Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro M.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moreira, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/217
https://doi.org/10.34628/qsma-v340
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 15-38.
id RCAP_8265f01715eae3e0e03f2428a68cc4d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhosDevelopment and validation of the assessment questionnaire of parental beliefs about the determinants of school achievement of their childrenRendimento escolarLar e escolaRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 15-38.As trajectórias académicas desempenham um papel determinante no desenvolvimento dos indivíduos e estão associadas a diferentes resultados em múltiplos domínios de funcionamento. Sendo um preditor significativo do rendimento académico, o envolvimento dos pais com a escola depende de vários factores, incluindo processos cognitivos como o sistema de crenças. Apesar das evidências acerca do papel dos sistemas de crenças na predição de vários tipos de comportamentos, a relação entre as crenças dos pais acerca do rendimento dos filhos e o envolvimento dos pais com a escola, não está clarificada. Apesar da importância desta questão, são raros os instrumentos de avaliação de crenças dos pais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos filhos e não se conhece nenhum que esteja disponível para a população portuguesa. O objectivo deste estudo foi desenvolver e validar um questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos filhos. Participaram neste estudo 529 pais de alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário. Os resultados revelam uma estrutura de 5 factores para os 16 itens: ingenuidade, condições familiares, personalidade dos alunos; inteligência dos alunos e professores. Os valores dos alphas obtidos são aceitáveis, apesar de a escala de inteligência dos alunos beneficiar de procedimentos conducentes a um aumento da consistência interna.20122013-01-11T16:04:50Z2013-01-11T16:04:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/217http://hdl.handle.net/11067/217https://doi.org/10.34628/qsma-v340porSantos, Pedro M. ; Moreira, Paulo (2012) - Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 15-38.1647-4120Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhosSantos, Pedro M.Moreira, PauloSantos, Pedro M.Moreira, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-04-09T13:00:46Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:25.245755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos
Development and validation of the assessment questionnaire of parental beliefs about the determinants of school achievement of their children
title Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos
spellingShingle Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos
Santos, Pedro M.
Rendimento escolar
Lar e escola
title_short Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos
title_full Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos
title_fullStr Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos
title_full_unstemmed Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos
title_sort Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos
author Santos, Pedro M.
author_facet Santos, Pedro M.
Moreira, Paulo
author_role author
author2 Moreira, Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro M.
Moreira, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
Lar e escola
topic Rendimento escolar
Lar e escola
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 15-38.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-01-11T16:04:50Z
2013-01-11T16:04:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/217
http://hdl.handle.net/11067/217
https://doi.org/10.34628/qsma-v340
url http://hdl.handle.net/11067/217
https://doi.org/10.34628/qsma-v340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Pedro M. ; Moreira, Paulo (2012) - Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 15-38.
1647-4120
Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos
Santos, Pedro M.
Moreira, Paulo
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134989748535296