainda, que o conhecimento e cumprimento do currículo e a dimensão social e ética da profissão são tidos em conta na avaliação dos professores estagiários. Contudo, a participação na escola e a relação com a comunidade tem sido descurada pelas instituições de formação, pelo menos não é explícita na construção daqueles materiais, apesar dos participantes do estudo enunciarem a sua importância vitalThe initial teacher training is an issue that has been discussed by the scientific community using a variety of approaches. The level of alignment between the opinion of the teachers involved with teacher’s training about the competences profile defined by law and its relationship with the way trainee teachers are evaluated in their Pedagogical Practice, has not been sufficiently studied. The aim of this study is to investigate that level of alignment, in the particular for primary teachers training (1st cycle of Basic Education - 1oCEB), to see to what extent their training is oriented towards the development of the competences defined by law. The first part of the dissertation deals with the contextualization of the problem under study, through a literature review. It starts by reflecting about the changes that have been occurring in schools and the teachers’ roles, in the past decades. The main paradigms of Teacher Education, their implications for the design of initial teachers’ training programs, the supervision process and the way the essential teacher competences are developed, were also reviewed. The actual teachers’ competences, their present functions, the main paradigms for teachers’ training and pedagogical supervision, were then analyzed. A qualitative approach was adopted. A group of eight teachers, with responsibilities in teachers’ training, was interviewed. Documents used by Public Institutions for the evaluation of Pedagogical Practice of the course of Primary Teachers were also collected. Those teachers were selected according to the following criteria: their functions and roles along the training process, being specialists in the area of teacher’s training, supervisors and tutors. The transcripts of the interviews and the documents referred above were analyzed using content analysis. The results showed that it was not possible to find the desirable alignment between the competences profile defined by law and the way the Pedagogical Practice is evaluated. It was also found that some Training Institutions do not include the development of the referred competences in their teacher training programs. Another conclusion was that the training, in real school situations, should be considered a key driving force and should start earlier in their curriculum. If possible, it should start in year one, in selected training places that could guarantee a good quality for practicing activities , based on critical reflexivity and also allowing a scientific growth in all aspects of the curriculum, namely the scientific knowledge. The persons interviewed also suggested more involvement of the experienced teachers and tutors on the curriculum design, in order to make it closer to reality. The documents used for assessment also revealed that knowledge, the accomplishment of the curriculum, and the ethic and social dimensions of the profession are clearly taken into consideration on the evaluation of trainee teachers. However, their involvement with the school and the relationship with the community are neglected, although it has been considered very important by the participants of this study2020-02-05T10:36:04Z2007-11-12T00:00:00Z2007-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27482porMangas, Catarina Fradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:53:15Zoai:ria.ua.pt:10773/27482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:14.736988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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